Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como saber se a empresa que quero abrir vai dar lucro?

avatar ADRIANA SCHIAVON GONCALVES
Adriana Schiavon Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como saber se a empresa que quero abrir vai dar lucro?
Criado em 23 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Negócios de sucesso começam com boas ideias que surgem na cabeça do empreendedor. Mas nem todas as ideias são sinônimo de empresas viáveis. Antes de investir é preciso saber, ou ao menos ter uma noção, se o negócio que se deseja abrir é lucrativo ou não. Mas como começar?

Primeiramente, recomendo pesquisar. Que tipo de negócio você quer abrir? Veja o que existe de informação na internet e mídias sociais a respeito desse segmento de mercado. Quantas empresas desse tipo existem? Qual a taxa média de lucratividade? Quanto pagam de impostos? Quanto mais informação você conseguir, melhor!

Em seguida, é necessário calcular o ponto de equilíbrio. O ponto de equilíbrio significa o quanto sua empresa precisa vender para cobrir todos os gastos. Se a sua empresa faturar mais do que gastar, você estará tendo lucro. Caso contrário, prejuízo.

Mas para fazer esse cálculo de maneira mais assertiva, a primeira pergunta é: o negócio que você deseja abrir é de qual setor? Indústria, Serviços, Comércio ou Comércio e Serviços? Essa resposta é fundamental para esse cálculo, pois impacta no valor dos impostos que você irá pagar.

Além disso, é preciso fazer uma estimativa de quanto você vai vender por mês. Qual a quantidade e o valor dos produtos que você vai comercializar?  Também é preciso saber em qual regime o seu negócio irá operar para saber quais serão os custos dos tributos.

E por fim, liste os custos do seu futuro negócio, incluindo funcionários, custos de produtos, produção, serviços, comissões, aluguéis, custos fixos, variáveis e todo o tipo de gastos do seu negócio.

Com esses dados em mãos, faça o seguinte cálculo:

(CUSTO FIXO / (RECEITA CUSTO VARIÁVEL) X 100

E o resultado será o seu ponto de equilíbrio. Como já foi dito, no ponto de equilíbrio, a empresa não tem lucro e nem prejuízo. Para que a sua empresa seja viável financeiramente, e que tenha lucro, você terá que alcançar um valor maior do que o seu ponto de equilíbrio.

Aparentemente, não parece muito simples. E como o nosso negócio é facilitar e apoiar o seu, o Sebrae desenvolveu uma ferramenta gratuita que faz esse cálculo de maneira simplificada, o Viabilidade Financeira. É só acessar:


Também oferecemos uma série de cursos EAD com todos os temas que você possa imaginar! Confira! :)

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline