Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como se tornar um empreendedor em 2021?

avatar FREDSON VIEIRA DE SANTANA
Fredson Vieira De Santanafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como se tornar um empreendedor em 2021?
Criado em 04 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Afinal, como se tornar um empreendedor em 2021? O empreendedorismo já vinha crescendo nos últimos anos no Brasil, mas não há como negar que a pandemia fez esses números aumentarem ainda mais.

Pode até soar contraditório, empreender e pandemia, mas não é. Na verdade, no Brasil, uma forma de enfrentar a situação de desemprego e recessão é através do empreendedorismo de subsistência. Ou seja, como não encontra oportunidade no mercado, o brasileiro vai, ele mesmo, atrás de ganhar dinheiro e ser o seu próprio patrão.

Segundo informações do Portal do Empreendedor, em 2020 foram cerca de 2 milhões de novos registros de MEIs (microempreendedores individuais), foi o recorde de inscrições de 2009, ano que foi criado a lei.

O Brasil terminou 2020 com mais de 11 milhões de empreendedores individuais registrados.

E 2021 segue essa tendência, portanto, se o seu pensamento é abrir um negócio próprio, saiba que esse mercado está aberto, principalmente para algumas áreas.

O que é um MEI?

É uma empresa individual, onde seu proprietário dá nome ao negócio e responde inclusive com seus bens pessoais. As MEIs são cadastradas automaticamente no regime tributário Simples Nacional. Não podem faturar mais de R$81 mil anualmente. Caso ultrapassem devem fazer a transição para empresa individual.

Para saber mais sobre MEI, recomendo ler um artigo, aqui da comunidade Sebrae, sobre Como abrir seu mei em apenas 3 dias.

como se tornar um empreendedor em 2021?

Primeiramente vejamos as áreas que estão em alta e como podemos aproveitar o momento para entrarmos em uma dessas modalidades.

Áreas que estão em alta em 2021

Algumas áreas estiveram em alta em 2020 e ainda estarão em 2021.

1- Venda de produtos de informática

Segundo um relatório publicado pela Ebit, o e-commerce com maior número médio de vendas na pandemia foi o de produtos de informática. As lojas online, deste segmento, aumentaram o faturamento em cerca de 100%, no segundo trimestre de 2020.

Esse e-commerce engloba a venda de: notebook doméstico e notebook gamer, computador, além de acessórios e peças, montadas ou sob encomendas.

2- Desenvolvimento de jogos para celular

Graças o desenvolvimento e o aumento das vendas de celulares, o mercado de games para celular vem crescendo exponencialmente. Durante a pandemia esse mercado explodiu e bateu recordes de faturamento.

Com isso, o mercado se abriu ainda mais para desenvolvedores de novos jogos. Portanto, esse é um mercado promissor para 2021.

3- Delivery de refeições

O ramo de delivery de alimentos também explodiu na pandemia. Como as pessoas necessitava praticar o isolamento social e não podiam socializar, só restava como opção trazer as comidas em domicílio.

E a grande tendência para 2021 são os negócios voltado para a entrega de refeições e marmitas. Segundo o Sebrae de São Paulo, a margem de lucro de uma empresa de refeições pode chegar a mais de 20%, desde que seja gerida corretamente.

O sucesso do negócio começa com o planejamento

Planejar é algo importante em todas as áreas.

Por exemplo, o sonho de um indivíduo é viajar para Disney nas próximas férias. Mas só porque deseja esse sonho, ele irá se realizar? Com toda a certeza não. Para que a viagem se concretize, precisará planejá-la. Será necessário decidir o mês da viagem, quanto tempo permanecerá lá, escolher o hotel, escolher quais parques e locais visitará e quanto de recurso será necessário para custear a viagem.

Para abrir um negócio não é diferente.  O Planejamento é o primeiro passo para que o empreendimento dê certo. Para isso, deve ser feito um Plano de Negócios.

Plano de Negócios é o projeto do empreendimento. Ou seja, é o planejamento do negócio. Nele serão descritos todos os objetivos e estratégias. Ele também conterá a descrição do negócio, o capital para abrir esse negócio e os passos que serão dados para alcançar esses objetivos.

O plano de negócios é importante para analisar a viabilidade do projeto, ou seja, se realmente ele dará certo.

Se alguém deseja se tornar um empreendedor é a hora de aproveitar o que o mercado tem a oferecer e começar a trabalhar em busca dos objetivos. Siga as tendências de 2021 e corra para o sucesso.

Compartilhe nossos artigos nas suas redes sociais.

 

avatar FREDSON VIEIRA DE SANTANA
Fredson Vieira De Santana
Mim chamo Fredson Santana. Sou blogueiro e tenho um canal no YouTube. Em nosso site publicamos conteúdos de qualidade tais como: Análise de Computadores, Smartphones e Tecnologia. Também publicamos sobre marketing digital e conteúdos relacionados. Contamos ainda com um canal no YouTube onde trazemos reviws de smartphones e tutoriais.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5260 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?