Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como melhorar a relação dentro da sua empresa

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como melhorar a relação dentro da sua empresa
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 04 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Uma empresa pode ser um ambiente estressante. Você confina as pessoas a um ambiente durante muitas horas por dia, pessoas que são diferentes em personalidade e que podem muitas vezes não ter muita coisa em comum.

 

Você, obviamente não exige que ninguém seja melhor amigo de ninguém, mas uma boa convivência e uma boa relação entre as pessoas na sua empresa certamente vai tornar o ambiente mais leve e também mais produtivo.

 

Mas como dissemos, nem sempre isso é fácil. O estresse do dia a dia e também as diferenças podem fazer com que tudo se torne uma panela de pressão prestes a explodir, e faz parte do seu trabalho como chefe e líder cuidar para que as pessoas consigam ter um bom convívio social.

 

Muitos donos de empresa acabam por negligenciar o clima do ambiente de trabalho, e isso faz com que os problemas vão escalando. E as consequências disso não são apenas confusões propriamente ditas, mas também, problemas que geram um ambiente tóxico e menos produtivo.

 

Esse é o poder que um ambiente com muitas inimizades pode ter. E isso porque nem estamos contando os problemas de saúde mental que isso pode trazer também, como ansiedade e burnout, isso sem contar que um funcionário desmotivado pode ser até 125% menos produtivo.

 

Mas, então como fazer para que as coisas não cheguem a esse ponto? Como fazer para que seu ambiente de trabalho se torne seguro, pacifico e feliz?


Essas são as respostas que nós vamos ajudar a responder hoje, dando as melhores dicas para que você possa melhorar a relação dentro da sua empresa.

 

Faça com que a equipe entenda a importância da empatia

Dentro de um ambiente de trabalho, é muito provável que uma competição entre os funcionários aconteça. Todos querem ganhar aquela promoção, todos querem mostrar que são o melhor que a empresa tem a oferecer.


E esse ambiente pode criar uma competição tóxica, onde um passa por cima dos problemas dos outros para conseguir conquistar seus objetivos. A longo prazo isso é bem ruim para o ambiente da empresa, e você deve fazer trabalhos que fortifiquem na cabeça de todos que a empatia é fundamental para que todos cresçam juntos.


Faça com que um entenda o problema do outro, se coloque no problema do outro, e assim ninguém vai passar por cima de ninguém. Você quer que seus funcionários cresçam juntos e em um ambiente pacífico, e aflorar demais a competição entre eles pode ser bem ruim.

 

Dê pequenos agrados

Um ambiente mais feliz é uma mente mais saudável, então você deve cuidar para que seu local não seja um mar de estresse. E dar pequenos agrados a seus funcionários pode fazer muita diferença.

 

Existem muitos brindes que podem ser distribuídas para os funcionários, muitas vezes até de forma personalizada com rostos e nomes. Canecas e camisetas tendem a ser as favoritas, mas tem vários outros tipos. Nesse caso, é só ser criativo.


Faça com que cada um tenha seu valor individual reconhecido

Uma coisa curiosa sobre trabalhar com uma equipe, é que por mais que você tenha pessoas que exercem uma mesma função, cada um deles vai ter um talento especial diferente. Pessoas não são clones, e por mais que você tenha uma empresa onde você quer o mesmo de cada um, essas pessoas podem te entregar esse mesmo de maneiras diferentes.

 

E isso é uma coisa positiva, já que você vai ter uma diversidade de talento em mãos. E sempre que você reconhece esse talento individual, o funcionário se sente melhor. A ideia de diminuir um funcionário porque ele não faz determinada igual outra é bem ruim para a moral, afetando a produtividade e a motivação.


Sentir que esse talento é reconhecido e valorizado pela empresa é algo que não custa nada a você que é chefe, e pode ser muito importante para o seu funcionário.

Evite fofocas

Uma das piores coisas que podem existir em um ambiente de trabalho, são as fofocas. A fofoca sempre vem aumentada, piorada, e vai dar muita dor de cabeça a longo prazo.

 

Educar a equipe sobre quão nociva uma fofoca pode ser, e como ela pode se espalhar rápido é essencial para que você consiga ter um controle maior sobre qualquer tipo de confusão que possa acontecer.

 

As fofocas geram desentendimentos, brigas, inimizades, criam um clima ruim entre as pessoas, mas principalmente disseminam muita informação falsa, muito pelo fato de que uma fofoca sempre aumenta um pouco cada vez que ela é passada para uma nova pessoa.

 

Em resumo, mantenha seu ambiente de trabalho livre das coisas que podem prejudicar o social, e mostre para sua equipe o ser humano por trás de cada vaga ali dentro, e você vai garantir que todo mundo siga produzindo mais, e tendo menos problemas entre si.



E na sua empresa, como é o cuidado com o ambiente de trabalho?

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?