Em dezembro de 2022 o SEBRAE PR divulgou um Boletim com o Perfil do turista de Curitiba, elaborado a partir das últimas 5 pesquisas de demanda do Instituto Municipal de Turismo e das personas do Masterplan Paraná Turístico 2026.
Neste levantamento foram identificados os 4 principais tipos de turistas que são:
Buscador de Experiência de Negócios
Viaja pelo trabalho para participar de feiras e eventos técnico científicos. Viaja sozinho e na maioria das vezes, tem agenda apertada mas gosta de aproveitar o que tem de melhor na cidade nos momentos em que não está trabalhando para escapar da rotina estressante.
Buscador de Experiência de Meio Urbano
Gosta de viajar com amigos, geralmente em grupo, encontrar boas promoções e meios de hospedagens alternativos. Busca por entretenimento e experiências autênticas que a cidade pode oferecer.
Buscador de Experiência de Cultura
Valoriza a estadia prolongada para ter a oportunidade de se tornar parte integrante do destino. Quer vivenciar o máximo da cultura local, através do contato próximo com a população e com o território, com tempo suficiente para ir além do que apenas ver os principais atrativos turísticos que todos visitam.
Buscador de Experiência de Amizade
Busca destinos, hotéis e atrativos com infraestrutura acessível, adequados para pessoas com e sem deficiência. Uma de suas atividades favoritas é a viagem anual que faz no período de final de ano para visitar sua família.
Cada um destes turistas tem motivações diferenciadas, assim como um comportamento específico no pré-consumo, na compra, no consumo central e pós-consumo.
Por isso é fundamental que você se aprofunde nos detalhes de cada tipo, de forma a planejar estratégias bem direcionadas àqueles que são potenciais clientes do seu serviço ou produto.
Conheça 17 dicas de como atender melhor estes perfis de turistas clicando abaixo e acessando o conteúdo completo do boletim: