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Como se tornar um profissional do marketing digital de excelência?

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Como se tornar um profissional do marketing digital de excelência?
Criado em 18 JAN. 2022
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O caminho para se tornar um profissional de excelência é o mesmo em todos os ramos: estudar bastante, praticar e estar a par das novidades do mercado.

Quando falamos em marketing digital, há algumas coisas a se considerar, como o rápido avanço das ferramentas e tecnologias. Ou seja, a engenharia de 1970 ainda é aplicada hoje, mas os métodos de marketing de 2017 podem estar obsoletos.

Por sorte, existem diversos locais para buscar conhecimentos de qualidade na internet. Fica ainda mais fácil se você souber falar Inglês - dado que a inovação costuma vir de países com essa língua.

Neste post, vamos comentar um pouco mais sobre o assunto, além de fornecer 6 dicas matadoras para ser um profissional reconhecido.

Boa leitura!


1. Estude o marketing digital como um todo

O marketing digital é composto de centenas de ferramentas. Então, é esperado que você acabe por perder muito tempo em uma delas, mas isso não é o ideal. Afinal, ao focar em uma área ou ferramenta, você deixa de ver o conteúdo como um todo.

Procure lembrar que uma campanha de qualidade leva tudo em consideração. Ou seja, as campanhas não são feitas apenas por um elemento ou outro. Em geral, elas usam todos os recursos à disposição, de uma forma ou de outra.

Dessa forma, é melhor entender o fluxo de trabalho como um todo, ao invés de aprender partes segmentadas no marketing digital. 

Elementos como e-mail marketing, tráfego pago e gerador de links WhatsApp são alguns exemplos de ferramentas que funcionam bem juntas.

Esse tipo de estudo vai permitir um avanço a passos largos.



2. Inspire-se em profissionais de destaque

Os profissionais de marketing digital estão em todos os canais de comunicação. Portanto, é bastante fácil acompanhar o trabalho que estão realizando, ou simplesmente aproveitar algumas dicas.

Tenha em mente que o ideal é trabalhar com um profissional de referência. Porém, nem todo mundo tem essa oportunidade e acompanhar de longe é a única opção.

Blogs pessoais, contas de Instagram e canais no YouTube são ótimas fontes de conhecimento.

Em alguns casos, esses profissionais realizam workshops. Quanto mais contato você tiver com eles, mais vai se aproximar da qualidade do trabalho que produzem.



3. Procure ser especialista em uma área

Em uma seção anterior, falamos sobre a importância de entender o marketing digital como um todo. Neste momento, vamos falar sobre você se especializar em uma área.

Parece contraditório? Se sim, é porque você ainda não explorou o universo do marketing digital.

Existem tantos métodos, tantas ferramentas e estratégias que é impossível absorver todo esse conteúdo. Ademais, você precisa trabalhar um diferencial competitivo como profissional.

Após fazer uma breve introdução aos principais ramos de atuação, escolha um para se tornar especialista. Com certeza isso vai te tornar um profissional de excelência - e até uma referência no mercado.


4. Consuma o máximo de conteúdo que puder sobre o assunto

A regra das 10 mil horas diz que um profissional se torna especialista após estudar um mesmo assunto por, no mínimo, 10 mil horas. Ou seja, quanto antes você bater esse valor, mais cedo será uma referência no mercado.

Um passo muito importante, que diz respeito ao consumo de conteúdos sobre marketing.

É vital encontrar bons blogs para obter conhecimentos novos, ainda mais de profissionais estrangeiros.

Separar um horário no dia apenas para ler sobre o assunto é uma excelente ideia. Mesmo que apenas 30 minutos, essa leitura pode fazer uma grande diferença em sua carreira - principalmente no longo prazo.


5. Use o princípio de Pareto na sua aprendizagem

Se você já iniciou sua carreira no marketing digital, deve ter percebido uma coisa: às vezes conhecemos tudo do assunto, mas, na hora de aplicar, dá um branco.

Isso acontece devido à forma como você aprendeu o conteúdo: se você apenas estudou, mesmo que muito, sobre o tema, com certeza não vai saber aplicar em problemas reais.

O princípio de Pareto, para essa situação, diz que, no começo, você deve gastar 80% do tempo estudando e 20% praticando. Porém, se você for experiente, vale inverter as proporções - 20% estudando e 80% praticando.

A prática é fundamental para aprender algo novo dentro do marketing digital.


6. Não tenha medo do tráfego pago

De longe, o tráfego pago é o assunto que mais causa medo nos estudantes. Afinal, você vai ter que usar o seu dinheiro para praticar - muitas pessoas criam bloqueios nessa parte.

Sim, alguns projetos vão dar errado e você vai perder dinheiro. Mas lembre-se que seu objetivo, num primeiro momento, é aprender a usar as ferramentas, e não faturar milhões.

Separe uma quantia, que não vai pesar no orçamento, somente para o tráfego pago.

A prática leva a perfeição, inclusive nessa área!


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