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Como se preparar para a Black Friday

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Como se preparar para a Black Friday
Criado em 02 NOV. 2020
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Já começou a se preparar para esta data??

A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, ficando atrás somente do Natal . No ano passado, as vendas no e-commerce foram de R$ 3,2 bilhões em apenas 4 dias de campanha. Há uma estimativa muito positiva dos especialistas para o ano de 2020, mesmo com a crise da pandemia do COVID-19.

Esse costume de reduzir preços começou nos Estados Unidos e, tradicionalmente, acontece na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. As ofertas, exclusivamente, aconteciam em lojas físicas, porém, com a expansão do mercado virtual, foram para a internet.

No Brasil esta data já gerou muita polêmica e perdeu um pouco de credibilidade com descontos fraudulentos, até que foi criado o Selo Black Friday Legal, para evitar este tipo de situação e as empresas sérias conseguirem desfrutar dos benefícios desta data tão importante para o aumento de vendas.

Estar preparado para aproveitar todo o boom de vendas que este período oferece e garantir um respiro no final de um ano difícil é essencial então, como você deve se preparar para isto?

 

Selecione os produtos e planeje a divulgação

A primeira ação a ser tomada é definir quais produtos serão colocados à venda com descontos. Para definir isso, analise quais produtos em seu portfólio você possui maior margem para desconto, os que estão parados no estoque e aqueles mais econômicos, que são a porta de entrada para a negociação de outros com venda mais complexa.

 

Invista na divulgação

Feita a seleção dos produtos que serão vendidos, planeje como será a divulgação da Black Friday na sua empresa. Aqui é um momento muito importante, pois seus consumidores precisam saber que você realizará promoções e descontos em seus produtos ou serviços.

Crie o sentimento de urgência no seu consumidor, mostrando quantidade em estoque disponível ou quanto tempo a oferta durará. Muitas vezes as pessoas são levadas pelo sentimento de que podem perder a oportunidade depois e efetuam a compra sem pensar duas vezes.

Outro fator que o ajudará, principalmente agora que a grande maioria do público consumidor está online, são as mídias pagas. Criar campanhas para o Google e redes sociais como Instagram e Facebook ajudam muito na visibilidade da sua empresa.

 

Estabeleça uma comunicação rápida com seu cliente

Fato que hoje o cliente quer pesquisar preços, buscar quais vantagens sua empresa tem a oferecer que seu concorrente não tem, por isso é importante trabalhar com mais de um canal de atendimento. Ofereça, além da loja física, meios que o cliente possa saber o que está em promoção naquele momento, e um canal de fácil e rápido acesso para tirar dúvidas.

O Consumidor Omnichannel tem um comportamento que é uma tendência. Em resumo este tipo de consumidor pesquisa, e muito, nos canais online um produto ou serviço antes de ir até a loja física e, quando ele finalmente vai presencialmente, você pode oferecer uma experiência customizada. Para que este caminho seja completo, todos os meios de atendimento devem ser ágeis e oferecer conteúdo para auxiliar na escolha do cliente.

 

Treine sua equipe

A tendência é de que esta data movimente muito o comércio e para isso seus colaboradores precisam estar treinados para não pecarem durante o atendimento.

Converse com seus vendedores e os instrua a reativar o relacionamento com leads mornos através de uma prospecção ativa. Alinhe também quais serão as ofertas permitidas, qual o foco da campanha, formas de pagamento disponíveis e também a forma de atendimento.

 

Seja honesto

Como comentado no início deste texto, a Black Friday no Brasil já gerou muita polêmica e perdeu a credibilidade, mas hoje com os controles isso não é mais uma realidade.

Isso reforça a ideia de que seus clientes possuem amplo acesso às informações e estão mais atentos do que nunca. Por isso, seja honesto e transparente, ofereça promoções e descontos verdadeiros e chamativos e aproveite as oportunidades dessa data pela alta demanda e pela chance de estabelecer relacionamento com novos clientes.

Ainda dá tempo de organizar sua empresa para a Black Friday que acontecerá no dia 27 de Novembro e alinhar as estratégias que vai utilizar. Boas vendas!!

 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal

Estamos com atendimento online, para você empreendedor  

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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