Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Como técnicas de UX desgin podem ajudar minha empresa vender mais

avatar LUCAS CAMARA
Lucas Camarafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Como técnicas de UX desgin podem ajudar minha empresa vender mais
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 13 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Introdução

Não há dúvida de que o mundo do desenvolvimento de produtos mudou. Hoje, as empresas iniciantes são encorajadas a construir um produto que os clientes realmente desejam. 


O mantra é: construa algo e eles virão. Mas as empresas descobriram que construir um produto de sucesso é mais difícil do que apenas criá-lo.



Muitas startups utilizam uma espécie de abordagem orientada para a descoberta de seus produtos: Eles o constroem e veem se alguém quer comprá-lo.


Quando você está apenas começando, você provavelmente está muito concentrado em sua ideia - mas isso não é necessariamente uma coisa boa. Você tem que ser capaz de ver além de sua própria visão, e levar em conta também o feedback.


Muitos iniciantes utilizam uma espécie de abordagem orientada à descoberta de seus produtos: Eles a constroem e veem se alguém quer comprá-la. 


Isto é frequentemente porque eles estão tão concentrados em sua ideia que não podem imaginar que outra pessoa não a queira também! Mas mesmo que seu produto seja incrível (e o seu provavelmente é), ainda há espaço para melhorias na forma como você se apresenta e se comercializa.


Esta abordagem, embora favorecida pelos capitalistas de risco, é arriscada.


A abordagem favorecida pelos capitalistas de risco é desenvolver primeiro um produto e depois vendê-lo. Este método pode ser arriscado, porém, porque não se baseia nas necessidades reais do cliente. 


Se você não fizer pesquisa de usuários antes de construir um produto, como você saberá o que as pessoas querem? Você precisa fazer pesquisas de usuários para descobrir se sua ideia tem mérito.


Estas empresas teriam muito mais sucesso se tivessem realizado alguma pesquisa de usuários antes de construir o produto.


Esta abordagem, embora favorecida pelos capitalistas de risco, é arriscada. Estas empresas teriam muito mais sucesso se tivessem realizado alguma pesquisa de usuários antes de construir o produto. 


A pesquisa do usuário ajudará a descobrir o que os clientes querem, precisam e estão dispostos a pagar. Ela também pode ajudá-lo a evitar fazer suposições sobre seu público-alvo ou usar palavras-chave para descrever seu produto que podem não significar nada para ninguém além de você (e talvez sua mãe).


Há muitas coisas úteis que você pode aprender sobre seus clientes através da pesquisa de usuários.


A pesquisa de usuários é uma ótima maneira de aprender sobre o que os usuários querem e precisam, o que pode ajudá-lo a tomar melhores decisões quando se trata de construir novos recursos. 


Você também pode usar a pesquisa de usuários para descobrir como eles usam seu produto, quais são seus pontos de dor e como eles percebem sua marca. Esta abordagem, embora favorecida pelos capitalistas de risco, é arriscada: Há muitas coisas úteis que você pode aprender sobre seus clientes através da pesquisa de usuários.


As pessoas frequentemente têm necessidades diferentes daquelas que expressam.


Você pode aprender muito sobre seus clientes observando-os usando o produto, ou até mesmo apenas conversando com eles. Às vezes, porém, as pessoas não lhe dizem o que realmente querem ou precisam. Elas podem até mesmo não estar cientes de suas próprias necessidades!


Se você perguntar aos clientes o que eles querem e precisam em um produto, é provável que eles lhe deem uma resposta que seja mais aceitável para você do que precisa. 


Portanto, se eu perguntasse a CEO da minha empresa o que ela queria que eu fizesse com meu trabalho de projeto este mês, ela poderia dizer algo como "Faça nossa UI melhor!", porque isso soa bem, mas não requer nenhum trabalho de verdade da parte dela.


Por outro lado, se eu perguntar o que ela precisa da nossa equipe de desenvolvimento de software - o que seria menos confortável para ela - ela pode ser mais honesta e me dizer que precisamos de mais desenvolvedores para que possamos fazer todas essas grandes coisas com nossa plataforma (o que é verdade).


Até mesmo fazer a pergunta certa é uma arte em si mesma.


As perguntas certas é uma arte em si mesma. A pesquisa do usuário é uma porta de entrada para aprender sobre os seus clientes e, quanto mais você souber sobre eles, mais poderá construir uma relação com eles. 


Quer você esteja tentando testar um novo website ou conceito de produto ou apenas observando como um design atual pode ser melhorado, o teste de usabilidade pode ajudá-lo a responder perguntas como:

  • Quais são as principais frustrações dos usuários com nosso produto?

  • Onde eles ficam presos quando tentam completar certas tarefas em nosso site ou aplicativo?

  • Quais são algumas características que eles gostariam que acrescentássemos (ou tirássemos)?

É importante que seus métodos de pesquisa sejam eficazes e éticos - se não forem feitos corretamente, os testes com usuários podem resultar em resultados enganosos.


Ao realizar pesquisas de usuários antes de construir um aplicativo, você pode ter certeza de que, ao lançá-lo, terá um mercado pronto de clientes felizes esperando para comprá-lo.


Mesmo fazendo a pergunta certa é uma arte em si mesma. Ao realizar uma pesquisa de usuário antes de construir uma aplicação, você pode ter certeza de que ao lançá-la você terá um mercado pronto de clientes felizes esperando para comprá-la.


O ponto principal aqui é que conduzir uma pesquisa do usuário antes de construir uma aplicação é sempre melhor do que construir o aplicativo e depois tentar descobrir o que as pessoas querem dele.


Se tivéssemos perguntado sobre a melhor maneira de os clientes pagarem por nosso produto antes do lançamento, teríamos economizado muito tempo e dinheiro por não termos que redesenhar tudo do zero após o dia do lançamento.


Conduzindo a pesquisa do usuário antes de construir um produto, você terá clientes reais quando seu produto for lançado.


Você já tentou fazer algo que você pensava ser realmente legal, mas então acabou por descobrir que ninguém realmente o queria? Isso é exatamente o que pode acontecer quando você não faz pesquisa de usuários antes de construir seu produto.


A pesquisa de usuários é um processo de aprendizado sobre os usuários, suas necessidades e comportamentos, observando-os em seu ambiente natural. 


O objetivo da pesquisa de usuários é compreender como as pessoas se comportam com seu produto ou serviço para que você possa construir algo que atenda às necessidades dos usuários.


Ao realizar uma pesquisa de usuários antes de construir um produto, você terá clientes reais quando seu produto for lançado. Não apenas isso, mas saber que tipo de pessoa usa seus produtos o ajudará a criar melhores campanhas de marketing (como anúncios no Facebook), pois a cópia do anúncio será mais relevante para aqueles clientes específicos, com base no local onde vivem ou em que faixa etária eles também pertencem etc.



Confira esses artigos também:  


Conclusão

Se você tem alguma dúvida sobre nosso processo ou gostaria de trabalhar conosco, gostaríamos muito de ouvir de você. Se você quiser saber mais sobre nosso processo, consulte nosso site https://camaraux.com.br/ ou envie um e-mail para contato@camaraux.com.br.

avatar LUCAS CAMARA
Lucas Camara
Olá, eu sou o Lucas Camara, um designer de produtos apaixonado por criar soluções inovadoras e eficientes que proporcionem a melhor experiência do usuário. Com a minha pós-graduação em Liderança e Gestão em Tecnologia, tenho um olhar estratégico para os negócios e busco sempre contribuir para o sucesso dos projetos em que trabalho. favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1612 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?