Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Como o Pix recorrente ajuda a organizar as despesas da empresa

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como o Pix recorrente ajuda a organizar as despesas da empresa
Criado em 05 DEZ. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Pix recorrente pode ser um grande alicerce para organizar as despesas de uma empresa. Esta modalidade de Pix é uma funcionalidade que permite pagamentos de forma automática e periódica.


Essa funcionalidade é de grande valia para facilitar alguns processos dentro da empresa. Isso porque o Pix recorrente deixa o processo de pagamento de contas e despesas mais automatizado e regular. Assim, além de o tempo ser economizado, evita eventuais atrasos ou esquecimentos em pagamentos - o que pode causar problemas maiores, caso ocorram.


Com esses pagamentos recorrentes programados, a empresa consegue controlar melhor o fluxo de caixa. Com ele controlado, o planejamento financeiro fica mais organizado também.


Como dito anteriormente, a adoção do Pix recorrente nas empresas também evita atrasos em pagamentos. Sem atrasos, multas ou juros são evitados por consequência. Desta forma, a gestão financeira da empresa adere a um tom mais responsável e econômico.


Dessa forma, o Pix recorrente permite que as transações financeiras do negócio fiquem mais fáceis de rastrear e sejam registradas de forma mais consciente e responsável. Com esses planejamentos, a organização dos orçamentos fica mais ajustada, evitando gastos desnecessários que possam prejudicar.


No Brasil, a eficiência operacional do Pix recorrente é complementada pela consideração de aspectos tributários, como o VGBL no imposto de renda, no qual o impacto pode ser muito positivo. Além de segurança e agilidade, esses elementos proporcionam uma abordagem financeira abrangente.


O Pix recorrente facilita a conciliação financeira, pois os registros são consistentes e facilmente rastreáveis. Essa facilidade na reconciliação contribui para uma contabilidade mais precisa e eficiente, economizando tempo e recursos que poderiam ser utilizados em tarefas mais estratégicas.


A natureza das transações deste modo evita, além de tudo que foi citado, fraudes. Uma vez que os pagamentos são realizados de forma mais segura, o que é concedido por meio desta funcionalidade, os pagamentos começam a ser realizados de forma mais confiável e protegida. A automação dessas transações contribui para a redução de possíveis erros humanos, garantindo precisão e consistência.


Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. Embora o pagamento por Pix seja conhecido por ser uma forma mais segura e rápida de realizar transações, ao adotar o modelo de Pix recorrente para facilitar essas questões em uma empresa, é necessário se atentar para que os pagamentos sejam programados com cautela e atenção, pensando em evitar falhas ou pagamentos com valores errados, ou indevidos.


Por fim, com a adoção desta estratégia, a empresa pode concentrar esforços em atividades mais estratégicas, aproveitando a eficiência operacional proporcionada pela tecnologia.


Até logo!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 750 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?