Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como o WhatsApp pode aumentar os resultados da sua empresa?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Como o WhatsApp pode aumentar os resultados da sua empresa?
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 02 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em janeiro de 2020, o aplicativo de mensagens WhatsApp alcançou a marca de 5 bilhões de instalações em todo o mundo. Com seus 11 anos de idade, é um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares no Brasil.

Segundo uma pesquisa realizada pela agência de marketing Mirago, a taxa de penetração entre os brasileiros é de 99%, ou seja, praticamente, todo smartphone que você vir na rua vai ter o aplicativo instalado.

Entretanto, com a pandemia, ele ganhou uma nova utilidade, principalmente para as empresas, que tiveram a necessidade de aplicar automatização do atendimento em seus negócios, por causa do distanciamento social, que impedia um atendimento personalizado presencial, como estávamos acostumados.

Por isso, o aplicativo, que agora pertence ao Facebook, criou a versão Business, ou Comercial, em 2019, que, apesar de novo, acabou se tornando um dos aplicativos mais baixados.

Agora, com a volta dos comércios presenciais, também houve uma mudança no foco do uso da ferramenta, sendo migrada para uma estratégia de marketing, utilizada por muitas empresas.

Ele serve para manter um SAC com contato direto com a sua empresa, estreitando ainda mais os laços com seus clientes. Principalmente porque eles têm um canal direto de reclamações e sugestões de serviços, e isso pode aumentar a confiança dos usuários e consumidores na sua marca.

Não pense que precisa de muitas pessoas para isso; com esse aplicativo, é possível programar mensagens automáticas e até mesmo dispará-las no momento de uma entrega ou compra, também aumentando a proximidade com seus clientes.

Dentro do aplicativo existem também algumas funcionalidades que podem ajudar as empresas, como o disparo de mensagens automáticas fora do horário de funcionamento e um sistema de métricas detalhadas sobre a quantidade de mensagens lidas e entregues, fora outras informações bastante relevantes.

Também é possível configurar o perfil da empresa com informações como:

  • horário de funcionamento;
  • site oficial;
  • tag com a categoria do comércio;
  • descrição da empresa e endereço;
  • fora o espaço para o nome da empresa.

Entretanto, o mais importante que pode ser feito pelo WhatsApp é o investimento em marketing direto com o cliente, como a divulgação de promoções-relâmpago ou até mesmo de eventos que vão ocorrer na sua empresa, de forma a se conectar não somente com clientes, mas também com funcionários.

Neste ponto, podemos comentar também sobre o endomarketing, bastante utilizado em empresas que buscam trazer os funcionários para mais perto da diretoria e do administrativo, mesmo a distância, através do disparo de conteúdos de relevância para o seu dia a dia, mas que ainda não saiam do escopo do que a empresa trabalha.

Estes são apenas alguns pontos do porquê toda a empresa deve ter um WhatsApp para aumentar os seus resultados de vendas e comunicação com seus clientes, coisas tão essenciais nos dias de hoje, com uma cobrança tão forte por parte do público e uma concorrência tão acirrada.

E você, já usa o WhatsApp para o seu negócio?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2859 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?