Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como manter e conquistar novos clientes com o Marketing Digital?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como manter e conquistar novos clientes com o Marketing Digital?
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Estamos vivendo um cenário inédito e extremamente desafiador, principalmente para os empresários. Nas últimas semanas o comportamento do consumidor mudou completamente em praticamente todas os setores do mercado. Mas, o lado positivo de tudo isso, é que estamos vivendo esta crise em meio a tempos digitais, que além de proporcionar informações praticamente instantâneas para que possamos nos preparar e até entender melhor toda essa situação, com um pouco de criatividade, também conseguiremos manter os nossos negócios na ativa, mesmo que digitalmente. 

Durante o isolamento social, aproveite todo o conteúdo que está sendo disponibilizado online de maneira gratuita, não apenas pelo Sebrae, mas também por diversos outros profissionais e empresas da área do marketing e da comunicação através de lives no instagram, youtube ou qualquer outra plataforma.  Sendo um pouquinho otimista esse ainda pode ser um momento de aprender, se reinventar com novas ideias e dar a volta por cima.

As mídias sociais devem ser nesse momento as melhores amigas de todo e qualquer empresário, se antes da crise elas já tinham se tornado uma excelente ferramenta de vendas, agora elas são essenciais e imprescindíveis. 

Assista agora mesmo: COMO ME ADAPTAR AO MARKETING DIGITAL, DIANTE DO COVID-19? Dê o play 
 

Hoje, estima-se que 03 bilhões de pessoas estejam presentes nas redes sociais e esses números só aumentam a cada dia que passa. Um estudo apontou que em tempos absolutamente normais, ou seja, durante rotinas de trabalho fora da crise do Covid-19, os brasileiros já passam em média 09 horas por dia online, sendo pelo menos 03 horas em redes sociais. 

Nesse momento então, em que grande parte das pessoas se encontra em casa para cumprir o isolamento social, esse número, sem dúvidas nenhuma, já deve estar muito maior. E é exatamente aí que devemos ver uma oportunidade de manter as atividades de nossos negócios ativas na internet.

Esse é um momento em que precisamos tomar todas as medidas possíveis para minimizar os impactos da crise em nossas empresas e é através dos meios digitais que está a solução para mantermos e até mesmo conquistarmos novos clientes durante esse período turbulento.

Panorama atual do mercado
Antes de passar para as estratégias de negócio precisamos entender que todos os setores estão sendo afetados pela crise do Covid-19 sim, porém cada um deles de uma maneira específica. E cada um de nós precisa estar muito bem informados sobre a realidade e os impactos em cada setor antes de desenvolver qualquer estratégia ou tomar alguma decisão de venda. 

Por isso mais uma vez reforçamos aqui, use a internet e o grande fluxo de informações a seu favor para entender como o seu setor está sendo afetado nesse momento, estude e entenda a realidade, é a partir daí que irão surgir quais as melhores estratégias a serem implementadas agora no seu negócio.

Como exemplo trazemos aqui os impactos de alguns desses setores:

  • Hotelaria: cancelamentos de reservas e serviços já ultrapassam 200%.

  • Bares e Restaurantes: quedas entre 30% a 70% em redução de receita, com perspectivas de maior redução nas próximas semanas devido à campanha #ficaemcasa.

  • Comércio online: crescimento 30,5% - sendo um dos maiores crescimentos nos setores da saúde e beleza e de perfumaria.

  • App de entrega: crescimento de 30%.

  • Outros impactos: cancelamento de feiras e eventos a nível nacional e internacional, crescimento de pagamentos sem dinheiro físico e sem contato presencial, redução da qualidade da internet em algumas plataformas já que, devido ao trabalho remoto muitas pessoas estão utilizando o streaming, por exemplo, ao mesmo tempo e ainda aumento no consumo de games online e mídias sociais.

Um empresa de cosméticos na China, por exemplo, precisou fechar 40% de suas lojas físicas após o período de isolamento social imposto no país, mas ao mesmo tempo, conseguiu ver um aumento de 200% nas vendas online de produtos com a ajuda da divulgação dos próprios funcionários através do WeChat, que é uma plataforma de conversas instantâneas muito similar ao whatsapp que é utilizada no país. Ou seja, mesmo com fechamento de algumas lojas físicas, a empresa saiu no lucro de vendas.

O que podemos fazer imediatamente?
Vamos começar na nossa própria casa. Agora mais do que nunca é de extrema importância manter o relacionamento com os seus funcionários e fornecedores. Seja sincero, estamos todos passando por esse momento juntos. Fale sobre a saúde da empresa, sobre os planos para enfrentar essa crise e até mesmo peça sugestões dos seus funcionários para esse momento delicado.

Para fazer esses contatos, como neste momento estamos evitando o encontro presencial, opte por ferramentas como o whatsapp, email, telefone e até mesmo o Skype ou o Zomm que são plataformas que te permitem fazer uma reunião à distância com vários funcionários ao mesmo tempo.

ATENÇÃO: Mesmo separados fisicamente é importante que seja percebida por eles a intenção de pessoalidade nessa abordagem. 


MATRIZ ANSOFF
A matriz Ansoff é muito utilizada em desenvolvimento de produtos e mercado no marketing e pode ser aplicada em qualquer momento da economia por tratar basicamente duas questões:

1. Para quem posso vender?
2. O que posso vender?

Como o momento atual é atípico, deve-se fazer de tudo para perder o mínimo possível do que se tem. Assim, três cenários são apresentados aqui como estratégias sugeridas

1. COMO MANTER O SEU CLIENTE COM A VENDA DO SEU PRODUTO/SERVIÇO ATUAL 

- Agora mais do que nunca nossas empresas precisam estar presente nas principais mídias digitais como Facebook, Instagram e whatsapp. Nesse momento, aproveite para ter um contato mais próximo com os seus clientes nessas plataformas, já que o contato presencial não está acontecendo. Faça lives no Instagram para conversar com o seu cliente, por exemplo.

- Traga apelo emocional nas entregas dos seus produtos/serviços para o seu cliente. Todos estamos carentes de relacionamentos pessoais já que estamos muitas vezes sozinhos em casa, então deixe recadinhos nas embalagens na hora de entregar o seu produto ao cliente, por exemplo. Além de fazê-lo se sentir mais especial, esse passa a ser um convite para que ele mesmo poste a sua ação nas redes sociais dele, o que consequentemente pode te trazer novos clientes em potencial.

- Cadastre-se em sites de reviews como o ReclameAqui para acompanhar e interagir com os seus clientes o máximo possível. Responda cada um dos comentários, sejam eles positivos ou negativos.

O relacionamento entre cliente e marca é fundamental mediante ao cenário em que estamos vivendo.


2. COMO BUSCAR NOVOS CLIENTES 

- Entre no maior número possível de marketplaces, que são aqueles sites ou apps que intermediam o contato entre marcas e clientes assim como o IFood, UberEats, Submarino e Elo7. Dessa maneira, você passa a ter novos canais de atendimento com novos clientes. Além disso, outra boa notícia é que frente a essa crise muitos marketplaces estão com condições de especiais para pequenos negócios.

- Cadastre o seu empreendimento no Google Meu Negócio com todas as informações atualizadas e com o maior número de características possíveis do seu negócio, dessa maneira a sua empresa passa a aparecer no mapa e também nas pesquisas do google, o que faz com que cada vez mais pessoas visualizem o seu negócio.

- Seja criativo na hora da divulgação:

- Entre em contato com influenciadores do segmento que você atua para que eles possam ajuda-lo na divulgação.

- Faça parcerias com outro negócios locais para fazer venda casada.

- Venda vouchers para serem utilizados nas lojas físicas após a crise.

Lembre-se: todos estamos juntos nesse mesmo barco e as parcerias podem ser uma forma excelente de trazer vantagens para diferentes negócios e empresários.

 

3. COMO TRAZER NOVOS PRODUTOS PARA OS SEUS CLIENTES ATUAIS 

- Crie listas de transmissão no whatsapp oferecendo novos serviços de delivery e até pacotes para os seus clientes, como ainda não sabemos quanto tempo irá durar esse cenário de isolamento social os pacotes adquiridos com antecedência passam a ser uma garantia para os clientes de que a cada novo dia eles podem contar com o recebimento de algum produto.

- Ofereça a venda de insumos ou kits de produtos. Lembre-se muitos supermercados por exemplo estão com dificuldade para realizar todas as entregas solicitas e até mesmo passando por falta de produtos, se o seu cliente vê a oportunidade de adquirir algum insumo que lhe está em falta além de pedir pelos seus produtos, quem tem vantagem é o seu negócio.

Mas CUIDADO! Ao vender o seus próprios insumos se organize para que não falte matéria prima para a sua produção.

- Dispare promoções por SMS ou apps de mensagens. Nesse caso é interessante colocar um prazo de validade na ação para que o cliente sinta a necessidade de entrar em contato com você o quanto antes.

Mas atenção: não é recomendado oferecer esses novos produtos para novos clientes. Essas são estratégias de preocupação para manter o relacionamento com o cliente que você já conhece mas podem ser complicadas caso o consumidor ainda não conheça o seu negócio e os seus produtos. 

Use a tecnologia a seu favor para seguir em frente prezando pela vida dos humanos e dos negócios, de maneira harmônica.

 

E se você não assistiu a edição especial do Connect, sobre Marketing Digital, a hora é agora! Dê o play a seguir 

Uma empresa sem presença digital, simplesmente não existe para o consumidor final 

Para complementar sua leitura, clique aqui e confira dicas sobre O QUE POSTAR NO STORIE DO INSTAGRAM. 


Se precisar de ajuda, acione o Sebrae nos canais digitais!

 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 

 Estamos juntos  Bianca Becker.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2983 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?