Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como medir seu desempenho em sustentabilidade?

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como medir seu desempenho em sustentabilidade?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A sustentabilidade vem ganhando notoriedade, sobretudo após a popularização do termo ESG. Por isso, as empresas devem utilizar alguns indicadores-chave de desempenho (KPI's) em sustentabilidade, visando analisar o nível de sucesso de sua estratégia e manter uma comunicação ética e transparente com os stakeholders (partes interessadas).

Um estudo recente apresenta alguns dos KPIs que as empresas já estão usando para criar insights de sustentabilidade acionáveis:

1. Pegada de carbono
Neutralizar a pegada de carbono é um dos indicadores de desempenho mais importantes para uma empresa, pois avalia uma série de dados, desde seus processos, até sua cadeia de fornecedores. Ao medir os Escopos 1, 2 e 3 de emissões, as organizações podem avaliar como a presença no mercado de seus produtos ou serviços está impactando as mudanças climáticas.

2. Consumo de Energia
Outro indicador que pode ser atrelado ao desempenho da empresa em relação às mudanças climáticas é a redução do consumo de energia, especialmente a proveniente de fontes não renováveis. As empresas podem analisar quanta energia suas operações consomem e determinar onde podem usar menos, resultando em economia de custos à companhia e menos emissões expelidas das instalações de produção de energia.

3. Monitorar a Logística e Cadeia de Suprimentos
Envolver os fornecedores amplia sua capacidade de influência da empresa em práticas mais sustentáveis. Muitas organizações estão fornecendo soluções adequadas para reduzir emissões e resíduos no setor de logística, com veículos movidos a energia alternativa e soluções de transporte. Contudo, para obter informações completas, as empresas precisam de dados sobre sua milhagem geral da cadeia de suprimentos e o efeito de seus métodos de transporte.

4. Redução de resíduos e taxas de reciclagem 
A economia circular auxilia a empresa a pensar no processo de reutilização dos resíduos, após o ciclo de vida útil dos produtos. Por isso, muitas empresas buscam o monitoramento de sua gestão de resíduos para garantir que não apenas a produção de produtos seja sustentável, mas os próprios produtos se encaixem em uma economia circular. Ainda, frente ao novo perfil dos consumidores, as empresas estão buscando fornecedores de insumos e materiais mais sustentáveis, reajustando seus processos e mantendo-se mais competitivas.

5. Impacto social

A questão social é cada vez mais importante para os stakeholders e as empresas devem implantar e medir suas ações em inclusão, diversidade, gênero, humanização e responsabilidade social. As empresas devem ser capazes de recuperar informações sobre o tratamento dos fornecedores. Os relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG) podem fornecer boas informações sobre as ações no âmbito social que, se realizado de forma verdadeira, pode acarretar na obtenção de visibilidade ESG e sustentabilidade, diante dos stakeholders.


Como a sua empresa está contribuindo como futuro do planeta?


A Harpia Meio Ambiente tem se dedicado a auxiliar as empresas a implantarem uma Agenda de Estratégias em Sustentabilidade - AGENDA ESG | 2030, tendo como pilares os conceitos de Humanização, Sustentabilidade e Inovação, conectados com o Capitalismo Consciente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030 da ONU.


Dra. Gisele Victor Batista - giselevictorbatista@gmail.com 


Consultora em ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial, Liderança Sustentável e Desenvolvimento Humano | Palestrante Mudanças Climáticas, Agenda 2030, Capitalismo Consciente e Economia Circular - Top 10 LinkedIn Creator

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batista
Top 10 LinkedIn Creator | Consultora ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Mentora Liderança Sustentável e Desenvolvimento Humano | Palestrante Mudanças Climáticas, ODS-Agenda 2030 e Capitalismo Consciente.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4643 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?