Os benefícios da Internet das Coisas (IoT) mudaram a forma como as pequenas e médias empresas (PMEs) abordam o uso de dispositivos no local de trabalho. Neste cenário digital, dispositivos, máquinas e objetos de todos os tamanhos podem transferir dados automaticamente por meio de uma rede, conversando efetivamente uns com os outros em tempo real. Entre as cinco principais vantagens da IoT, destacam-se: 1. Redução de custos Quanto mais as empresas usarem dispositivos IoT para agilizar as operações e aumentar a lucratividade, mais as tecnologias da Internet das Coisas serão adaptadas para ajudar essas empresas a serem bem-sucedidas. Da cibersegurança à eficiência no local de trabalho, os dispositivos IoT já estão causando impacto nos resultados das empresas. Os custos de manutenção podem ser impactados positivamente quando esses dispositivos são usados com sensores para manter os equipamentos de negócios funcionando com eficiência máxima. Por exemplo, a solução de problemas em tempo real detecta problemas antes que eles afetem a equipe, economizando os custos com grandes reparos. Isso minimiza o dispendioso tempo de inatividade prolongado para reparos - apenas um dos benefícios que a Internet das Coisas traz para suas operações e fluxo de trabalho de manutenção. O IoT impacta os resultados da empresa por meio da simplificação de processos de trabalho comuns, sendo um dos principais impulsionadores para muitas empresas. 2. Eficiência e produtividade A eficiência é a base para a produtividade aumentar a receita das pequenas e médias empresas. O uso da análise de big data por meio da IoT pode fornecer uma visão geral da produtividade da equipe e ajudar a determinar quais tarefas estão melhorando o funcionamento do seu negócio e quais estão prejudicando-o. O big data também pode ser fundamental para rastrear a eficiência das cadeias de suprimentos de fabricação. Também é possível acompanhar os sistemas de entrega e monitorar produtos e estoque para ficar à frente da demanda, por exemplo. 3. Oportunidades de negócio Embora muitas empresas se esforcem para acessar o poder de geração de receita dos serviços digitais, a maioria não possui uma estratégia coesa para seguir esse caminho. A IoT pode ser um divisor de águas nessa questão, pois análises avançadas, inteligência artificial e redes de serviços públicos inteligentes facilitam a coleta de dados acionáveis necessários para fornecer o valor dos clientes que as empresas estão buscando. Essas análises fornecem novos insights que não estão sendo utilizados apenas para criar novos modelos de negócios, mas também para redefinir completamente os setores tradicionais. Com mais dados disponíveis por meio de dispositivos IoT sobre as preferências do cliente e o desempenho do produto ao longo do tempo, as empresas podem usá-los e prever padrões de comportamento e necessidades dos consumidores. 4. Experiência do cliente A IoT tem influenciado os processos de back-end e as estratégias omnichannel, mudando completamente a maneira como os consumidores abordam seus relacionamentos com as empresas. Além disso, o envolvimento do cliente de front-end tornou-se uma prioridade para os empreendimentos, pois eles procuram se envolver melhor com seus públicos, geralmente por meio de dispositivos IoT. 5. Mobilidade e agilidade A natureza da tecnologia IoT significa que as empresas agora têm a oportunidade de permitir que seus funcionários realizem seu trabalho de praticamente qualquer local flexibilidade que pode oferecer vantagens importantes para as PMEs em particular. Com a IoT, a capacidade de sua força de trabalho remota pode ficar ainda mais conectada a tudo, aumentando a produtividade, uma vez que há uma maior variedade de tarefas que podem ser realizadas remotamente. Os dispositivos IoT ajudam as organizações a coletar dados para identificar insights sobre seus negócios, tanto interna quanto externamente. Por exemplo, as lojas de varejo usam a tecnologia beacon e outros dispositivos IoT para redesenhar suas lojas com base em padrões de tráfego em tempo real. As empresas de logística podem usar dispositivos IoT conectados à Internet para alinhar locais e horários de entrega que fazem o uso mais eficiente de veículos e funcionários. As empresas que usam a IoT para impulsionar a modernização em toda a organização reduzem o tempo de lançamento de novos produtos ou serviços no mercado e ampliam seu ROI. Isso agrega valor aos negócios com mais rapidez e eficiência, pois os dados mais acionáveis dos dispositivos são facilmente acessíveis. Para as PMEs, essa tecnologia oferece não apenas oportunidades para expandir seus recursos digitais, mas também uma chance de usar a tecnologia IoT para melhorar suas operações e se tornar mais produtiva, protegida e lucrativa.Mais insights de negócios
Se gostou do conteúdo e dicas abordados aqui, participe da comunidade Novos Negócios para ter acesso a muito mais!