A vestimenta adequada pode influenciar o comportamento e a imagem profissional. No ambiente de trabalho, a forma de se vestir vai além da estética, podendo ser utilizada como uma ferramenta para a construção da imagem profissional e da comunicação não verbal. O dress code, ou, em português, código de vestimenta, estabelece diretrizes sobre como colaboradores e empreendedores devem se apresentar no trabalho, para refletir a cultura e os valores de uma empresa. Variações do dress code corporativo O dress code é um conjunto de normas que orienta a escolha das vestimentas adequadas para diferentes contextos, especialmente no ambiente de trabalho. Essas diretrizes consideram fatores como o setor de atuação, o público-alvo e a identidade corporativa de uma empresa, ajudando a garantir que a imagem transmitida seja coerente com os objetivos e valores da organização. Segundo Nathália Iketani, consultora de imagem profissional e pessoal, em entrevista para O Liberal, o dress code, nos últimos anos, tem caminhado para um futuro mais adaptável e inclusivo. "O traje que usamos no trabalho é uma extensão da nossa imagem profissional, mas não pode ser visto como uma camisa de força. Ele precisa dialogar com os valores da empresa e com as necessidades individuais dos colaboradores." Mesmo com as mudanças nos ambientes corporativos, existem três categorias principais de código de vestimenta, sendo elas: Formal ou tradicional: comum em setores como financeiro e jurídico, exige o uso de ternos, gravatas, tailleurs e sapatos sociais. A formalidade desse tipo de vestimenta ajuda a transmitir seriedade e confiança a clientes e parceiros. Business casual: equilibra profissionalismo com conforto, permitindo combinações como camisas sem gravata, calças sociais ou jeans escuros e sapatos fechados. É frequente em empresas de consultoria e áreas administrativas. Casual: variação mais flexível, comum em startups e empresas de tecnologia, por exemplo, em que jeans, camisetas e tênis são aceitáveis, desde que apresentem aspecto alinhado e profissional. Dicas para adequar o dress code no ambiente de trabalho Cultura da empresa: antes de definir o estilo, é importante conhecer e observar como os colegas se vestem e também entender as expectativas da organização. Caso, por exemplo, o trabalho seja híbrido, perguntar ao RH sobre as expectativas de vestimenta pode ajudar a se preparar melhor. Peças versáteis: itens como camisas de cores neutras, calças de corte clássico e um bom sapato masculino podem ser combinados de diversas formas, adequando-se a diferentes ocasiões. Conforto com elegância: peças como camisas sociais, vestidos ou calças de alfaiataria bem ajustadas e feitas com tecidos de qualidade garantem liberdade de movimento e sofisticação. Evite excessos: algumas peças muito chamativas ou informais demais podem desviar a atenção e passar uma imagem inadequada, tanto em relação às cores quanto ao corte ou estilo de uma peça. Aparência pessoal: além das roupas, higiene pessoal e acessórios discretos, como relógios e anéis, ajudam a complementar uma imagem profissional positiva. Colaboradores e empreendedores muitas vezes representam diretamente a imagem de suas empresas, portanto, adaptar o dress code ao público e contexto é importante. Em reuniões com clientes, optar por roupas mais formais ajuda a transmitir mais credibilidade. Já no dia a dia um estilo business casual ou casual pode ser mais adequado.