Se você administra um negócio SaaS, uma loja de comércio eletrônico ou uma agência de design, encontrar novos clientes e promover seus produtos ou serviços é importante que você mantenha todas as informações organizadas, não é mesmo?
Investir seus esforços e tempo no lançamento de uma campanha de marketing de sucesso é um dos melhores caminhos para atingir seu público-alvo e expandir seus negócios.
Incorporar um plano de marketing bem organizado em sua estratégia de negócios pode ajudá-lo a atrair novos clientes para sua empresa. Executar uma estratégia de marketing eficaz requer planejamento, execução, as ferramentas certas e um objetivo claro. Quando tiver tudo isso, você realizará mais e terá mais sucesso.
Se você almeja executar seu plano de marketing da melhor forma, é importante conhecer a ferramenta certa para manter sua equipe organizada. Hoje, falaremos sobre o Trello, uma ferramenta intuitiva que você pode usar para gerenciar qualquer projeto.
Uma vez que uma grande ideia veio à sua mente, é a hora de criar um plano de ação usando o quadro do Trello. Certifique-se de que a ideia corresponda perfeitamente ao seu objetivo de negócios e dê aos seus clientes em potencial o que eles desejam da sua marca. No entanto, se você ainda está no processo de idealização, pode usar o brainstorming e o quadro de ideias do Trello para ter uma estratégia matadora para sua campanha de marketing.
Como você está trabalhando em sua campanha de marketing, um quadro Trello permite que você organize suas tarefas e colabore com os membros de sua equipe para se manter informado sobre as atualizações da campanha.
Este recurso permite que você mantenha os cartões organizados que podem ser usados "para rastrear suas ideias e informações de campanha". Você pode adicionar quantas listas desejar ao quadro. Você pode organizá-las de acordo com suas preferências para criar um fluxo de trabalho de campanha.
Além disso, o Trello é uma ferramenta personalizável que permite que seus usuários façam ajustes de acordo com suas necessidades. Por exemplo, você pode nomear listas de acordo com sua campanha e estabelecer um fluxo de trabalho para que sua equipe de marketing possa trabalhar melhor e cumprir seus objetivos.
O cartão é o componente fundamental de um quadro que é usado para representar sua ideia de campanha ou tarefas importantes. Nele, você descreve uma atividade que precisa ser lembrada. A parte interessante é que você pode personalizar cartões e armazenar informações úteis sobre seus projetos. Tente manter o título curto para que você possa digitalizar e ver o status facilmente. Você pode arrastar e soltar e adicionar quantos cartões quiser ao quadro.
Você pode adicionar mais informações, como datas de entrega, listas de verificação, anexos, descrições, comentários etc.
O menu serve como um centro de controle de atividades para o seu quadro que permite a você gerenciar os membros da equipe, controlar as configurações, filtrar os cartões e usar power-ups (superpoderes que você dá a seus quadros do Trello).
Convide membros da equipe para seu quadro para que você possa atribuir tarefas e colaborar com eles. O feed de atividades do menu permite que você veja cada atividade que está ocorrendo no quadro.
Um processo de desenvolvimento é importante para tornar sua campanha um grande sucesso, pois a falta de colaboração é um dos maiores motivos para o fracasso de um projeto; e o Trello possibilita um fluxo de trabalho eficiente, que torna a colaboração de campanha mais fácil com os membros da equipe.
A ferramenta oferece total transparência nos quadros e nas atividades que mais importam para sua equipe, permitindo que você crie grupos e colabore em fóruns.
Tudo que você precisa é formar uma equipe. Uma "Equipe Trello'' é a maneira mais fácil de agrupar os painéis e facilitar a colaboração com os membros do grupo. O Trello permite que você torne os painéis visíveis para os membros da equipe e eles podem deixar comentários. Você também pode convidar outros funcionários da empresa para se juntarem à sua equipe. Ao clicar no botão + presente no canto superior direito do site do Trello, você verá a opção de "Criar equipe".
A página de sua equipe mostra todos os quadros de suas campanhas que são visíveis para os membros de seu grupo. Já as "Coleções" são uma boa opção para você classificar suas tarefas. Além disso, elas podem ser facilmente organizadas por grupos de equipes trabalhando em painéis compartilhados.
Você pode atribuir um ou mais membros da equipe a cada cartão em sua campanha. Além de criar painéis para sua campanha individual, você pode criar especificamente um painel da "Equipe de Marketing''. Você pode usá-lo para atribuir diferentes funções e responsabilidades aos membros de seu time.
Um dos melhores benefícios do Trello é sua transparência. A sincronização em tempo real promove transparência entre as equipes. Você pode compartilhar o status da tarefa e obter feedback instantâneo, convidando membros da equipe de outros departamentos.
O Trello é uma ótima ferramenta colaborativa que pode compartilhar quais iniciativas seu time está tomando com outros membros da equipe para que todos permaneçam em sintonia. Isso o ajudará a obter engajamento e a aumentar a transparência em sua empresa.
Depois de ter uma grande ideia, seus objetivos são identificados e os recursos são decididos, é hora de criar o fluxo de trabalho da campanha. Seu plano pode ser facilmente gerenciado seguindo estas etapas:
O Trello permite que você use seu sistema de gerenciamento de arquivos preferido, como Google Drive, Dropbox e OneDrive, e anexe links para seus arquivos em vez de enviar seus documentos para o Trello.
Quando se trata de criar um fluxo de trabalho de campanha, você deseja que todos os membros da equipe estejam sintonizados.
Ao adicionar certos elementos, você pode manter um alto nível de transparência e aumentar a colaboração dentro de uma equipe. Aqui está a lista dos principais elementos que são importantes para a organização de seu plano de marketing.
As etiquetas podem ser usadas para classificar os cartões por tipo de entrega de campanha, como mídia social, conteúdo, boletim informativo, marketing pago etc. A melhor parte é que eles são personalizáveis.
Lista de verificação
Você pode dividir os cartões em tarefas mais detalhadas, tornando um pouco mais fácil acompanhar o progresso de cada tarefa. Além disso, você verá um resumo do progresso da lista de verificação na frente do cartão.
O Trello oferece muitas ferramentas e aplicativos personalizados de que você precisa para impulsionar seus esforços de marketing. Os power-ups incluem muitos recursos interessantes, como:
Você pode integrar diferentes aplicativos e plataformas para personalizar o fluxo de trabalho da campanha de acordo com os requisitos do seu plano de marketing.
Agora que você conhece todas as etapas necessárias para executar um plano de marketing no Trello, é hora de criar um objetivo de campanha e começar a usar o Trello. Quando você sabe como sua equipe pode desenvolver, executar e monitorar um plano de marketing, você será capaz de lançar um projeto voltado para resultados. Mantenha-se organizado e focado com o Trello e você alcançará suas conversões e metas de vendas.