Olá meu caro! Muitos estão se perguntando como manter ou mesmo aumentar as vendas em meio a pandemia e o momento de incerteza que estamos vivenciando desde meados de 2019.
O sentimento do mercado e das pessoas é de desconfiança e medo, medidas restritivas sendo implementadas cada vez mais e dificultando grande parte da forma de fazer negócios das empresas.
Pensando nisso, é imprescindível reunir informações para lidar com essa nova realidade, conhecimento nunca foi tão necessário como nos dias atuais.
E as vendas?
Uma enorme parte das empresas teve déficits ou quedas bruscas em suas vendas ao longo da pandemia, principalmente os negócios locais, onde as empresas realizam suas vendas com o cliente se dirigindo até o local físico.
Já por outro ângulo, empresas que levaram seus negócios para o meio digital, tiveram aumentos consideráveis em relação aos últimos anos, aumentos de até 118% foram relatados e os números só crescem numa variedade de negócios que podem ser executados online.
Okay, mas e quando existem barreiras que dificultam o negócio ser levado para o meio digital ou pelo menos atrasam os planos, o que fazer? A resposta é: se reinventar.
Diferencial
O diferencial de cada empresa sempre foi a principal característica que nortei toda a atuação da mesma. Além disso, quão rápido e com qualidade sua empresa tem atendido as necessidades de seus clientes?
- Você está sondando seus concorrentes como deveria?
- Você tem estabelecido metas realistas?
- Sua empresa investe em treinamentos para seus funcionários?
- Quão capacitada sua empresa é para lidar com crises?
- Como anda a administração da empresa?
- Você está se atualizando como deveria?
Muita vezes pensa-se que o que faz uma empresa ter sucesso é algum diferencial exorbitante, quando na verdade o 'arroz com feijão' bem feito já a colocaria num cenário muito mais favorável perante qualquer crise.
Produtos Diferenciados
Aumento de vendas, aquisição de novos clientes e retenção dos já existentes só acontece quando seu produto está alinhado com as necessidades dos seus clientes.
Diferenças como uma embalagem mais bonita, ainda que custe um pouco mais cara, podem ter grande efeito sobre as vendas.
Qual o tempo de entrega e a forma que isso é feita? Já parou pra pensar e repensar se existe alguma outra alternativa onde seu cliente possa receber seu produto mais rápido?
Seu produto está defasado? Precisa de atualização? E ai?
Outra coisa, a forma que você expõe seus produtos interfere diretamente nas vendas, será que existe alguma forma melhor de apresentar seu produto pras pessoas?
E se você mudar o ângulo de exibição? Ou talvez reformular sua estratégia de marketing em alguns pontos, talvez criar novas frases de vendas? Somente você o poderá fazer.
Forma de Vender
No meio do marketing é dito que as vendas de um produto são divididas em sua proporção da seguinte forma:
- Marketing: 99%
- Qualidade do Produto: 1%
Claro, num cenário desses a taxa de devolução pode ser grande, mas o caso é que a forma de você expor seu produto é sim a responsável pela maioria das vendas.
Produtos como Coca Cola já se vendem sozinhos pela qualidade e demasiado tempo no mercado, já produtos novos tem que ter argumentos melhores se quiserem se consolidar nesse mercado.
Ademais, fica a dica: Reinvente-se.