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Como inovar sem gastar dinheiro

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Como inovar sem gastar dinheiro
Criado em 04 AGO. 2022
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A inovação é essencial para qualquer marca que esteja buscando uma vantagem competitiva. Geralmente está relacionado a produtos, processos ou serviços, e o orçamento desempenha um papel muito importante em qualquer processo de tomada de decisão.  No entanto, há muitas maneiras de ser uma empresa inovadora sem gastar muito!


Diferencie-se estrategicamente da concorrência



Para o seu produto se afirmar no mercado, deve haver algo distinto ou diferente da sua concorrência. Você deve garantir que sua inovação se diferencie com pelo menos um atributo distinto.


Você não precisa de um novo orçamento para isso, você pode facilitar essa diferenciação dos itens definidos originalmente para o produto. A única coisa que irá precisar fazer é garantir que o recurso diferenciador seja altamente relevante para as necessidades de seus consumidores e que sua empresa possa sustentá-lo por um longo período.



Pesquisa de mercado orientada por dados



Inovar em um produto requer que você entenda o que seus clientes realmente querem. Não há necessidade de aumentar o número de produtos no mercado, os sentimentos, desejos, necessidades e pontos problemáticos de seus clientes devem ser levados em consideração antes de qualquer inovação.


Você também precisa saber o que a concorrência está fazendo e como eles estão fazendo isso. Tudo isso depende de você ter informações (dados) relevantes.


Quais são as etapas que você precisa seguir para acessar os dados necessários para entender o mercado?


Tudo que você precisa fazer é monitorar o mercado e ouvir o cliente. É preciso aprender o que os consumidores estão dizendo sobre os produtos existentes e aplicar o que você tem à inovação do seu produto.


Embora seja verdade que as informações que você coleta de sites por meio de avaliação de produtos não são estruturadas e difíceis de compreender, a pesquisa de mercado orientada por dados, na forma de análise de sentimentos e escuta social, pode ajudá-la a entender seus clientes em potencial e responder às necessidades deles.


Os consumidores deixam comentários, escrevem avaliações e compartilham seus pensamentos nas mídias sociais. Seus comentários sobre o mercado e suas opiniões sobre os produtos que usam podem ser extremamente valiosos, especialmente se você espera inovar seu produto ou embarcar no desenvolvimento de produtos sem precisar de um orçamento exorbitante.



Organize hackathons regulares



Desafios de negócios tecnológicos específicos surgem o tempo todo, mas geralmente são deixados de lado como algo a ser resolvido quando mais tempo ou recursos estão disponíveis. Em vez de deixar esses desafios evaporarem, faça uma lista que você possa manter à mão. A cada trimestre, identifique um ou dois desafios que podem servir de base para um hackathon, por exemplo.


Esses eventos multifuncionais reúnem as equipes da empresa e resultam em inúmeros benefícios, incluindo maior confiança, maior coesão e melhor colaboração. Além disso, eles podem levar a produtos ou soluções tangíveis. 


Por exemplo, o Facebook vem hospedando hackathons internos desde 2007. A cada poucos meses, centenas de engenheiros da empresa se reúnem com seus laptops para resolver problemas, apresentar ideias e criar ou melhorar produtos da marca. 



Fique atenta às lacunas



Entrando em um mercado em que já existe concorrência, você precisa fazer um orçamento para demandas como campanhas de marketing, anúncios e logística para criar reconhecimento de marca.


Os inovadores de produtos devem estar sempre atentos às lacunas em setores específicos do mercado; pois isso garante que eles possam inovar mesmo quando não há orçamento. As lacunas são oportunidades inexploradas ou pequenos vazios em um mercado existente ou que se supõe estar preenchido.


As empresas estabelecidas não oferecem os serviços específicos que você deseja inovar, então você pode se dar ao luxo de preencher essa lacuna sem nenhum orçamento, ao contrário de quando você precisa competir em um mercado com muitos produtos semelhantes.


Incertezas e novas ideias devem ser encorajadas; especialmente aqueles que não custarão um centavo à organização. Algumas ideias podem realmente levar tempo para amadurecer, mas você não precisa abandonar uma ideia que acha que não vai funcionar.


Interagir com funcionários, amigos, colegas e até familiares pode ser uma fonte de geração de novas ideias e melhorias com pouco dinheiro. Quando o orçamento não está disponível, você precisa pensar fora da caixa!


E você, já teve uma ideia inovadora? Conte para a gente nos comentários como você a colocou em prática.


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Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
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