Os empresários possuem um desafio constante de aproveitar novas oportunidades para seus negócios e a licitações públicas são, sem dúvidas, uma grande chance de aumentar as vendas do seu negócio.
O primeiro passo para participar dessa fatia, conhecer os passos ou as regras do jogo deste mercado promissor.
Toda a entidade que utiliza dinheiro público, tem que, obrigatoriamente realizar processo licitatório por força de Lei.
Este amparo legal consta própria na Constituição Federal em seu Art. 37, na Lei 8666/93 que trata de licitações em geral e na Lei 10.520/2002 que trata do pregão.
A Lei Complementar 123/2006 trás o tratamento simplificado e diferenciado as Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte. Vários também são os decretos regulamentadores que tratam do tema e deixam claro que todo órgão público tem total amparo legal e obrigatoriedade de realizar o processo licitatório.
Na prática para sua empresa começar a vender para o governo, é necessário antes de tudo, gerir o seu negócio, pois a venda para o setor público possui regras que precisam ser seguidas tanto pelo órgão público quando pelos licitantes.
Os principais requisitos para a participar, além da documentação necessária para habilitar-se, há antes de tudo a necessidade de fazer uma análise de risco.
Nesta análise o empresário deverá fazer perguntas importantes tais como:
Tenho capital de giro para me manter?
Tenho fornecedor do produto que irei vender?
Dentre outros questionamentos que deverão ser feitos antes que o sonho vire pesadelo.
Clique aqui e baixe um modelo para ser aplicado nessa análise de risco.
Vale ressaltar que as perguntas podem ser mudadas e adequadas de acordo com o porte da empresa, tipo de produto ou serviço vendido e outras condições que podem mudar de acordo com a realidade de cada negócio.
Esse foi o assunto que conversamos no dia 31/03 com a Consultora Credenciada do Sebrae/PR Janete Felippe.
Quer saber mais? O vídeo inteiro desta web está na última postagem que fizemos. É só clicar na imagem acima e irá para o conteúdo publicado no Youtube.
Deixe seu comentário sobre o assunto e faça suas sugestões de conteúdos.
Nos vemos na próxima postagem.
Um abraço.
Quer receber novidades sobre esse tema? Participe do nosso grupo no Telegram
https://t.me/sebraeoportunidadesdenegocios
O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail