Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Como sua empresa poderá manter a competitividade no mundo pós-pandemia?

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como sua empresa poderá manter a competitividade no mundo pós-pandemia?
Criado em 24 MAI. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

No mundo da Quarta Revolução Industrial ou Mundo 4.0/Mundo Exponencial, em muitos aspectos antecipado pela Pandemia da COVID-19, grandes desafios serão apresentados a empresas e a empreendedores, moldando o modo como fazer e gerir os negócios.

Será uma nova fase no desenvolvimento da humanidade, criado por tecnologias emergentes e inovações, que serão difundidas muito mais rapidamente pelo mundo e alterando, profundamente, a maneira como as empresas serão conduzidas, em escopo e complexidade.

Nos últimos anos o ritmo da inovação foi bastante intenso e este processo será cada vez mais acelerado. Isto porque a velocidade de criação e processamento das coisas evoluirá em um ritmo exponencial, e não mais linear como estamos acostumados, exigindo soluções diferentes para os mesmo problemas.

Como resultado, teremos um mundo multifacetado e profundamente interconectado, com novas tecnologias moldando e gerando outras tecnologias, cada vez mais inteligentes, qualificadas e sofisticadas.

Neste contexto da hiperconectividade, que promoverá uma maior aproximação das pessoas e culturas, haverá uma comunidade globalizada, sediada em grandes centros urbanos, formando uma universalização de tribos conectadas.

No mundo 4.0, a única constante será a mudança e seu ritmo se dará de forma exponencial.

Neste novo modelo, as expectativas dos clientes estarão modificando, de forma mais consciente e ética, exigindo inovações criativas, ao mesmo tempo que as empresas promovam inclusão e respeito ao ser humano e a preservação do meio ambiente. Para estes novos clientes, serão necessários produtos e serviços inteligentes, melhorados pelos dados, e que sejam mais sustentáveis, fazendo com que o tema seja parte da solução e não parte do problema, reafirmando marcas baseadas em valor compartilhado, lucro ético e atenção às questões ambientais.

Somado a isso, os antigos modelos operacionais das empresas serão transformados em novos modelos digitais, mais amplos e profundos, e combinando várias tecnologias. Isto levará a mudanças de paradigma sem precedentes da economia, dos negócios, da sociedade e dos indivíduos e com impacto sistêmico, já que a 4RI envolverá a alteração de sistemas inteiros entre países e dentro deles, nas empresas, nas indústrias e na sociedade como um todo.

A grande questão a ser respondida é: As empresas estarão preparadas para mudar na velocidade em que os mercados exigem, sobretudo no mundo pós-pandemia?

Peter Diamandis, Fundador e Presidente da XPrize Foundation, empresas e empreendedores não terão muitas alternativas, a não ser buscar adequar suas estratégias para adaptarem-se à este novo mundo.

O ponto crucial é buscar saber quais os impactos nos processos das empresas, para identificar negócios escaláveis e reduzir erros na criação de novos produtos ou serviços.

Segundo Peter Diamandis, para identificar negócios inovadores, em escala (tecnológica exponencial, são necessárias seis características - 6Ds, os quais servem de instrumento para ajudar empresas e empreendedores alcançarem a evolução dos negócios. São eles:

  1. Digitalização: todos os processos e serviços estarão, de algum modo, digitalizados, o que será mais facilmente propagado, num ritmo constante de evolução da tecnologia.
  2. Disfarçado/Decepção: o disfarce estará embutido neste contexto, uma vez que a automatização tende a gerar aumento exponencial dos números informações, dados, produção, etc. e a decepção é o período que o crescimento exponencial está disfarçado de crescimento linear. 
  3. Disruptivo: está mudando o cenário corporativo de forma significativa, pois tem deixado muitas empresas em segundo plano, além de fazê-las competir contra atores que estão fora de seus próprios setores/mercado de atuação.
  4. Desmaterizalizar: quando uma tecnologia se torna disruptiva, ela se desmaterializa, ou seja, a produto e serviço que foi substituído pela nova tecnologia deixa de existir;
  5. Desmonetizar: muitas tecnologias/inovações tendem a oferecer produtos e serviços sem custos, substituindo os antigos padrões de forma gratuita.
  6. Democratizar: quando o produto ou serviço pode ser utilizado, por muitos usuários/consumidores, a baixo custo ou de forma gratuita, em grande escala.

O mundo é exponencial por consequência das inovações que avançam a favor da produtividade. Para se preparar para este novo mundo, as empresas devem perceber que não podem mais fazer uso de ferramentas de gestão e estratégias lineares, num mundo que se constrói com base exponencial.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, em 2025, robôs executarão 52% das tarefas humanas (hoje, 29% são automatizadas). As empresas precisam adequar-se a esta nova realidade, de forma escalável, veloz e inteligente, fazendo uso de tecnologia e inovação para gerar valor num ritmo nunca antes visto no mundo dos negócios.

Para Peter Diamandis, as empresa que relutarem, ou tardarem, para a transição a esta nova forma de gestão, possivelmente verão sua concorrência avançando em sua frente, em escala exponencial, mas, também, estarão sujeitas ao esquecimento, numa velocidade ainda mais vertiginosa. 

 

Você já pensou em implantar práticas sustentáveis em sua empresa?

Teremos muito orgulho em auxiliar sua empresa neste processo!

Atenciosamente,

Dra. Gisele Victor Batista

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal e Profissional | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.
giselevictorbatista@gmail.com

Fonte: ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S.; GEEST, Yuri Van. (2015). Organizações Exponenciais. São Paulo: Ed. HSM. 

 

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batista
Top 10 LinkedIn Creator | Consultora ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Mentora Liderança Sustentável e Desenvolvimento Humano | Palestrante Mudanças Climáticas, ODS-Agenda 2030 e Capitalismo Consciente.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7287 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
Mudanças que beneficiam MEI passaram a valer em 2023
12 dez. 2022Mudanças que beneficiam MEI passaram a valer em 2023
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?