A transformação digital já faz parte de um passado recente e apesar de algumas empresas ainda não terem acompanhado essa evolução, o mundo já caminha para conceitos ainda mais complexos como o Metaverso e da Terceira Geração da Internet (a Web 3.0).
O crescimento no número de startups e indústrias no Paraná aponta para um mercado mais tecnológico e inovador. A busca por um negócio saudável e antenado em novos movimentos é um dos principais indicadores do elevado potencial para contribuição na prestação de serviços por meio do Metaverso.
Diversas empresas já podem integrar a realidade virtual, seja por meio de reuniões ou treinamentos, por exemplo. Ainda é um processo em desenvolvimento, mas é importante que os empresários de Micro e Pequenas Empresas adotem um posicionamento interessado nas novas tecnologias e procurem posicionar algumas de suas operações para atender as novas formas de interação que surgem no horizonte.
Como o Metaverso transformará as
empresas?
A pandemia acelerou o processo de Work From Anywhere, mas o distanciamento não precisa ser sinônimo de isolamento e as soluções adaptadas para o Metaverso farão com que essa barreira do distanciamento seja encurtada, abrindo inúmeras oportunidades de inclusão no meio colaborativo. Segundo Gustavo Schifino, diretor de transformação digital do Grupo 4all:
Os dados do estudo Meet Me in the Metaverse - The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business realizado recentemente pela Accenture revelam que:
De acordo com a pesquisa da Analysis Group, o Metaverso poderá representar 2,8% do PIB Global em 2031, caso ele evolua de forma semelhante aos smartphones.
Só no Brasil, mais de 130 companhias nacionais têm lucro com inserções em realidade virtual e aumentada, além de outras inovações relacionadas ao novo recurso. Além disso, o Metaverso vem transformando também o mercado de trabalho. O site de empregos Indeed mostrou que os anúncios de emprego que mencionam a expressão Metaverso cresceram 1042% entre novembro de 2020 e novembro de 2021.
Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, 85 milhões de postos de trabalho deverão ser eliminados até 2025, mas 97 milhões de novas funções serão criadas em cima das novas tecnologias.
Uma das maiores companhias de realidade aumentada e soluções relacionadas ao Metaverso do país, a Flex Interativa, registrou um aumento de 750% na procura pelas soluções da marca entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. De acordo com a empresa, o setor que mais procurou pelas soluções da empresa foi o do varejo (para eventos e vendas), seguido da Indústria (para fazer qualificação dos colaboradores, como equipes técnicas ou comerciais).
Impactos nos modelos de trabalho
O Metaverso impactará até na forma como as pessoas trabalham. De acordo com um relatório do Instituto Gartner, até 2026 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no Metaverso para trabalho, compras, educação, social e/ou entretenimento.
Nos novos modelos de trabalho híbrido, ou em operações geograficamente distribuídas, o Metaverso será o caminho natural para engajamento, networking e gestão de pessoas, ampliando as funcionalidades de ferramentas colaborativas e permitindo, por exemplo, projetar gráficos e imagens em salas de reuniões virtuais, ou interagir com computadores e colaboradores à distância.
Algumas empresas já desenvolveram espaços para interações dentro do ambiente virtual, como por exemplo:
Além disso, algumas empresas utilizam o Metaverso com o objetivo de se aproximar de clientes e dar maior visibilidade a seus produtos:
O Metaverso nos Pequenos Negócios
De acordo com Fabiano Zortéa, coordenador de varejo do Sebrae/RS, de primeiro momento, apenas as mudanças nos setores de entretenimento, mídia e educação poderiam gerar algum tipo de impacto na realidade dos consumidores. É necessário considerar o cenário brasileiro, o Metaverso ainda deve demorar décadas para chegar ao consumo de massa. Produtos para o avatar usar no Metaverso não são prioridade de compra no país, que tem problemas mais graves.
Ainda segundo Zortéa, para os pequenos negócios é preciso acompanhar o que está acontecendo e compreender esse movimento de consumo e as barreiras que existem, como a tecnológica. Também é preciso entender que este universo não representa uma ameaça nem vai tirar as vendas do setor. Diversas dúvidas sobre esse contexto atual e a dimensão de seus impactos que recairão na sociedade, de forma geral, causam receio e entusiasmo a líderes e gestores de empresas.
Por meio da Pesquisa sobre as Perspectivas do Metaverso realizada pelo IEG, foi verificado que, entre os respondentes:
Além disso, 75% dos participantes nunca tiveram contato com o Metaverso. A intenção é que seja possível abrir novas possibilidades de interação, tanto na área relacionada a jogos como no âmbito do trabalho ou na forma de fazer eventos. A pesquisa ainda apontou que, para os profissionais, as áreas que têm mais oportunidade de utilizar o Metaverso são:
Metaverso no Ensino
O uso do Metaverso no ensino promete tornar o processo de aprendizado mais dinâmico com ambientes que tornam possíveis experiências educacionais práticas, como visitas à locais e épocas antes impossíveis de serem vivenciadas pelos estudantes, tornando o aprendizado imersivo. Dentre alguns dos benefícios do uso do Metaverso no processo de ensino e aprendizagem estão:
Dicas do SEBRAE para você: