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Como implementar soluções de pagamento e melhorar a experiência do cliente

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Como implementar soluções de pagamento e melhorar a experiência do cliente
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Criado em 26 JAN. 2023
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Com a rotina cada vez mais corrida, o consumidor tem buscado cada vez mais agilidade e conforto e menos burocracia. Essa mudança nos hábitos de consumo, por sua vez, obriga as empresas a se adaptarem às vontades dos clientes, a fim de otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e aumentar os lucros. 

 

Nesse sentido, os principais problemas nas empresas estão, geralmente, associados ao setor financeiro. Os clientes têm buscado cada vez mais soluções de pagamento, trocando contas em bancos tradicionais por versões digitais com menos burocracia, como é o caso do Nubank.  

 

A seguir, você vai conferir uma série de soluções para o seu negócio, incluindo soluções de pagamento, contas digitais, dicas para a gestão de clientes e quais são as soluções oferecidas aos microempreendedores para otimizar seu negócio e investir no marketing digital. 

 

SOLUÇÕES DE PAGAMENTO PARA EMPRESAS 

 

Na prática, uma solução de pagamento é todo serviço que une cliente e lojista para efetuar uma venda de maneira simples, ágil e com segurança, a fim de melhorar a experiência de compra do cliente e gerar mais lucros para a empresa.  

 

Dessa forma, as soluções de pagamento ajudam e-commerces e lojas físicas a efetuarem transações financeiras com seus clientes, oferecendo todo o suporte tecnológico relacionado à infraestrutura de pagamentos. 

 

Com as soluções de pagamento, o cliente consegue escolher o pagamento da forma que quiser: com um ou dois cartões de crédito, com boleto ou vale alimentação, pois todas essas opções podem ser entregues pela solução de pagamento que o lojista contratar. 

 

Embora as soluções de pagamento tenham evoluído bastante no ambiente digital, com transações por boleto, Pix, transferência e QR Code, elas também abrangem compras presenciais com maquininhas de cartão ou aplicativos com NFC, que atendem cartões digitais. 


Atualmente, existem diversas formas de pagamento, tais como:  

  • Cartões de crédito e débito; 
  • Débito automático; 
  • Boleto bancário; 
  • Pagamentos digitais; 
  • Transferências bancárias; 
  • Depósito bancário; 
  • Dinheiro e cheque. 

 SOLUÇÕES DE PAGAMENTO: VANTAGENS 



 

Ao disponibilizar diversas formas de pagamento, a tendência é que as pessoas desistam menos das compras, pois o processo se torna mais fácil, completo e seguro.  

 

Na prática, dados do mercado Statista constataram que, em 2019, apenas 3 em cada 10 compras iniciadas ao redor do mundo foram concluídas.  

 

As razões variam entre desinteresse pelo produto até a falta de opções de pagamento ou condições vantajosas para os consumidores. Por isso, proporcionar uma solução de pagamento completa pode te ajudar a fidelizar diversos clientes e aumentar suas vendas.  

 

Soluções de pagamento: o que considerar antes de contratar?  

 

Para você, lojista, micro ou pequeno empreendedor, é importante considerar alguns fatores antes de contratar uma solução de pagamento para o seu negócio, como o custo-benefício e os serviços oferecidos. 

 

Em relação ao custo-benefício, é preciso prestar atenção nas tarifas relacionadas à implementação do serviço e mensalidades para a manutenção da solução de pagamento. Além disso, não esqueça de conferir as taxas cobradas por operações (à vista ou a prazo), principalmente no caso de máquinas digitais de cartão. 

 

Outra questão importante a considerar é se a empresa garante outros serviços além da intermediação de pagamento entre você e seus clientes. O principal é ter a certeza de que a empresa vai garantir suporte técnico e segurança das suas informações. 

 

Para entender o que é mais vantajoso para seu negócio, conheça o valor exato do seu próprio fluxo de caixa e entenda a demanda dos seus clientes. O melhor a fazer é pesquisar diversas soluções de pagamento, para se certificar de que o serviço será vantajoso não apenas para os consumidores, mas também para você, empreendedor. 

 

GESTÃO DE CLIENTES: COMO USAR AS SOLUÇÕES DE PAGAMENTO PARA ATRAIR MAIS CLIENTES 

 

Além de oferecer diversas formas de pagamento, o empreendedor pode utilizar algumas estratégias para fidelizar seus clientes e melhorar a experiência de compra. 


As principais técnicas são: 

  • Descontos para pagamentos à vista; 
  • Estabelecer contratos; 
  • Aceitar cartão de crédito e débito; 
  • Aceitar vale-refeição ou vale-alimentação: 

 

Na prática, todo mundo gosta de pagar menos. Por isso, conceder um desconto à vista pode incentivar seus clientes a pagarem o valor total de um produto ou serviço em uma parcela única, melhorando seu fluxo de caixa. Porém, é preciso tomar cuidado com o valor do desconto, pois ele vai influenciar diretamente no seu lucro. 

 

Já os contratos são mais comuns entre profissionais liberais, pois estabelecem acordos claros entre o prestador de serviços e o cliente, como punições pelo atraso de pagamento, sanções e uma descrição exata daquilo que será feito, auxiliando no fluxo de trabalho do projeto. 

 

Em relação ao cartão de crédito, é preciso que o lojista e/ou empreendedor mantenha esse modo de pagamento no seu negócio, apesar das taxas de manutenção da máquina de cartão e das cobranças sobre transações. Atualmente, o Brasil é um dos países que mais usa cartão de crédito no mundo, e, no final das contas, o melhor é trabalhar para sempre diminuir as chances dos clientes deixarem de pagar as suas contas. 

 

Já o vale-refeição ou vale-alimentação podem ser boas soluções para trazer maior volume de vendas, aumentar a visibilidade do seu negócio, aumentar o número de clientes e também a segurança das transações, pois como o dinheiro do vale funciona como voucher, é impossível que o crédito não chegue até a sua empresa.  

 

As únicas desvantagens, no entanto, são as taxas negociadas diretamente com as empresas dos vouchers, como Alelo, Sodexo e VR Benefício, com taxas que podem chegar a até 8%. Por isso, caso você esteja estruturando o seu negócio e aprendendo a cuidar do fluxo de caixa, aceitar vouchers pode aumentar seu custo e gerar confusão na gestão do caixa. Por isso, aceitar vouchers só se torna uma opção vantajosa quando seu negócio consegue atrair um volume suficiente de pessoas para ter retorno positivo em formato de vendas.  

 

SOLUÇÕES DE PAGAMENTO: VERSÕES ACESSÍVEIS AOS MEI'S 

 

Atualmente, existem diversas empresas especializadas em soluções de pagamento, que têm oferecido diversas vantagens para captar mais afiliados. 


As principais são: 


  • Máquina de cartão Stone: a empresa cobra assinatura mensal com possibilidade de isenção por volume de vendas e taxas de acordo com seu faturamento e compatíveis com seu segmento. Ela aceita diversas bandeiras, como Visa, Elo, American Express, Mastercard, Banescard, Cabal, Hiper, UnionPay, Hipercard e Up VerdeCard.Também aceita os vouchers e vale-alimentação VR, Sodexo, Ticket, Cooper, GreenCard, Verocard, Ben, Valecard, Verdecard, Alelo e Sorocred.  


  • Tiny: A solução de pagamentos do olist promete um sistema de gestão que simplifica o cadastro de produtos, clientes e fornecedores. Também proporciona o controle seguro e automatizado das movimentações de caixa, emissões de NF-e e estoque. Além disso, a Tiny também integra seu negócio a mais de 70 marketplaces para anunciar seus produtos, como Magazine Luiza, Shopee, Mercado Livre e Americanas.  

 

CONTAS DIGITAIS PARA SUA EMPRESA 

 

Além de escolher a melhor solução de pagamento para beneficiar seus clientes, é preciso pensar no banco adequado para MEI, pois o processo de profissionalização do negócio é necessário, mas também desafiador. 


Em 2022, o comparativo dos melhores bancos para MEI é:  

  • PagBank PJ (tarifa mensal gratuita); 
  • Mercado Pago (tarifa mensal gratuita); 
  • Inter (tarifa mensal gratuita); 
  • MEI Fácil - Nenon (tarifa mensal gratuita); 
  • Conta PJ Nubank (tarifa mensal gratuita); 
  • Banco BMG (tarifa mensal gratuita); 

 

Na prática, o PagBank é considerado o melhor banco para abrir conta MEI digital, pois é isento de tarifas e traz recursos de pagamentos e maquininha de cartão. Já entre as opções convencionais, o melhor banco é o BMG, por ser mais econômico e vantajoso. 


Ambas as opções oferecem mensalidade gratuita e maquininha e de crédito acessível para microempreendedores, além de terem avaliações positivas no Reclame Aqui e nas lojas de app.  

 

No PagBank, você consegue gerenciar as transações financeiras do negócio em uma só plataforma gratuita e ainda contar com as máquinas PagSeguro e com empréstimos com taxas acessíveis. Portanto, trata-se de uma opção vantajosa para o seu negócio.  

 

A segunda melhor opção é o Mercado Pago, que também oferece soluções de pagamento online e presencial e as ferramentas de gestão do aplicativo. Porém, não possui rendimento da conta e cobra taxas maiores no crédito parcelado das maquininhas.  

 

De maneira geral, oferecer formas de pagamento mais vantajosas para o consumidor também é a principal maneira de demonstrar preocupação com quem mantém seu negócio. 

 

Caso você não reconheça a gestão financeira do seu negócio e proporcione meios para o seu público-alvo pagar com mais praticidade e segurança, é bem provável que perca a venda para um concorrente. 

 

Por isso, escolher a solução de pagamento ideal e gerenciar seus rendimentos em uma conta digital que te favoreça, é essencial para os os resultados da empresa, pois é assim que você conseguirá viabilizar vendas e utilizar os lucros do seu negócio da maneira que preferir. Para mais soluções para o seu negócio, acesse nosso portal e caso necessite de atendimento com profissionais especialistas, basta solicitar pelo site ou WhatsApp. 


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