Homens e mulheres são diferentes na forma de pensar e agir, inclusive quando se fala em finanças pessoais.
Diante das mudanças que ocorreram com a Reforma da Previdência, é evidente a necessidade de planejar a aposentadoria com mais cuidado, poupando o máximo possível. O tema, de vital importância, deve ser olhado com maior atenção ainda pelo público feminino. Saiba por quê:
Por mais que conquistem cada vez mais espaço no mercado de trabalho, as mulheres enfrentam desafios distintos e vivem mais.
A longevidade é realmente um dos principais fatores para este planejamento. Afinal, a tendência é que mulheres tenham uma aposentadoria mais longa, motivo para juntar recursos suficientes para aproveitar bem essa etapa da vida, com qualidade e sem depender dos familiares.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 29 de novembro de 2018, a expectativa de vida das mulheres é cerca de 7 anos maior do que a dos homens. Enquanto eles vivem em média até os 72,5 anos, mulheres vivem em média até os 79,6 anos.
Prioridades diferentes
Além da diferença salarial entre profissionais do sexo masculino e feminino, que ainda existe, você sabia que há um percentual significativo de mulheres que optam por interromper temporariamente a carreira, seja para cuidar dos filhos pequenos, entes queridos idosos ou doentes? Este é outro fator que diferencia a forma como mulheres planejam.
De acordo com pesquisa realizada pela Catho, em janeiro de 2018, 30% das mães já abriram mão do emprego após a chegada dos filhos, enquanto entre os pais o percentual é de 7%.
Ainda segundo o estudo, apenas 8% das mães entrevistadas conseguiram voltar a trabalhar em menos de seis meses e 31% levaram mais de três anos, ou não retornaram.
Comportamento financeiro
Pesquisa* realizada pelo Banco Central revela várias diferenças entre homens e mulheres, em diferentes aspectos das finanças pessoais:
- Nível de conhecimento sobre finanças
Cerca de 40% das mulheres declararam possuir conhecimento fraco ou muito fraco, enquanto somente 29% dos homens se classificaram dessa forma.
- Capacidade de cuidar sozinho do seu dinheiro
Aproximadamente 65% dos homens concordam que se sentem capazes de administrar sozinhos suas finanças, contra 54% das mulheres.
- Responsabilidade pelas finanças da casa
Homens são, de acordo com a pesquisa, os únicos responsáveis da casa pelas finanças com maior percentual 42%, enquanto mulheres, 27,4%.
- Confiança no seu planejamento para a aposentadoria
Aproximadamente 33% das mulheres parecem não confiar em seu planejamento para a aposentadoria contra 27,8% dos homens. Geralmente, a mulher se planeja menos que o homem para sua aposentadoria, pagando menos INSS e contribuindo menos para a previdência privada.
Fonte: Finanças Práticas
E você, como tem planejado sua aposentadoria?
Deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo!