Veja a seguir algumas dicas para revolucionar sua vida financeira sem dor de cabeça.
1) Débito automático
Para não atrasar o pagamento das contas, opte pelo débito automático. Fuja de todas as multas ou taxas por conta do esquecimento de alguma dívida.
2) Aplicações financeiras
Você já aprendeu a fazer investimentos? Essa é uma solução para quem deseja guardar dinheiro e lucrar com ele. O investimento pode ser feito assim que o salário cair em conta.
3) Cartões de crédito
Ter muitos cartões de crédito faz com que as contas também se multipliquem. Por isso, é importante que esse tipo de serviço seja utilizado com sabedoria.
Quanto mais cartões, mais tarifas pelas transações e taxas. A partir disso, falta pouco para o descontrole financeiro.
4) Orçamento mensal
É possível se organizar financeiramente por meio de aplicativos e planilhas de gastos. Alguns bancos também oferecem maior controle das finanças.
A ferramenta pode ser a mais diversa. O importante é que a pessoa se sinta confortável e utilize sempre para melhor organização.
5) Lembretes para pagamento
O recomendado é anotar e criar lembretes para as datas de pagamento e recebimento. Isso faz com que se evite juros e saiba exatamente os rendimentos.
6) Hora de praticar
Seja utilizando as dicas de finaças da Comunidade ou seguindo as demais sugestões aqui listadas, encontre tempo para começar a se planejar financeiramente.
7) Reduza os gastos
Ao realizar um diagnóstico das suas despesas, fica mais fácil de você saber onde e em que está gastando o seu dinheiro. Comece a poupar aos poucos, tente reduzir os gastos, sem abrir mão do que é importante para você.
Um exemplo são as saídas com os amigos, você não precisa cortar esse hábito, mas sim diminuir a frequência dele.
8) Tenha um objetivo ao economizar
É importante que você economize tendo como base um objetivo, como por exemplo comprar uma casa, um carro ou até mesmo viajar. Imponha uma meta para você, para facilitar e te ajudar a poupar.
9) Crie um hábito antes de ter rentabilidade
Para quem nunca poupou ou investiu na vida, mais importante do que buscar rentabilidade é criar o hábito de economizar. Mas caso já tenha o costume, pense em como vai investir o seu dinheiro.
Para quem tem pouco recurso e está começando a investir, os títulos públicos são boas opções. Além deles, existem outras como as Letras de Crédito, emitidas por bancos e financeiras de médio porte.
10) Evite comprar por impulso
Essa é mais uma dica importante para melhorar as suas finanças. Evite realizar compras por impulso. Por isso, planeje as suas compras.
Separe o dinheiro para o pagamento das contas básicas e uma parcela para o investimento. O valor que sobrar é para você realizar compras não essenciais. Isso irá ajudar bastante a sua organização financeira.
Até a próxima, Mariana Carvalho!