Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como liderar a própria vida frente as crises

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabeifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como liderar a própria vida frente as crises
Criado em 04 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os dois últimos dias foram de tensão por conta de toda situação política do Brasil. Eu vi muitas pessoas abaladas por conta do resultado das eleições, outras tomando atitudes mais drásticas, outras falando que o Nordeste não é bom, outras falando que mudarão de país, outras reflexivas e ainda pessoas que seguiram as suas vidas normalmente.

Por que diante de uma crise em qualquer lugar as pessoas têm comportamentos diferentes? Como você se comporta diante de uma crise seja ela de qual natureza for?

São perguntas que me fiz depois de analisar muitas situações e muitas pessoas nos últimos 3 anos. E depois de vários estudos encontrei algumas circunstâncias que levam as pessoas a terem comportamentos diferentes e desenvolvi algumas técnicas para você liderar a sua vida na crise.

  1. Cultura e costumes: você foi e é influenciado pelas pessoas que você convive, pela forma de se comportar dessas pessoas, pelos princípios e valores, pela história da sua comunidade e principalmente pela cultura que está enraizada a muitos anos na região que você vive. Eu sou descendente de ucranianos e meus bisavôs vieram da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial. Eles trouxeram várias crenças carregadas do povo ucraniano e de autodefesa por conta da guerra, logo eu terei aspectos comportamentais que estarão consciente e inconscientemente embasados nesse histórico das gerações anteriores.
  2. Lugar onde você convive: seja sua cidade, trabalho, família ou qual for os ambientes que você convive durante sua vida, eles vão influenciar à sua maneira de se comportar.
  3. Nível intelectual: o seu conhecimento te dá base para agir. Se você conhece somente sobre sua área, se conhece sobre várias áreas, se tem uma visão global das coisas ou se você tem uma visão sobre uma especialidade somente, direciona os seus comportamentos.
  4. Experiências de vida que você teve: de acordo com tudo que você viveu durante sua jornada na vida você vai agir e reagir as situações que acontecem no seu momento atual, pois você deu significados a todas as experiências vividas.
  5. Pessoas que você se relaciona: o círculo de pessoas que você mais convive influência em torno de 80% nos seus comportamentos e consequentemente nos seus resultados.

Esses são alguns dos principais pontos que influenciam nos seus comportamentos, principalmente de forma negativa se você está vivendo no inconsciente coletivo.

Ao longo dos anos no desenvolvimento humano, eu entendi que para conseguir manter a minha performance comportamental diante da crise eu preciso olhar para dentro primeiro e depois tomar atitudes para crescer em meio ao caos. 

Dentre os pontos que geraram mais resultados na minha vida estão:

  • Me afastar de pessoas tóxicas e que me fazem mal;
  • Identificar as oportunidades da crise;
  • Fazer questionamentos inteligentes sobre mim e sobre o momento atual;
  • Agradecer ao que já tenho;
  • Aprender e fazer algo novo todos os dias;
  • Me conectar com mentores com visão de vida e de mundo;
  • Continuar me vendendo e vendendo meus serviços;
  • Antecipar os movimentos globais;
  • Focar na minha família primeiro;
  • Mudar de lugar que moro se necessário;
  • Ser autorresponsável;
  • Fazer networking.

Enfim, esses são algumas atitudes que eu aprendi a tomar diante do caos para liderar a minha vida pessoal e profissional. E o que entendi é que é simples virar o jogo e crescer quando você está disposto a trocar as suas lentes e se manter em constante desaprendizado para aprender coisas novas.

O que você precisa aprender com tudo que está acontecendo na sua vida?

Me siga para receber artigos semanalmente.

Siga meu Instagram para acessar conteúdos diários: https://www.instagram.com/edi.slabei/

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabei
Mentor de aceleração de crescimento profissional e liderança e especialista em performance sistêmica para construção de carreiras exponenciais. Meu propósito é construir e restaurar famílias e relacionamentos por meio do desenvolvimento de homens e mulheres como pais, cônjuges, profissionais e líderes de verdade para criar gerações mais fortes emocionalmente. Minha carreira profissional começou quando tinha 10 anos e comecei a aprender sobre liderança e pessoas trabalhando com meu pai na agricultura. Após a conclusão do curso técnico em logística e início da graduação em Engenharia de Produção, em 2017 comecei a atuar na indústria. Nessa jornada me apaixonei por mentalidade de crescimento, liderança, inteligência emocional e isso me fez em um ano na indústria, chegar ao cargo de supervisor e depois de 7 meses, assumir o cargo de gerente. Depois de 3 anos atuando na indústria, inconformado com muitas pessoas vivendo a insatisfação profissional e sem crescimento, decidi investir ainda mais em mim para ajudar profissionais e líderes quebrarem suas barreiras mentais. Certificações: Master Coaching Integral Sistêmico Practitioner em Programação Neurolinguística Analista de Perfil Comportamental Advanced Executive Coach Business Coach Coaching Financeiro Inteligência Emocional Mindfulnessfavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?