Em janeiro de 2020, o aplicativo de mensagens WhatsApp alcançou a marca de 5 bilhões de instalações em todo o mundo. Com seus 11 anos de idade, é um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela agência de marketing Mirago, a taxa de penetração entre os brasileiros é de 99%, ou seja, praticamente, todo smartphone que você vir na rua vai ter o aplicativo instalado. Entretanto, com a pandemia, ele ganhou uma nova utilidade, principalmente para as empresas, que tiveram a necessidade de aplicar automatização do atendimento em seus negócios, por causa do distanciamento social, que impedia um atendimento personalizado presencial, como estávamos acostumados. Por isso, o aplicativo, que agora pertence ao Facebook, criou a versão Business, ou Comercial, em 2019, que, apesar de novo, acabou se tornando um dos aplicativos mais baixados. Agora, com a volta dos comércios presenciais, também houve uma mudança no foco do uso da ferramenta, sendo migrada para uma estratégia de marketing, utilizada por muitas empresas. Ele serve para manter um SAC com contato direto com a sua empresa, estreitando ainda mais os laços com seus clientes. Principalmente porque eles têm um canal direto de reclamações e sugestões de serviços, e isso pode aumentar a confiança dos usuários e consumidores na sua marca. Não pense que precisa de muitas pessoas para isso; com esse aplicativo, é possível programar mensagens automáticas e até mesmo dispará-las no momento de uma entrega ou compra, também aumentando a proximidade com seus clientes. Dentro do aplicativo existem também algumas funcionalidades que podem ajudar as empresas, como o disparo de mensagens automáticas fora do horário de funcionamento e um sistema de métricas detalhadas sobre a quantidade de mensagens lidas e entregues, fora outras informações bastante relevantes. Também é possível configurar o perfil da empresa com informações como: Entretanto, o mais importante que pode ser feito pelo WhatsApp é o investimento em marketing direto com o cliente, como a divulgação de promoções-relâmpago ou até mesmo de eventos que vão ocorrer na sua empresa, de forma a se conectar não somente com clientes, mas também com funcionários. Neste ponto, podemos comentar também sobre o endomarketing, bastante utilizado em empresas que buscam trazer os funcionários para mais perto da diretoria e do administrativo, mesmo a distância, através do disparo de conteúdos de relevância para o seu dia a dia, mas que ainda não saiam do escopo do que a empresa trabalha. Estes são apenas alguns pontos do porquê toda a empresa deve ter um WhatsApp para aumentar os seus resultados de vendas e comunicação com seus clientes, coisas tão essenciais nos dias de hoje, com uma cobrança tão forte por parte do público e uma concorrência tão acirrada. E você, já usa o WhatsApp para o seu negócio?