Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Como montar um hotel: Confira dicas

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como montar um hotel: Confira dicas
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 10 JUN. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Planejamento é a alma do negócio para evitar gastos desnecessários.


Construir e gerenciar um hotel se tornou um negócio muito lucrativo, especialmente no Brasil após a pandemia. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo nacional cresceu 7,8% em 2023, faturando aproximadamente R$ 189,4 bilhões.


No entanto, montar um hotel não é uma tarefa fácil, pois necessita de muito planejamento antes que qualquer investimento seja feito. Pensando nisso, preparamos uma lista de dicas para novos empreendedores no setor hoteleiro. Confira:


Antes de tudo, definir o tipo de hospedagem


O primeiro passo na fase de planejamento conceitual é definir qual o tipo de hospedagem desejado – pode ser um hotel de luxo, um hotel intermediário, uma pousada, um resort ou um hostel. Para definir o tipo de hospedagem, é necessário fazer uma série de estudos e pesquisas de acordo com a localização desejada, possíveis competidores, cidades próximas, pontos turísticos e acessibilidade a hospitais.


Definir o público-alvo


Assim como qualquer outro tipo de empreendimento, conhecer o seu público-alvo é determinante para o sucesso do negócio, desde o posicionamento da marca até campanhas de marketing e pacotes promocionais. Afinal, o público-alvo de um resort com atrações infantis é muito diferente de um hostel voltado para mochileiros.


Localização


Um dos maiores atrativos de qualquer hotel, para os hóspedes, é a sua localização; seja de frente para o mar, com vista para montanhas ou nas proximidades de outros pontos turísticos, a localização do hotel é crucial. O ideal é fazer uma pesquisa de campo minuciosa sobre as melhores posições para o hotel, e isso não se aplica apenas do ponto de vista turístico, é preciso também ter conhecimento sobre proximidade de hospitais, mercados e depósitos de construção para dar o suporte logístico ao empreendimento.


Quais serviços serão oferecidos?


Outro ponto muito atrativo para os hóspedes reside na questão dos serviços inclusos na hospedagem. Por exemplo, se um hotel custa 300 reais a diária apenas com café da manhã incluso, e um segundo hotel custa 320, mas inclui café da manhã e jantar, é maior a probabilidade de o segundo hotel atrair mais hóspedes por uma diferença pequena no custo da estadia.


Portanto, é muito importante definir desde cedo quais serão os serviços oferecidos pelo hotel, como café da manhã, almoço, jantar, bar, spa, maquiagem, academia, guias turísticos próprios, aluguel de veículos, etc.


Planejamento financeiro


O investimento inicial para montar um hotel pode ser estratosférico se não houver um planejamento sério. Uma estratégia que muitos hotéis acabam usando é a de fazer um planejamento de investimentos futuros. No primeiro ano, o hotel tem que ter a estrutura principal, quartos, recepção e cozinha prontos. No ano seguinte, começa o investimento para a área da piscina; dois anos depois, o spa; no ano seguinte, a ampliação ou construção da academia. Dessa forma, o planejamento acontece a longo prazo, e o hotel já pode retornar parte do investimento.


Vale lembrar que existem itens do investimento inicial que devem ser novos, como equipamentos de cozinha ou de academia, câmeras, camas, etc., e outros itens que não necessariamente precisam ser novos, como um carro seminovo para uso geral do hotel, para levar mercadorias, abastecimento de produtos, buscar funcionários, fazer atendimento em outros locais, resolver questões bancárias, etc.


Curtiu o conteúdo? Dê um joínha e comente o que achou das dicas!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1370 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?