Os pequenos negócios têm dificuldade em encontrar espaço, em meio às grandes redes. No entanto, é possível investir no que falta para os grandes e criar diferenciais para alavancar o negócio.
As lojas locais conseguem destacar quando vendem produtos locais que contam uma história.
Também é importante estudar as demandas e o que as grandes lojas não conseguem oferecer ao cliente. Com planejamento e dedicação, é possível preencher essa lacuna.
A qualidade do atendimento e fidelização do cliente é fundamental.
Criar promoções e ofertas que alavanquem uma próxima compra ajuda. Produtos exclusivos que não são encontrados em outros lugares também podem fazer o cliente procurar uma loja pequena, ao invés de uma grande. Anúncios em redes sociais para quem mora perto do negócio também podem fazer com que as pessoas conheçam a loja.
Benefícios fiscais também ajudam os pequenos negócios e podem fazer com que os produtos sejam mais baratos para o consumidor final. Os pequenos, então, conseguem um maior lucro na venda de determinado produto. As grandes lojas têm de arcar com cargas tributárias altas. É importante colocar no papel os planos e avaliar as cargas tributárias para o seu negócio.
Comprar de um pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo bairro, impulsionando o desenvolvimento local. O atendimento também tem o potencial de ser mais personalizado. Algumas pessoas ainda prezam entrar em um local conhecido e os atendentes saberem o seu nome.
O contato próximo e essa confiança desenvolvida faz com que os clientes retornem.
As grandes redes oferecem formas de pagamento diferenciadas e possibilidade de renegociações, e isso é uma vantagem, portanto, pequenas lojas precisam também se diferenciar nessa área. Os pequenos negócios podem se inspirar nessas estratégias, como a negociação Riachuelo, que propõe um grande desconto para que os clientes paguem as dívidas.
As grandes e pequenas lojas oferecem diferentes benefícios para seus clientes.
É importante entender que cada uma delas tem o seu espaço e, muitas vezes, oferecem produtos e serviços complementares.
Ambas precisam se dedicar para que a experiência do cliente esteja em foco e alcance as expectativas de quem compra.