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Como preparar minha equipe?

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Como preparar minha equipe?
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Criado em 12 DEZ. 2022
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Como preparar minha equipe?

Sua equipe está completa?

Você tem profissionais suficientes para atender a demanda de final de ano?

Seus profissionais estão preparados para esse período?

Toda sua equipe está alinhada para o mesmo nível de atendimento?

Já estamos na segunda quinzena de outubro faltam pouco mais de 70 dias para o Ano Novo! Na maior parte do nosso país é a época de maior movimento nas empresas do mercado da beleza.

E você, já está preparado?

Ser líder, estar à frente de uma equipe no mercado da beleza é um desafio constante. E nesse momento sua atenção e sua preparação devem ser prioridade para aproveitar o momento de alta na procura por seus serviços para aumentar o faturamento de sua empresa.

E o momento é agora!

Você precisa em primeiro lugar definir quantos profissionais você ainda precisa para completar sua equipe. E não se iluda achando que colocar mais uma cadeira e apertar os profissionais vai trazer mais faturamento.

Ninguém gosta de lugares apertados. Lembre-se que dentro de uma empresa do mercado da beleza, o conforto e o bem estar são primordiais. Assim, planeje seu espaço para que a circulação de profissionais e clientes seja tranquila.

Se você ainda não tem, desenhe o layout do seu espaço e calcule a quantidade de profissionais que comporta.

O próximo passo nesse planejamento é mapear o horário de funcionamento de sua empresa e o horário de trabalho de cada profissional. Existem horários vagos? Existe mesmo a necessidade de mais profissionais ou apenas um planejamento melhor?

Para isso é claro que você precisa conhecer o comportamento do seu cliente. Quais são os períodos que o seu cliente mais frequenta seu espaço? Quanto tempo ele fica?

O próximo passo é olhar para a sua equipe, identificar se os profissionais estão preparados para a maratona de atendimentos de final de ano. Quer mesmo aproveitar o momento para aumentar seu faturamento?

Para isso você precisa de uma equipe MEP Motivada, Engajada e Produtiva. Não sabe como construir ou desenvolver uma equipe assim? Me acompanhe que vou te ajudar!

É muito comum nesse período do ano os gestores buscarem mais profissionais para compor sua equipe. Aumentar o número de profissionais que farão os atendimentos no final do ano, sem dúvida nenhuma é uma excelente estratégia para dar conta da demanda.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados nesse momento.

Imagine que você passou o ano todo treinando e alinhando sua equipe. Conseguiu finalmente instalar um nível de qualidade no atendimento que é reconhecido por seus clientes. Todos os seus profissionais estão alinhados com a postura desejada em sua empresa.

E agora você vai contratar novos profissionais. Será que eles estarão no mesmo nível que sua equipe? É claro que não! Você precisa treiná-los.

O treinamento nesse momento deve priorizar a postura profissional e o atendimento ao cliente. Reforçar os processos que você já criou e divulgou através do Manual de Rotinas e Procedimentos para a sua equipe e ensiná-los aos novos.

Você pode inclusive aproveitar as novas contratações para uma reciclagem de toda a equipe. É sempre bom lembrar os pontos que já foram ensinados.

O aumento do número de clientes não deve ser em nenhuma hipótese desculpa para cair a qualidade no atendimento. Nesse período clientes novos podem estar procurando sua empresa e é a oportunidade ideal para conquistá-los.

Então, é essencial que toda a equipe esteja muito bem treinada e alinhada.

Também é o momento de trabalhar a divulgação do trabalho de seus profissionais, então não perca mais tempo e mostre para cada um deles a importância de fotografarem e divulgarem cada um dos trabalhos realizados.

Incentive seus profissionais a mostrarem o resultado de seu trabalho em suas Redes Sociais e claro, nos canais de sua empresa também.

Como líder, você deve ter sua atenção para cada profissional. Cada integrante de sua equipe é importante e precisa do seu olhar. Preste atenção nas atitudes e nas reações de cada um.

É comum que as pessoas estejam mais emotivas nesse período. Seja por stress, maior volume de trabalho, menos descanso ou até mesmo pelas emoções das datas comemorativas.

E você precisa estar atento para ajudar a sua equipe, dando também o apoio emocional necessário.

Nunca é tarde para trabalhar a Inteligência Emocional. Em primeiro lugar a sua, como gestor e líder. Não é fácil estar à frente de uma equipe e você precisa estar preparado emocionalmente. E depois é claro, cuidar da Inteligência Emocional de sua equipe também.

Se você não der a devida atenção a esses fatores poderá ter alguma dessas consequências:

Perder clientes o cliente que está acostumado com o atendimento da sua equipe, que gosta da qualidade que você entrega não irá aceitar a queda no nível de qualidade apenas por estarmos no final de ano. Se não observar a mesma qualidade, é o momento em que ele vai procurar outra empresa.

Não conquistar novos clientes Um novo cliente ao chegar em sua empresa, tem uma expectativa que se não for atendida o levará embora sem nenhuma chance de retorno. Assim, você pode até atender uma primeira vez, mas não irá conquistar o cliente.

Perder profissionais Se o clima de sua empresa estiver ruim, com todos correndo para atender mais, em um ambiente de cobrança, apertado e de confusão, os profissionais também estarão insatisfeitos e irão embora. Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente assim e a oferta de novas oportunidades não param de chegar para seus profissionais.

Diminuir seu faturamento Com todo esse cenário negativo é claro que você irá perder clientes e profissionais e com isso o seu faturamento irá diminuir.

Desenvolver sérios problemas de saúde inúmeras são as doenças psicossomáticas que você pode desenvolver em um cenário assim.

 

Quer mudar isso?

Desenvolva sua Inteligência Emocional e de sua equipe. Se precisar de ajuda, me procure. Tenho programas de mentorias e palestras para te guiar.

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

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Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
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