Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como lidar com funcionários da geração Z

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como lidar com funcionários da geração Z
Criado em 19 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A chegada da geração Z ao mercado de trabalho tem gerado muitas mudanças no ambiente corporativo. A geração Z apresenta características muito diferentes de seus antecessores, especialmente no que se refere à tecnologia e à forma como se relacionam com o mundo. 


Diante disso, muitos líderes e gestores têm se perguntado como lidar com funcionários da geração Z de forma eficiente e produtiva.


INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 

Uma das principais características da geração Z é o uso natural da tecnologia. Para esses jovens, o acesso à informação e a possibilidade de realizar diversas atividades por meio do celular é algo normal, esse grupo possui uma facilidade muito grande em lidar com tecnologias e informações digitais.


Esse grupo valoriza a automação e a simplificação de processos no ambiente de trabalho. A utilização de inteligência artificial, automação de tarefas rotineiras e o uso de ferramentas analíticas são consideradas oportunidades para otimizar o trabalho e torná-lo mais eficiente. A geração Z tende a buscar soluções tecnológicas inovadoras que facilitem suas tarefas e lhes permitam focar em atividades mais estratégicas e criativas.


Por outro lado, a introdução de novas tecnologias no ambiente de trabalho também pode gerar conflitos de gerações. Gerações anteriores, como os baby boomers e a geração X, possuem uma relação diferente com a tecnologia, eles se sentem menos confortáveis com as mudanças tecnológicas rápidas e constantes. 


Consequentemente, o desconforto torna necessária a implementação de uma cultura de aprendizado e adaptação às novas tecnologias, que incentiva a colaboração e a troca de conhecimentos entre as diferentes gerações no local de trabalho.


Outra questão importante da implementação de novas tecnologias é a cibersegurança. A geração Z cresceu em um ambiente digital, mas também é importante educá-los sobre a importância da proteção de dados e informações sensíveis no ambiente de trabalho. 


A geração Z é marcada pela busca por propósito e sentido em suas atividades. Diferentemente de seus antecessores, que muitas vezes trabalhavam apenas para pagar as contas, esses jovens desejam trabalhar em algo que esteja alinhado aos seus valores pessoais e que contribua para um mundo melhor. 


MUDANÇA DENTRO DAS EMPRESAS

Com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, muitas empresas estão se adaptando para atender às demandas dessa nova geração. Além de oferecer um ambiente de trabalho flexível e tecnologicamente atualizado, as empresas estão investindo em políticas de sustentabilidade, responsabilidade social e inclusão.


Essas iniciativas visam não apenas atrair e reter talentos da geração Z, mas também promover o bem-estar coletivo e tornar as empresas mais éticas e conscientes do impacto que geram na sociedade e no meio ambiente. 


Para a geração Z, trabalhar em uma empresa que se preocupa com questões sociais e ambientais é um fator decisivo na hora de escolher onde trabalhar, e as empresas que não se adaptarem a essas novas expectativas podem ter dificuldades em atrair e reter talentos. 


Ou seja, investir em políticas de sustentabilidade, responsabilidade social e inclusão é fundamental para manter a competitividade no mercado de trabalho atual.


NOVO ESTILO DE LIDERAR

E como ficam as lideranças dentro das empresas?, com a chegada da geração Z, diz respeito à liderança. Os jovens valorizam líderes autênticos, transparentes e acessíveis. Eles têm uma expectativa de colaboração e feedback constante, sendo assim, esperam ser ouvidos e ter oportunidades de contribuir com suas ideias e opiniões. 


As empresas têm se adaptado a esse novo estilo de liderança, com líderes que adotam uma abordagem mais inclusiva e horizontal, buscando envolver e empoderar os membros da equipe, independentemente de sua idade ou posição hierárquica.


A valorização da flexibilidade no trabalho é algo muito valorizado por essa nova geração. A possibilidade de trabalhar remotamente, a modificação de horas e outras autonomias que proporcionam equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, favorecem o engajamento deles no trabalho, já que valorizam a liberdade na forma como realizam suas atividades profissionais.


Tudo isso tem impulsionado a inovação e a mudança nas empresas, tornando-as mais adaptáveis e conscientes do impacto que geram na sociedade e no meio ambiente.


HARMONIA E PRODUTIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

No entanto, apesar dessas características positivas, é importante ressaltar que a convivência entre gerações pode gerar conflitos no ambiente de trabalho. 


A geração Z é conhecida por seu espírito empreendedor, por ter facilidade com a tecnologia e buscar propósitos para seu desenvolvimento. Por isso é fundamental compreender essas características e adaptar as práticas de gestão e liderança de forma a estimulá-las.


Os jovens tendem a ser mais questionadores, confrontar e se preocupar pouco com os níveis hierárquicos, o que pode gerar desconfortos para líderes e gestores mais tradicionais. Para lidar com isso, é importante que a empresa adote uma cultura de diálogo e respeito mútuo, buscando entender as necessidades e expectativas de cada colaborador, a fim de criar um ambiente inclusivo e colaborativo para todos.


A promoção de uma cultura inclusiva e diversificada, que valoriza a diversidade em todas as suas formas, incluindo a diversidade de origem, gênero, orientação sexual, raça e religião, favorece a redução do conflito entre gerações. 


Ao criar um ambiente onde todos são valorizados e respeitados, independentemente de suas diferenças, a geração Z se sentirá mais engajada e motivada a contribuir com seu melhor desempenho.


 - Em resumo, lidar com funcionários da geração Z pode trazer muitas oportunidades para as empresas, desde que haja uma adaptação e uma compreensão das características dessa nova geração. 


Investir em tecnologia, oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e adotar uma cultura de diálogo e respeito mútuo são alguns caminhos que podem ajudar a manter a harmonia e a produtividade no ambiente de trabalho.


E aí, me conta: você trabalha com a GERAÇÃO Z no seu negócio já? Percebe essa diferença? 


OBS: O conteúdo acima não necessariamente expressa a minha opinião pessoal.


Um abraço, Bianca Becker | @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?