Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como me comportar durante uma live?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como me comportar durante uma live?
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Estamos vivendo um BOOM de LIVES vindas de todos os lados. Seja no meio corporativo, empresarial e no meio artístico, quando buscamos entretenimento.  Este é o caminho encontrado para entregar o que antes, acontecia presencialmente. O ambiente ao vivo, é sempre surpreendente, pode acontecer de tudo! E para estar bem preparado, é importante que você, como convidado de uma live ou moderador, tenha em mente um roteiro de bom comportamento e comunicação assertiva.


Minha experiência como gestora há 2 anos, do programa CONNECT no Youtube do Sebrae PR e atuação no meu próprio canal de conteúdo no Youtube, permite que eu tenha propriedade para te dar algumas dicas! Vamos lá...


Existem alguns direcionamentos, de acordo com o objetivo e o público alvo de cada live, o tom de linguagem e abordagem, irá variar de acordo com estas estratégias. O formato do ao vivo te dará um direcionamento, você sentirá mais à vontade se souber se é um bate papo informal ou uma palestra ou uma aula mais complexa. Busque alinhar estes pontos antes de começar para o conteúdo ser mais assertivo.
 

Quando eu sou o convidado

Se você foi convidado para alguma live é porque tem autoridade e domínio para falar sobre o tema em questão. A primeira coisa é se apropriar disso. Ninguém te convidaria se você fosse ruim. Dito isso, é importante que você estude sobre o tema e estruture uma linha de raciocínio a ser seguida durante o tempo de live. 

Faça um roteiro prévio dos pontos que deseja abordar com os expectadores e fale sobre o que você tem propriedade, as pessoas percebem quando há encheção de linguiça. Evite gírias. Explique termos técnicos. Traduza termos em inglês. Seja educado. Em cada tópico de conteúdo, trace uma linha de comunicação clara e objetiva, que tenha início, meio e fim. Um material de apoio, pode ajudar bastante.
 

Quando eu sou o moderador

O papel do moderador é conduzir a live como um todo. Fazer a abertura, apresentar o convidado, guiá-lo pelo conteúdo que deverá ser abordado, através de perguntas guias previamente combinadas. Você terá de ter jogo de cintura em casos inesperados como: falha na conexão e problemas com o microfone. Pense em estratégias de distrair o público, caso seja necessário. 

Pode ser que o convidado dê uma viajada ao longo da live e fuja da pauta do conteúdo, aí você entra para trazê-lo a realidade novamente. Fomentar que os expectadores interajam, dar recados paroquiais, fazer o fechamento da live e controle de tempo também fica sob sua responsabilidade. Estruturação de um roteiro será primordial para que você saiba a sequência de cada passo a ser executado.

 

Quando eu sou professor em sala de aula

Este formato já é um pouco mais desafiador pois, você precisa ser interessante o tempo todo para ganhar atenção dos alunos! Seja você um professor de ensino médio, fundamental, professor de pré-escola, professor universitário, professor de MBA, enfim! Estar conectado a uma plataforma a distância, onde a interação geralmente é fria e você não sabe se as pessoas estão gostando ou não, por não conseguir ver o rostinho de cada um, é de fato desafiador. Com base nas experiências que eu tive nesta pandemia, sendo professora do módulo Youtube, da academia Digital de Curitiba e como aluna de diversas aulas, minhas dicas para você que leciona, são:


- Prepare uma entrada triunfal, inovadora, divertida, para entreter quem assiste;

- Pedir que deixem as câmeras abertas, para que você possa e consiga medir a aceitação do conteúdo pode ser uma boa, mas nem todos vão querer, isto se, alguém concordar. Então, esteja preparado;

- Utilize das ferramentas online como o mentimeter para gerar dinamismo com os alunos, faça quis, pesquisas, formatos onde eles tenham que interagir com você;

- Tenha uma apresentação visualmente atrativa com objetivo de mantê-los antenados ao que está sendo abordado. Utilze o canva.com para criar apresentações modernas e dinâmicas;

- Seja firme em sua fala, utilize frases de efeito para captar a atenção;

- Se planeje em uma média de 2 minutos por slide, sendo assim, se você tiver 1h30 de aula, você precisará de 45 slides.
 

Quer assistir este conteúdo ao invés de ler? Dê o play lá no início.


Dicas técnicas para todos:

  • Prepare o local, o cenário para a live.
  • Procure estar em um ambiente com boa iluminação.
  • Evite cômodos vazios, isto pode dar eco.
  • Utilize fones de ouvido com microfone.
  • Vista-se bem, esteja apresentável, arrume o cabelo.
  • Cuidado com os vícios de linguagem como: EEEEH, ANNNN, ENTÃO, NÉ.
  • E esteja bem humorado (dentro da tua essência) para gerar empatia nos expectadores.

E aí, como você tem saído nas lives? 

Um abraço,
Bianca Becker.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2726 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?