Com o mercado cada vez mais exigente por produtos e serviços conscientes e que estejam alinhados às necessidades da sociedade e do planeta, a Agenda ESG passou a ser uma demanda para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Contudo, o tema ainda é bastante complexo para muitos empreendedores e sua aplicabilidade exige mais vontade em fazer parte das transformações do mundo, que investimento financeiro propriamente dito.
O ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and
Governance ou, em português, ASG, referindo-se às dimensões Ambiental, Social
e de Governança. Quando uma empresa concorda com a implantação de práticas de
ESG, significa que ela insere ações que preservem a biodiversidade, ajudam a na
redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE), se preocupam com uma
gestão humanizada, criando um ambiente inclusivo, diverso e
equitativo, além de adotar uma conduta mais ética e transparente em relação aos clientes e sociedade.
Para promover uma cultura pela sustentabilidade é necessário equilibrar os aspectos de desenvolvimento de pessoas, ações de promoção e preservação do meio ambiente com os resultados econômicos e financeiros da empresa.
Uma gestão sustentável pode começar com pequenas ações na rotina corporativa, mas que, no seu conjunto, criam uma base favorável à construção de uma cultura ESG na empresa. A capacitação dos colaboradores sobre preservação do uso da água, a eficiência energética e a gestão de resíduos sólidos podem contribuir com a conscientização ambiental.
A simples revisão de rotinas e/ou a adoção de tecnologias que economizam o uso de papel já pode ser considerado um movimento positivo ao alcance das métricas de sustentabilidade estabelecidas pela empresa. Criar processos inclusivos que forneçam oportunidades aos mais diversos públicos, dando as mesmas condições, também, é uma ação estratégica e sustentável. A diversidade das equipes cria um ambiente mais criativo e amplia a concepção das pessoas e dos negócios.
Ainda, a seleção de fornecedores que atuam de forma responsável e consciente é promover a sustentabilidade. Selecionar empreendedores locais contribui para o desenvolvimento da comunidade e amplia a responsabilidade social da organização. Ela se torna representativa e importante no ecossistema social na qual está inserida.
Outra forma de implantar pequenas ações de sustentabilidade pode ser através da promoção de
práticas de trabalho saudáveis e seguras para os colaboradores, garantindo o
bem-estar de todos e todas e aumentar a produtividade dos trabalhadores da empresa.
Por fim, é possível engajar os funcionários na promoção da sustentabilidade, dentro e fora dos muros da empresa, seja pela participação em projetos internos, seja incentivando o voluntariado dos colaboradores nas suas comunidades de iserção.
O papel de responsabilidade das empresas, indiferente do setor de atuação, é muito importante para a promoção do desenvolvimento sustentável!
Vamos transformar o mundo?
Gisele Victor Batista
Consultora, Palestrante, Conselheira e Mentora em Sustentabilidade, ESG e Responsabilidade Social nas empresas