Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como lidar com imprevistos no mundo dos negócios?

avatar THAISE DO AMARAL ORITA
Thaise Do Amaral Oritafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como lidar com imprevistos no mundo dos negócios?
Criado em 23 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

E se você tivesse o poder de prever o futuro? Seria ótimo, não é mesmo? Se tratando do mundo dos negócios, melhor ainda mas como isso não é possível, a melhor solução é acompanhar o mercado e estar preparado para as mudanças que vêm por aí!


Prepare seu negócio para o futuro. Não são apenas pandemias como a Covid-19 que podem ter um impacto negativo em um negócio em um curto espaço de tempo, pode haver problemas climáticos, mudanças políticas e econômicas. Então, como você garante que sua empresa esteja preparada para lidar com isso?


Fique calmo. A primeira coisa a fazer quando algo inesperado acontece é fugir disso. Tire cinco minutos ou mais para apenas respirar e colocar os pensamentos em ordem. Uma mente mais clara o ajudará a tomar melhores decisões sobre o que você pode fazer a seguir.


No entanto, não demore muito ou você correrá o risco de atrasar todo o resto do seu trabalho. Apenas o tempo suficiente para se acalmar e ter uma melhor perspectiva do problema em questão.


Mantenha os olhos no objetivo. Independentemente do que aconteça, ainda é seu dever fornecer ao seu cliente um bom serviço e um resultado de qualidade. Fornecer um resultado de qualidade, mesmo que haja problemas inesperados, fará com que você pareça profissional aos olhos de seu cliente.


Gerenciar a mudança. Com um bom processo de planejamento, você revisa suposições regularmente, acompanha o progresso e captura novos desenvolvimentos para que possa ajustar conforme as mudanças do mercado.


Conhecimento compartilhado. Networking é ótimo para compartilhar ideias e conhecimento. Seja pedindo feedback ou discutindo seu ponto de vista, isso o ajudará a expandir seu conhecimento e permitirá que você veja as coisas de outra perspectiva.


Também é provável que dentro de um grupo haja aqueles que já estiveram onde você está hoje. Isso oferece a você a oportunidade de aprender e evitar algumas das armadilhas comuns que eles experimentaram.


Tome decisões mais informadas. A pesquisa de mercado permite que as empresas tomem decisões mais informadas, apoiadas por dados. Entendendo melhor seus clientes, você pode engajá-los de forma mais eficaz do que seu concorrente está fazendo.


Lembre-se de que sem pesquisa de mercado, você pode deixar de se conectar com os clientes, perder oportunidades de crescimento, ficar vulnerável a riscos, tomar decisões de negócios ruins e, consequentemente, perder seus clientes para seus concorrentes.


Quer saber como aproveitar as oportunidades em meio aos imprevistos? Confira nosso vídeo com Alessandra Almeida e Walassi Aires!


E participe da Comunidade de Varejo para acessar mais conteúdos que vão te ajudar na sua jornada empreendedora e no mundo do Varejo!



Até logo,



Thaise

 


avatar THAISE DO AMARAL ORITA
Thaise Do Amaral Orita
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3848 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?