Primeiramente precisamos refletir no modelo de como atualmente eu contrato, treino, motivo e consigo reter talentos em meu estabelecimento !
Como estamos dividindo o nosso tempo como gestor no nosso dia a dia ?
O ideal é a dedicar 40% do nosso tempo para as pessoas,20% para analisar nossos resultados e 40% com foco nos clientes.
Lembrando que devemos tomar CHA todos os dias....Devemos avaliar e desenvolver os Conhecimentos as Habilidades e ter colaboradores com Atitude !
Estamos passando por uma mudança no jeito de administrar nossas empresas, tendo como mudanças:
- Horários mais flexíveis;
- As informações são mais compartilhadas e fluem com mais rapidez;
- Precisamos Inspirar nossos colaboradores com boas práticas;
- Empresa mais CONECTADA e INTERATIVA
- Necessidade de uma Gestão melhor do nosso tempo e das nossas prioridades.
1)Contratação:
O gestor deve estar constantemente praticando a busca de talentos para trabalhar no seu estabelecimento.
Precisamos montar um Banco de Talentos mesmo antes de necessitar de uma substituição ou aumento de quadro de colaboradores.
Como eu posso montar esse Banco de Talentos ?
Devemos elaborar uma lista de pessoas que nos atendem bem em locais que frequentamos e que, se elas conseguiram Encantar através da sua atenção e dedicação...vale ter esse contato.
Outro passo importante é definir o perfil de colaboradores que necessitamos em cada posição da hierarquia para uma contratação precisa de um talento.
Construir e revisar periodicamente o perfil do desligado e do funcionário ideal do varejo, relacionando possíveis características que o tornem o candidato mais propício para você reter e desenvolver.
A perda de um colaborador pode afetar a receita imediata do se negócio e, temos que lembrar do tempo que necessitaremos para buscar um novo talento, treiná-lo e, aguardar um tempo de adaptação e colheita dos resultados.
Regras de Ouro da Contratação:
- Seja sincero e cite todas as atividades que o colaborador irá realizar;
- Fale dos diferenciais e dos benefícios que a empresa entrega;
- Conte as dores e situações que o profissional passará, tais como: trabalhar aos finais de semana, etc...
2)Gestão de Treinamento:
É muito importante construir um documento constando uma matriz de treinamentos disponíveis, citando os temas e as ações requeridas para elevar a performance de seus colaboradores.
Quem são os colaboradores mais antigos que estarão treinando e desenvolvendo sua equipe ?
Monte um calendário com as ações e treinamento para os próximos 12 meses.
Perfil Ideal
Entendendo as características do colaborador desligado:
- Idade
- Tempo de casa
- Tempo na função
- Carreira e remuneração
- Desempenho médio
- Histórico de faltas
- Treinamentos realizados
- Escolaridade
- Motivo de desligamento
- Tipo de desligamento
Funcionário ideal para o varejo:
- Idade
- Situação familiar: mora sozinho, com os pais, o cônjuge trabalha, etc..
- Arrimo de família
- Histórico profissional
- Escolaridade
- Aderência ao mundo digital.
3)Retenção de Talentos:
Placas e Bandas de Música tem o seu lugar e ocasião mas, sem dinheiro, as recompensas PERDEM muito Impacto
Busquem programar ações como Bônus pela superação de metas de faturamento ou pelas avaliações de atendimento.
O reconhecimento do Funcionário do Mês é muito importante, criando um hábito de competição o pela QUALIDADE do atendimento.
Procure sempre dar ação nas seguintes dicas:
- Aprenda a gostar daquilo que faz;
- Mantenha sempre sua energia elevada;
- Termine alguma atividade programada todos os dias.