Já começou a se preparar para esta data??
A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, ficando atrás somente do Natal . No ano passado, as vendas no e-commerce foram de R$ 3,2 bilhões em apenas 4 dias de campanha. Há uma estimativa muito positiva dos especialistas para o ano de 2020, mesmo com a crise da pandemia do COVID-19.
Esse costume de reduzir preços começou nos Estados Unidos e, tradicionalmente, acontece na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. As ofertas, exclusivamente, aconteciam em lojas físicas, porém, com a expansão do mercado virtual, foram para a internet.
No Brasil esta data já gerou muita polêmica e perdeu um pouco de credibilidade com descontos fraudulentos, até que foi criado o Selo Black Friday Legal, para evitar este tipo de situação e as empresas sérias conseguirem desfrutar dos benefícios desta data tão importante para o aumento de vendas.
Estar preparado para aproveitar todo o boom de vendas que este período oferece e garantir um respiro no final de um ano difícil é essencial então, como você deve se preparar para isto?
Selecione os produtos e planeje a divulgação
A primeira ação a ser tomada é definir quais produtos serão colocados à venda com descontos. Para definir isso, analise quais produtos em seu portfólio você possui maior margem para desconto, os que estão parados no estoque e aqueles mais econômicos, que são a porta de entrada para a negociação de outros com venda mais complexa.
Invista na divulgação
Feita a seleção dos produtos que serão vendidos, planeje como será a divulgação da Black Friday na sua empresa. Aqui é um momento muito importante, pois seus consumidores precisam saber que você realizará promoções e descontos em seus produtos ou serviços.
Crie o sentimento de urgência no seu consumidor, mostrando quantidade em estoque disponível ou quanto tempo a oferta durará. Muitas vezes as pessoas são levadas pelo sentimento de que podem perder a oportunidade depois e efetuam a compra sem pensar duas vezes.
Outro fator que o ajudará, principalmente agora que a grande maioria do público consumidor está online, são as mídias pagas. Criar campanhas para o Google e redes sociais como Instagram e Facebook ajudam muito na visibilidade da sua empresa.
Estabeleça uma comunicação rápida com seu cliente
Fato que hoje o cliente quer pesquisar preços, buscar quais vantagens sua empresa tem a oferecer que seu concorrente não tem, por isso é importante trabalhar com mais de um canal de atendimento. Ofereça, além da loja física, meios que o cliente possa saber o que está em promoção naquele momento, e um canal de fácil e rápido acesso para tirar dúvidas.
O Consumidor Omnichannel tem um comportamento que é uma tendência. Em resumo este tipo de consumidor pesquisa, e muito, nos canais online um produto ou serviço antes de ir até a loja física e, quando ele finalmente vai presencialmente, você pode oferecer uma experiência customizada. Para que este caminho seja completo, todos os meios de atendimento devem ser ágeis e oferecer conteúdo para auxiliar na escolha do cliente.
Treine sua equipe
A tendência é de que esta data movimente muito o comércio e para isso seus colaboradores precisam estar treinados para não pecarem durante o atendimento.
Converse com seus vendedores e os instrua a reativar o relacionamento com leads mornos através de uma prospecção ativa. Alinhe também quais serão as ofertas permitidas, qual o foco da campanha, formas de pagamento disponíveis e também a forma de atendimento.
Seja honesto
Como comentado no início deste texto, a Black Friday no Brasil já gerou muita polêmica e perdeu a credibilidade, mas hoje com os controles isso não é mais uma realidade.
Isso reforça a ideia de que seus clientes possuem amplo acesso às informações e estão mais atentos do que nunca. Por isso, seja honesto e transparente, ofereça promoções e descontos verdadeiros e chamativos e aproveite as oportunidades dessa data pela alta demanda e pela chance de estabelecer relacionamento com novos clientes.
Ainda dá tempo de organizar sua empresa para a Black Friday que acontecerá no dia 27 de Novembro e alinhar as estratégias que vai utilizar. Boas vendas!!
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