Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Como regularizar uma empresa protestada?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como regularizar uma empresa protestada?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 05 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Você já ouviu falar no termo empresa protestada? Embora muita gente não esteja familiarizado com o termo, tê-lo no dia a dia é um dos motivos que tira o sono de muitos empreendedores brasileiros. Ocorre que uma empresa protestada é aquela que tem dívidas e, assim como as pessoas comuns, acaba com o "nome sujo". Diferentemente das pessoas físicas, entretanto, há mais impostos e outros encargos mediantes a pagamento para pessoas jurídicas que, quando em atraso, enquadram uma corporação como protestada.


Assim como para pessoas físicas, ter dívidas gera uma série de problemas a uma empresa e, por isso, é essencial que o nome de um empreendimento seja ele qual for esteja sempre limpo. Dessa forma, para evitar que a empresa seja devedora, é necessário estar sempre em dia com o pagamento dos impostos e, sempre que possível, checar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em instituições que realizam a análise da situação cadastral, como o Serasa Experian.


No entanto, ainda que o cenário ideal seja sempre estar em dia com as contas, ter uma empresa protestada não é o fim do mundo muito menos o fim da empresa. Regularizar a situação cadastral é um processo comum e a quitação de dívidas pode ser facilmente resolvida, a depender da negociação.


O que fazer se minha empresa for protestada?

O primeiro passo é conferir a legitimidade do protesto. Pode parecer absurdo, mas nem toda carta que demanda a regularização de uma dívida é, de fato, verdadeira. Há uma série de golpes aplicados com base em empresas endividadas ou não, portanto, é necessário sempre checar a legitimidade do protesto. Além disso, é comum que haja confusões, posto que o protesto é um ato feito por parte do protestante e sem a verificação imediata da situação da empresa.


Para saber se o protesto é legítimo, a melhor forma é ir até o cartório com comprovantes e documentos para questioná-lo. 


Em seguida, é preciso verificar onde a empresa foi protestada. Para regularizar a situação, é necessário muitas vezes ir até o cartório onde ocorreu o protesto ou enviar uma Certidão de Protesto, realizada no cartório mais próximo ao empreendedor, pelos correios. Essa segunda opção é ideal quando o protesto é feito em uma cidade ou estado mais distante, uma vez que possibilita a regularização à distância.


Assim que o protesto é reconhecido, é a hora de negociar. Assim, encontrar com o credor o melhor caminho para renegociar a dívida fará toda a diferença para que a empresa volte a caminhar dentro de uma regularização. 


Por fim, após quitar todas as dívidas, basta levar o comprovante de quitação ao cartório. A obtenção desse documento deve ser requerida do credor, que emite um certificado de regularização. E, quando protocolado, o nome está livre de novo.


Vale destacar que é muito importante estar atento à situação cadastral das empresas para não ter mais problemas na hora de renegociar uma dívida grande , dado que o tempo, por aqui, é o maior inimigo do devedor.

Assim, ter um bom site de consulta de protestos sempre às mãos faz toda a diferença, bem como estar informado sobre eventuais impostos, novidades e contas da empresa.


Você sabia dessa informação? Me diz o que achou do conteúdo.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7441 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?