Com o mercado cada vez mais exigente por produtos e serviços conscientes e que estejam alinhados às necessidades da sociedade e do planeta, a Agenda ESG passou a ser uma demanda para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Contudo, o tema ainda é bastante complexo para muitos empreendedores e sua aplicabilidade exige mais vontade em fazer parte das transformações do mundo, que investimento financeiro propriamente dito.
O ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and
Governance ou, em português, ASG, referindo-se às dimensões Ambiental, Social
e de Governança. Quando uma empresa concorda com a implantação de práticas de
ESG, significa que ela insere ações que preservem a biodiversidade, ajudam a na
redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE), se preocupam com uma
gestão humanizada, criando um ambiente inclusivo, diverso e
equitativo, além de adotar uma conduta mais ética e transparente em relação aos clientes e sociedade.
Para promover uma cultura pela sustentabilidade é necessário equilibrar os aspectos de desenvolvimento de pessoas, ações de promoção e preservação do meio ambiente com os resultados econômicos e financeiros da empresa.