Como preparar minha equipe?
Sua
equipe está completa?
Você tem profissionais suficientes para atender a demanda de final de ano?
Seus profissionais estão preparados para esse período?
Toda sua equipe está alinhada para o mesmo nível de atendimento?
Já
estamos na segunda quinzena de outubro faltam pouco mais de 70 dias para o Ano
Novo! Na maior parte do nosso país é a época de maior movimento nas empresas do
mercado da beleza.
E
você, já está preparado?
Ser
líder, estar à frente de uma equipe no mercado da beleza é um desafio
constante. E nesse momento sua atenção e sua preparação devem ser prioridade
para aproveitar o momento de alta na procura por seus serviços para aumentar o
faturamento de sua empresa.
E
o momento é agora!
Você
precisa em primeiro lugar definir quantos profissionais você ainda precisa para
completar sua equipe. E não se iluda achando que colocar mais uma cadeira e
apertar os profissionais vai trazer mais faturamento.
Ninguém
gosta de lugares apertados. Lembre-se que dentro de uma empresa do mercado da
beleza, o conforto e o bem estar são primordiais. Assim, planeje seu espaço
para que a circulação de profissionais e clientes seja tranquila.
Se
você ainda não tem, desenhe o layout do seu espaço e calcule a quantidade de
profissionais que comporta.
O
próximo passo nesse planejamento é mapear o horário de funcionamento de sua
empresa e o horário de trabalho de cada profissional. Existem horários vagos?
Existe mesmo a necessidade de mais profissionais ou apenas um planejamento
melhor?
Para
isso é claro que você precisa conhecer o comportamento do seu cliente. Quais
são os períodos que o seu cliente mais frequenta seu espaço? Quanto tempo ele
fica?
O
próximo passo é olhar para a sua equipe, identificar se os profissionais estão
preparados para a maratona de atendimentos de final de ano. Quer mesmo
aproveitar o momento para aumentar seu faturamento?
Para
isso você precisa de uma equipe MEP Motivada, Engajada e Produtiva. Não sabe
como construir ou desenvolver uma equipe assim? Me acompanhe que vou te ajudar!
É
muito comum nesse período do ano os gestores buscarem mais profissionais para
compor sua equipe. Aumentar o número de profissionais que farão os atendimentos
no final do ano, sem dúvida nenhuma é uma excelente estratégia para dar conta
da demanda.
Porém,
alguns cuidados devem ser tomados nesse momento.
Imagine
que você passou o ano todo treinando e alinhando sua equipe. Conseguiu
finalmente instalar um nível de qualidade no atendimento que é reconhecido por
seus clientes. Todos os seus profissionais estão alinhados com a postura
desejada em sua empresa.
E
agora você vai contratar novos profissionais. Será que eles estarão no mesmo
nível que sua equipe? É claro que não! Você precisa treiná-los.
O
treinamento nesse momento deve priorizar a postura profissional e o atendimento
ao cliente. Reforçar os processos que você já criou e divulgou através do
Manual de Rotinas e Procedimentos para a sua equipe e ensiná-los aos novos.
Você
pode inclusive aproveitar as novas contratações para uma reciclagem de toda a
equipe. É sempre bom lembrar os pontos que já foram ensinados.
O
aumento do número de clientes não deve ser em nenhuma hipótese desculpa
para cair a qualidade no atendimento. Nesse período clientes novos podem estar
procurando sua empresa e é a oportunidade ideal para conquistá-los.
Então,
é essencial que toda a equipe esteja muito bem treinada e alinhada.
Também
é o momento de trabalhar a divulgação do trabalho de seus profissionais, então
não perca mais tempo e mostre para cada um deles a importância de fotografarem
e divulgarem cada um dos trabalhos realizados.
Incentive
seus profissionais a mostrarem o resultado de seu trabalho em suas Redes
Sociais e claro, nos canais de sua empresa também.
Como
líder, você deve ter sua atenção para cada profissional. Cada integrante de sua
equipe é importante e precisa do seu olhar. Preste atenção nas atitudes e nas
reações de cada um.
É
comum que as pessoas estejam mais emotivas nesse período. Seja por stress,
maior volume de trabalho, menos descanso ou até mesmo pelas emoções das datas
comemorativas.
E
você precisa estar atento para ajudar a sua equipe, dando também o apoio
emocional necessário.
Nunca
é tarde para trabalhar a Inteligência Emocional. Em primeiro lugar a sua, como
gestor e líder. Não é fácil estar à frente de uma equipe e você precisa estar
preparado emocionalmente. E depois é claro, cuidar da Inteligência Emocional de
sua equipe também.
Se
você não der a devida atenção a esses fatores poderá ter alguma dessas
consequências:
Perder
clientes
o cliente que está acostumado com o atendimento da sua equipe, que gosta da
qualidade que você entrega não irá aceitar a queda no nível de qualidade apenas
por estarmos no final de ano. Se não observar a mesma qualidade, é o momento em
que ele vai procurar outra empresa.
Não conquistar novos clientes Um novo cliente ao chegar em sua empresa, tem uma expectativa que se não for atendida o levará embora sem nenhuma chance de retorno. Assim, você pode até atender uma primeira vez, mas não irá conquistar o cliente.
Perder profissionais Se o clima de sua empresa estiver ruim, com todos correndo para atender mais, em um ambiente de cobrança, apertado e de confusão, os profissionais também estarão insatisfeitos e irão embora. Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente assim e a oferta de novas oportunidades não param de chegar para seus profissionais.
Diminuir seu faturamento Com todo esse cenário negativo é claro que você irá perder clientes e profissionais e com isso o seu faturamento irá diminuir.
Desenvolver sérios problemas de saúde inúmeras são as doenças psicossomáticas que você pode desenvolver em um cenário assim.
Quer mudar isso?
Desenvolva sua Inteligência Emocional e de sua equipe. Se precisar de ajuda, me procure. Tenho programas de mentorias e palestras para te guiar.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza