Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como investir em UX Writing pode ajudar o seu negócio

avatar LUCAS CAMARA
Lucas Camarafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como investir em UX Writing pode ajudar o seu negócio
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 04 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como investir em UX Writing pode ajudar o seu negócio

Todo site precisa de conteúdo. O conteúdo faz parte da estratégia e impacta diretamente na experiência do usuário. Acontece que, apenas inserir um conteúdo escrito dentro das páginas do seu site e produtos não é o suficiente para gerar encantamento e conversão. 


O UX Writing é um conjunto de técnicas na escrita, que fazem com que a mensagem seja útil, objetiva e adaptada para o contexto digital. 


Faz parte do processo de escrita pensada na experiência do usuário uma pesquisa que mapeia as palavras e o momento certo para descrever o seu produto como o mais adequado para seu cliente em potencial. 


Contar com um bom conteúdo é evitar a frustração e desapontamento e reter ainda mais o seu público alvo dentro das suas páginas. Além de servir como orientação e instrução para o usuário, a escrita focada no UX tem o objetivo de se adaptar com o elemento visual e causar uma experiência completa e impactante. 

3 razões para você investir em UX Writing no seu modelo de negócio

Gerar identificação com a marca não é um papel só de grandes empresas. Uma empresa de pequeno e médio porte também pode, e deve, usar artifícios que geram autenticidade e emoção no usuário. 


Experiências em buscas por produtos, por exemplo, é totalmente voltado para o conteúdo e investir nessa apresentação é crucial se quiser conquistar relacionamentos duradouros. 


Separamos 3 razões para você investir em UX Writing: 


  • Mais engajamento: Se, logo de cara, o seu site oferece as respostas certas, dificilmente o usuário irá abandonar rapidamente aquela página. Sendo assim, o primeiro passo para reter você já conseguiu. A junção entre o conteúdo e os elementos gráficos criam uma conexão e aproximam o cliente em potencial do seu produto, gerando uma identificação e adesão maior a sua marca. Será ainda mais positivo unir o UX design com o UX Writing e criar campos perfeitos para a inserção desse conteúdo.


  • Mais usabilidade: Evite a má experiência que o seu produto pode gerar por falta de informação. Além de oferecer as respostas certas para todas as dúvidas, o conteúdo é um elemento de acessibilidade para pessoas com deficiências, como o texto alt nas imagens. Diante da competitividade do mercado, pontos assim são extremamente valiosos.


  • Mais personalidade: Como o seu produto pode se diferenciar? Com uma narrativa bem construída é possível dar personalidade ao seu produto e serviço. Crie uma mensagem autêntica e desfrute de mais audiência, afinal, as narrativas personalizadas para o seu público são uma ótima cartada de convencimento que elementos visuais sozinhos não conseguem dar.


No processo de compra, o usuário que não consegue em sua imaginação criar uma narrativa com o produto, dificilmente irá aderir.  

Onde aplicar o UX Writing dentro do seu site

O Ux Writing não é aplicável somente em blocos extensos de conteúdo. Ao lançar um site ou um determinado produto é de suma importância relacionar os botões de CTA com a experiência do usuário, por exemplo. 


Em muitos casos, o design em si está bem construído mas o conteúdo não é o mais adequado e isso acaba com todo o resultado em potencial da estratégia. 


CTAs: Analise o seu público para saber qual o melhor CTA, onde devem ser inseridos e qual tipo de gatilho é necessário em cada etapa do site; 


FAQ: Uma FAQ bem construída é um diferencial para o produto. Escreva instruções de uso, mensagens de erro, termos de uso e principais dúvidas focando numa experiência e conexão perfeita com o seu potencial cliente. Seja o maior provedor de informações do seu nicho. 


Chatbots: De que adianta o chatbot funcionar se o elemento de conteúdo dentro dele não for funcional? Conte com um UX Writing para construir a melhor abordagem, atendimento e respostas se quiser que os seus clientes em potencial fiquem satisfeitos. 


Além de usar de técnicas de escrita focada no usuário dentro do site e das páginas de produto, há outros locais que é importantíssimo manter o mesmo padrão. Os e-mails são um bom exemplo, o UX Writing irá saber como estudar o segmento de cada público e como construir a melhor mensagem para conversão desse perfil. 


Além disso, pensar em como se dará a arquitetura da informação é bem importante. Uma vez que, assim como os elementos visuais, a escrita ao longo do site não pode ser cansativa e gerar gatilhos de fuga. Pelo contrário, a escrita deve ser um elemento primordial para o usuário se manter ali. 

Conclusão

Mantenha uma equipe com foco total na experiência do usuário e una os artifícios visuais com a escrita para potencializar os seus resultados. 


Faça com o que o seu produto digital comunique uma mensagem verdadeiramente clara e tenha uma comunidade engajada com a sua marca superando toda a competitividade de mercado. 


avatar LUCAS CAMARA
Lucas Camara
Olá, eu sou o Lucas Camara, um designer de produtos apaixonado por criar soluções inovadoras e eficientes que proporcionem a melhor experiência do usuário. Com a minha pós-graduação em Liderança e Gestão em Tecnologia, tenho um olhar estratégico para os negócios e busco sempre contribuir para o sucesso dos projetos em que trabalho. favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2859 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?