Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como obter prontidão para mudanças corporativas

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como obter prontidão para mudanças corporativas
Criado em 17 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inspire uma superequipe para obtenção de bons resultados


O famoso naturalista britânico Charles Darwin disse uma vez: Não são os mais fortes ou os mais inteligentes que sobrevivem, mas aqueles que podem gerenciar melhor as mudanças. Se você compartilhar essa citação em sua próxima reunião de equipe, muitos colegas provavelmente concordarão com a cabeça. Eles entendem que a capacidade de uma organização para melhorar continuamente seus resultados e permanecer competitiva requer adaptabilidade.


No entanto, para alguns líderes empresariais, pode parecer que é preciso um esforço heróico para conquistar a aceitação da mudança por parte de seus funcionários. Nessas situações, por que a mudança é aparentemente vilã?  Os gerentes de alto nível veem a mudança como uma oportunidade para fortalecer o negócio, alinhando as operações com a estratégia, para assumir novos desafios e riscos profissionais e avançar em suas carreiras. Para muitos funcionários, no entanto, incluindo gerentes de nível médio, a mudança não é desejada nem bem-vinda. É perturbador e intrusivo. Isso interfere no equilíbrio.


O que está em jogo quando se estagna?


A condução de mudanças organizacionais eficazes é um fator crítico na agilidade, resiliência, sucesso e capacidade de inovação de uma equipe qualidades essas, inter-relacionadas que geralmente estão incorporadas em organizações modelo. 

Considere estes dois valores e conceitos

- Agilidade e Resiliência: A agilidade requer capacidade para mudanças rápidas e flexibilidade nas operações. Resiliência organizacional é a capacidade de antecipar, preparar-se e recuperar-se de desastres, emergências e outras interrupções e, quando as interrupções ocorrerem, proteger e aprimorar o envolvimento da força de trabalho e do cliente, a rede de suprimentos e o desempenho financeiro, a produtividade organizacional e o bem da comunidade.

- Sucesso e Inovação: Garantir o sucesso da organização, agora e no futuro, requer a compreensão dos fatores de curto e longo prazo que afetam a mesma e seu ambiente. Também requer a capacidade de impulsionar a inovação organizacional. Inovação significa fazer mudanças significativas para melhorar produtos, serviços, programas, processos, operações e modelo de negócios, com o objetivo de criar novo valor para as partes interessadas.


Então, como ganhar suporte para a mudança organizacional?


1. Estimule uma linguagem comum em toda a força de trabalho em torno da melhoria de processos. Essa linguagem comum ajuda a moldar um ambiente de força de trabalho mais positiva, contribuindo para níveis mais altos de engajamento. 

2. Desenvolva um processo de planejamento estratégico que seja inclusivo, responsivo e transparente.

Por inclusivo, entenda-se, assegurar o  envolvimento mais amplo de grupo de partes interessadas para reunir ideias sobre como olhar para uma visão de futuro para a instituição e quais itens de melhoria contínua precisa-se abordar em seguida. 

Para ser responsivo, deve-se ter um plano que responda ou reflita as informações coletadas e responda às necessidades que foram elencadas.

 E transparente, significa ter canais para comunicações constantes. Desenvolva sistemas de comunicação que suportam o processo de planejamento, para que todos saibam o que está acontecendo e todos estejam cientes disso.

3. Priorize as pessoas e a cultura para criar confiança e colaboração dentro de sua equipe e gerar resultados em áreas-chave. 

Cultura, é quem você é, como você se comporta, seus relacionamentos. Uma cultura servidora implica na existência de líderes servidores, funcionários liderados por servidores, um ambiente servidor para assegurar que as necessidades mais prioritárias dos funcionários sejam atendidas, com caráter que inspire confiança. 

Outras importantes características da liderança servidora: humildade, paciência, orientação, respeito, abnegação, perdão, honestidade, compromisso, orientação para resultados, um ambiente sem desculpas, sem egos, realizações de equipe.

Sem confiança não colaboramos verdadeiramente; coordenamos ou, na melhor das hipóteses, cooperamos. É a confiança que transforma um grupo de pessoas em uma equipe - Stephen Covey, autor do best-seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e outros livros.

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraes
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4618 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis