Afinal, como se tornar um empreendedor em 2021? O empreendedorismo já vinha crescendo nos últimos anos no Brasil, mas não há como negar que a pandemia fez esses números aumentarem ainda mais.
Pode até soar contraditório, empreender e pandemia, mas não é. Na verdade, no Brasil, uma forma de enfrentar a situação de desemprego e recessão é através do empreendedorismo de subsistência. Ou seja, como não encontra oportunidade no mercado, o brasileiro vai, ele mesmo, atrás de ganhar dinheiro e ser o seu próprio patrão.
Segundo informações do Portal do Empreendedor, em 2020 foram cerca de 2 milhões de novos registros de MEIs (microempreendedores individuais), foi o recorde de inscrições de 2009, ano que foi criado a lei.
O Brasil terminou 2020 com mais de 11 milhões de empreendedores individuais registrados.
E 2021 segue essa tendência, portanto, se o seu pensamento é abrir um negócio próprio, saiba que esse mercado está aberto, principalmente para algumas áreas.
O que é um MEI?
É uma empresa individual, onde seu proprietário dá nome ao negócio e responde inclusive com seus bens pessoais. As MEIs são cadastradas automaticamente no regime tributário Simples Nacional. Não podem faturar mais de R$81 mil anualmente. Caso ultrapassem devem fazer a transição para empresa individual.
Para saber mais sobre MEI, recomendo ler um artigo, aqui da comunidade Sebrae, sobre Como abrir seu mei em apenas 3 dias.
como se tornar um empreendedor em 2021?
Primeiramente vejamos as áreas que estão em alta e como podemos aproveitar o momento para entrarmos em uma dessas modalidades.
Áreas que estão em alta em 2021
Algumas áreas estiveram em alta em 2020 e ainda estarão em 2021.
1- Venda de produtos de informática
Segundo um relatório publicado pela Ebit, o e-commerce com maior número médio de vendas na pandemia foi o de produtos de informática. As lojas online, deste segmento, aumentaram o faturamento em cerca de 100%, no segundo trimestre de 2020.
Esse e-commerce engloba a venda de: notebook doméstico e notebook gamer, computador, além de acessórios e peças, montadas ou sob encomendas.
2- Desenvolvimento de jogos para celular
Graças o desenvolvimento e o aumento das vendas de celulares, o mercado de games para celular vem crescendo exponencialmente. Durante a pandemia esse mercado explodiu e bateu recordes de faturamento.
Com isso, o mercado se abriu ainda mais para desenvolvedores de novos jogos. Portanto, esse é um mercado promissor para 2021.
3- Delivery de refeições
O ramo de delivery de alimentos também explodiu na pandemia. Como as pessoas necessitava praticar o isolamento social e não podiam socializar, só restava como opção trazer as comidas em domicílio.
E a grande tendência para 2021 são os negócios voltado para a entrega de refeições e marmitas. Segundo o Sebrae de São Paulo, a margem de lucro de uma empresa de refeições pode chegar a mais de 20%, desde que seja gerida corretamente.
O sucesso do negócio começa com o planejamento
Planejar é algo importante em todas as áreas.
Por exemplo, o sonho de um indivíduo é viajar para Disney nas próximas férias. Mas só porque deseja esse sonho, ele irá se realizar? Com toda a certeza não. Para que a viagem se concretize, precisará planejá-la. Será necessário decidir o mês da viagem, quanto tempo permanecerá lá, escolher o hotel, escolher quais parques e locais visitará e quanto de recurso será necessário para custear a viagem.
Para abrir um negócio não é diferente. O Planejamento é o primeiro passo para que o empreendimento dê certo. Para isso, deve ser feito um Plano de Negócios.
Plano de Negócios é o projeto do empreendimento. Ou seja, é o planejamento do negócio. Nele serão descritos todos os objetivos e estratégias. Ele também conterá a descrição do negócio, o capital para abrir esse negócio e os passos que serão dados para alcançar esses objetivos.
O plano de negócios é importante para analisar a viabilidade do projeto, ou seja, se realmente ele dará certo.
Se alguém deseja se tornar um empreendedor é a hora de aproveitar o que o mercado tem a oferecer e começar a trabalhar em busca dos objetivos. Siga as tendências de 2021 e corra para o sucesso.
Compartilhe nossos artigos nas suas redes sociais.