Primeiramente, devemos levar em conta o tipo de cenário que nos encontramos e qual o formato da empresa onde vamos encontrar essas personas.
É muito importante, para tanto, ao contratar ou fazer parceria com a persona, verificar se ela se enquadra no perfil da empresa.
Não adianta focar somente no curriculum, precisamos também reconhecer algumas características mais marcantes, como:
- Comunicação;
- Empreendedorismo;
- Proatividade;
- Comportamento frente às tomadas de decisões.
Atualmente, podemos utilizar as redes sociais para a identificação das personas. No que tange o currículo, uma das etapas mais importante na identificação é focar no tipo de formação do candidato.
Não se descobre um líder apenas pelo currículo, outras características importantes nesse contexto são:
Muitas vezes, as organizações perdem talentos por não identificar o potencial da persona, e isso é mais comum do que imaginamos no mercado global. Hoje, estamos perdendo excelentes profissionais por não ter esta ferramenta desenvolvida em nossa empresa e, principalmente, em nossos gestores.
Primeiro, é preciso deixar de lado o pressuposto de que somente quem monta o negócio tem perfil empreendedor, isso é um erro fatal. O gestor ou o empresário deve sim ter conhecimento do negócio em questão, ele não precisa ser um especialista na área, mas ele deve ser um especialista em como desvendar o poder empreendedor nas personas que o cercam.
Uma persona assertiva é aquela que, entre o monte de carvão, encontra um diamante.
Ele observa a brutalidade do diamante e sabe a dificuldade que terá para torná-lo um diamante de grande valor e, é dentro desta característica que encontramos também o empreendedor. Ele sabe e consegue enxergar potencial em tudo o que faz, não deixando para depois o que se pode fazer hoje.
Ele é proativo, o que eleva seu potencial como possível liderança dentro do contexto que faz parte.
Enxergar isso, nos traz benefícios que muitas vezes não achamos importante. Sempre buscamos pessoas aguerridas, audaciosas e produtivas, mas temos que ter muito cuidado ao escolher este tipo específico de persona.
Tudo isso é muito importante, mas precisamos encontrar o equilíbrio.
Ser aguerrido não significa que vou agarrar as oportunidades com unhas e dentes, mas sim ter o perfil de não desistir facilmente das coisas
Ser audacioso não significa sair por aí fazendo as coisas porque não temos medo de nada, o medo, neste momento, é muito importante, pois nos coloca em uma zona de planejamento e estratégia.
Para finalizar, podemos focar com uma característica muito importante, que é ser positivo. Saber que você consegue identificar nesta persona seu lado positivista colocando tudo o que falamos até aqui como funcional e eficaz, traz muita diferença nos resultados obtidos pela empresa.
Uma pessoa positiva acredita nas outras e coloca seu conhecimento e experiência a serviço de todos, ele motiva, incentiva, empreende, arisca e, acima de tudo, sabe se comunicar.