De: Luciano Do Marco Campos
Primeiro vamos falar sobre a transforma digital, você sabe o que é isso? A transformação digital é um processo em que as organizações utilizam a tecnologia, a fim de obter ganhos em produtividade, tempo e qualidade para seus produtos e serviços. As mudanças podem ser aplicadas em todas as áreas do negócio, desde as administrativas até as operacionais e estratégicas.
E o que tem haver bares, restaurantes e pandemia? Tudo, devido a pandemia, os bares e restaurantes foram obrigados a fecharem suas portas para o atendimento presencial. Porém, a elevação do consumo virtual para atender aos clientes no momento que estávamos em lockdown surgiu um novo jeito de atender os clientes para aqueles que ainda não estavam online. E para os que não estavam, precisaram se organizar para se manter no mercado. E nesse curto espaço de tempo tiveram que adaptar o atendimento, os processos na cozinha, o cardápio disponibilizado e entre outros.
E nesse momento com a retomada de algumas atividades presenciais em todo o país, o ideal é que os estabelecimentos mantenham de forma efetiva, as boas práticas em ambos os modelos de atendimento, como forma de inovar, manter ou mesmo ampliar seu faturamento, para que se mantenha competitivo e se destaque no mercado.
As perspectivas para o setor levando em consideração o que foi publicado em junho de 2020 de um estudo realizado pelo Google. O objetivo foi identificar o comportamento do consumidor brasileiro durante a pandemia. E o aumento do interesse pelo delivery ficou evidente nos resultados. A alta nas buscas por restaurantes que entregam em casa foi de 72%. Os aplicativos mais procurados nesse contexto foram o iFood (47%) e o Rappi (32%). E o que chama bastante atenção é que, de acordo com outro estudo do Google, 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce durante o isolamento social continuarão com o hábito.
Luciano, porque devemos nos manter em constante transformação digital e o atendimento on-line?
Listo abaixo, 8 bons motivos para você ficar ligado
- Comodidade: se uma pessoa está em casa, debaixo das cobertas, assistindo a um filme e sente fome, ela tem duas alternativas. A primeira é de ir até a cozinha e preparar algo. A segunda é comprar algo pronto. Nesse cenário, ela provavelmente vai optar por comprar fora e, sequer ir ao estabelecimento, fazendo o pedido pelo aplicativo. É a decisão mais cômoda!
- Estar onde o público está: o pedido feito por meio de ferramentas online é uma atitude crescente. Por isso, é essencial manter as atividades no meio digital para continuar oferecendo canais de compra práticos, acessíveis e econômicos;
- Imediatismo a chegada da internet acelerou a vida de todos
- A tecnologia permite redução de custos; sendo, redução no uso de papel, uso de equipamentos mais econômicos, melhoria na gestão de compras, redução na quantidade de colaboradores, melhoria na relação com fornecedores; otimização dos processos, redução de desperdícios, melhoria na gestão de estoque.
- Ampliar a carteira de clientes: oferecer opções de entregas ou de vendas online fazem produtos e serviços terem um alcance maior;
- Aprimorar a infraestrutura virtual: os novos modelos, como delivery e vendas online, exigem infraestruturas bem planejadas. Ao dar continuidade a esse tipo de projeto, os estabelecimentos fazem melhorias e ajustes contínuos. Dessa forma, caminham muito mais rápido rumo ao processo de digitalização definitivo;
- Funcionários protegidos: é essencial redobrar a atenção com a saúde dos colaboradores. No contexto de pandemia, quanto menos contato eles tiverem com o público, menores as chances de contaminação. Nesse caso, as operações de delivery são mais seguras;
- Redução de prejuízos: nesse cenário de incertezas, contratar profissionais ou então modificar algo na estrutura física sem saber se o volume de trabalho será o mesmo pode impactar o orçamento, sobretudo se as operações forem suspensas novamente.
Por tanto, a transformação digital é um movimento que nos últimos anos veio se mostrando necessário e com a pandemia acelerou muito e isso deve ser sempre um processo continuo e evolutivo. Caso você ainda não tenha pensado em fazer parte disso, deixo a dica, PENSE NISSO! Busque o que é melhor para o crescimento pessoal e do seu restaurante, se mantenha sempre conectado as informações, inovações e tendências de mercado.
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