Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Como o Metaverso pode impactar o seu empreendimento?

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como o Metaverso pode impactar o seu empreendimento?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 21 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A transformação digital já faz parte de um passado recente e apesar de algumas empresas ainda não terem acompanhado essa evolução, o mundo já caminha para conceitos ainda mais complexos como o Metaverso e da Terceira Geração da Internet (a Web 3.0).


 


O crescimento no número de startups e indústrias no Paraná aponta para um mercado mais tecnológico e inovador.  A busca por um negócio saudável e antenado em novos movimentos é um dos principais indicadores do elevado potencial para contribuição na prestação de serviços por meio do Metaverso.


Diversas empresas já podem integrar a realidade virtual, seja por meio de reuniões ou treinamentos, por exemplo. Ainda é um processo em desenvolvimento, mas é importante que os empresários de Micro e Pequenas Empresas adotem um posicionamento interessado nas novas tecnologias e procurem posicionar algumas de suas operações para atender as novas formas de interação que surgem no horizonte.


Como o Metaverso transformará as empresas?


A pandemia acelerou o processo de Work From Anywhere, mas o distanciamento não precisa ser sinônimo de isolamento e as soluções adaptadas para o Metaverso farão com que essa barreira do distanciamento seja encurtada, abrindo inúmeras oportunidades de inclusão no meio colaborativo. Segundo Gustavo Schifino, diretor de transformação digital do Grupo 4all:


          


Os dados do estudo Meet Me in the Metaverse - The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business realizado recentemente pela Accenture revelam que:

  • 72% dos executivos globais acreditam que o Metaverso terá um impacto positivo em suas organizações;
  • 45% acreditam que trará uma transformação profunda para suas empresas.

De acordo com a pesquisa da Analysis Group, o Metaverso poderá representar 2,8% do PIB Global em 2031, caso ele evolua de forma semelhante aos smartphones.


Só no Brasil, mais de 130 companhias nacionais têm lucro com inserções em realidade virtual e aumentada, além de outras inovações relacionadas ao novo recurso. Além disso, o Metaverso vem transformando também o mercado de trabalho. O site de empregos Indeed mostrou que os anúncios de emprego que mencionam a expressão Metaverso cresceram 1042% entre novembro de 2020 e novembro de 2021.


Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, 85 milhões de postos de trabalho deverão ser eliminados até 2025, mas 97 milhões de novas funções serão criadas em cima das novas tecnologias.


Uma das maiores companhias de realidade aumentada e soluções relacionadas ao Metaverso do país, a Flex Interativa, registrou um aumento de 750% na procura pelas soluções da marca entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. De acordo com a empresa, o setor que mais procurou pelas soluções da empresa foi o do varejo (para eventos e vendas), seguido da Indústria (para fazer qualificação dos colaboradores, como equipes técnicas ou comerciais).


             


Impactos nos modelos de trabalho


O Metaverso impactará até na forma como as pessoas trabalham. De acordo com um relatório do Instituto Gartner, até 2026 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no Metaverso para trabalho, compras, educação, social e/ou entretenimento.


Nos novos modelos de trabalho híbrido, ou em operações geograficamente distribuídas, o Metaverso será o caminho natural para engajamento, networking e gestão de pessoas, ampliando as funcionalidades de ferramentas colaborativas e permitindo, por exemplo, projetar gráficos e imagens em salas de reuniões virtuais, ou interagir com computadores e colaboradores à distância.


Algumas empresas já desenvolveram espaços para interações dentro do ambiente virtual, como por exemplo:

  • Horizon Workrooms: desenvolvido pelo Facebook, é um espaço de encontro virtual que permite que o usuário colabore com seus colegas praticamente sem se sentir isolado ou privado de interações no local de trabalho durante o trabalho remoto.
  • Microsoft Mesh: aproveita uma experiência de realidade mista que permite que o usuário se conecte, compartilhe e colabore com seus colegas de trabalho em ambientes virtuais imersivos e quase naturais.

Além disso, algumas empresas utilizam o Metaverso com o objetivo de se aproximar de clientes e dar maior visibilidade a seus produtos:

            


O Metaverso nos Pequenos Negócios


De acordo com Fabiano Zortéa, coordenador de varejo do Sebrae/RS, de primeiro momento, apenas as mudanças nos setores de entretenimento, mídia e educação poderiam gerar algum tipo de impacto na realidade dos consumidores. É necessário considerar o cenário brasileiro, o Metaverso ainda deve demorar décadas para chegar ao consumo de massa. Produtos para o avatar usar no Metaverso não são prioridade de compra no país, que tem problemas mais graves.


Ainda segundo Zortéa, para os pequenos negócios é preciso acompanhar o que está acontecendo e compreender esse movimento de consumo e as barreiras que existem, como a tecnológica. Também é preciso entender que este universo não representa uma ameaça nem vai tirar as vendas do setor. Diversas dúvidas sobre esse contexto atual e a dimensão de seus impactos que recairão na sociedade, de forma geral, causam receio e entusiasmo a líderes e gestores de empresas.


Por meio da Pesquisa sobre as Perspectivas do Metaverso realizada pelo IEG, foi verificado que, entre os respondentes:


            

  


Além disso, 75% dos participantes nunca tiveram contato com o Metaverso. A intenção é que seja possível abrir novas possibilidades de interação, tanto na área relacionada a jogos como no âmbito do trabalho ou na forma de fazer eventos. A pesquisa ainda apontou que, para os profissionais, as áreas que têm mais oportunidade de utilizar o Metaverso são:


          


Metaverso no Ensino


O uso do Metaverso no ensino promete tornar o processo de aprendizado mais dinâmico com ambientes que tornam possíveis experiências educacionais práticas, como visitas à locais e épocas antes impossíveis de serem vivenciadas pelos estudantes, tornando o aprendizado imersivoDentre alguns dos benefícios do uso do Metaverso no processo de ensino e aprendizagem estão:

 


Dicas do SEBRAE para você:




avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios