Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como harmonizar o feed do Instagram

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como harmonizar o feed do Instagram
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 12 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Instagram tornou-se uma vitrine que permite aos clientes conhecerem os produtos e as particularidades das empresas. 

Quando um usuário chega até o seu perfil, aquela pode ser a sua única chance de engajá-lo.

Pois a maioria das pessoas que visitam sua página pode abandoná-la em alguns segundos.

É ai que entram estratégias para reter esse possível cliente ou consumidor a sua marca e o melhor caminho para tal é o feed organizado. E você sabia que existem alguns tipos principais de feed? Pois é, vou te falar sobre alguns deles:


Feed corporativo

O feed corporativo tem um objetivo de negócios bem claro, como vendas, por exemplo.

Aqui, os produtos são exaltados das mais diversas maneiras, sempre com a função de revelar aos visitantes sobre sua qualidade. Hoje, além de apresentar os produtos, as marcas têm o objetivo também, de trabalhar o branding e mostrar como a empresa é um bom local para se trabalhar.


Feed artístico

Como o próprio nome diz, esse formato de feed é aquele dedicado às artes.

Podemos ver em perfis de modelos, artistas plásticos, fotógrafos, tatuadores, desenhistas e outros profissionais, é muito comum que a qualidade da imagem e o design inovador tome conta.


Feed de causa

O feed de causa é geralmente atrelado a uma causa social, ambiental ou outra ação ideológica.

É muito comum para ONGs, mas também outras empresas que se preocupam com o bem-estar geral investem no formato.


Feed pessoal

Formato mais comum para pessoas e influenciadores digitais. O feed pessoal tem como função trabalhar a imagem do indivíduo.

Aqui as fotos geralmente são bastante trabalhadas através de editores de imagens. A ideia é estimular o engajamento e atrair a maior audiência possível de seguidores leais.

Com isso, a pessoa ganha influência e gera oportunidades de negócio para si ou para a empresa onde trabalha.


Feed portfólio

O feed portfólio tem várias semelhanças com o feed artístico.

A diferença é que, nesse caso, o foco é no serviço prestado, sem a função criativa do outro modelo.

Profissionais de marketing, designers, cozinheiros, editores de vídeos e outros tipos de prestadores de serviços costumam aplicá-lo como uma ferramenta de venda.



Bom, e como você pode começar?


Desapegue

Sim, desapegue do seu feed antigo. A partir do momento que você decidir que irá organizar seu feed você precisa entender que haverá uma mudança significativa em suas novas publicações. Porém, não apague nada, vá construindo gradualmente essa nova identidade e aos poucos vá arquivando seus posts antigos.


Crie sua nova identidade visual

Como será seu novo feed? Quais estilos de fotos utilizará? Qual será o filtro aplicado? Será vibrante? Minimalista? Preto e branco? Mosaico? Calma, calma! Tudo isso faz parte da construção do seu feed. Importante pensar no que sua marca quer transmitir, qual o seu público e o que ele gosta de consumir. Por exemplo, veja o perfil da Red Bull, ele mostra o mundo da Red Bull", ou seja, esportes radicais que ela patrocina, pessoas cheias de vida e muita adrenalina, o que é, afinal, o intuito da marca.



Consegue compreender que, o que você mostrar na organização do seu feed, tem tudo a ver com o que você quer mostrar da sua marca para os seus consumidores?


Escolha um tema ou estética

Para ter um feed organizado você precisa criar padrões. Em outras palavras, o usuário deve imaginar que tipo de conteúdo receberá ao segui-lo.

O que você posta? Dicas? Imagens inspiradoras? Memes? Imagens com frases motivacionais?


A partir do momento em que você define qual o tipo de conteúdo que irá compartilhar com seus seguidores, chegou a hora de pensar na estética, ou seja, qual será o seu modelo de postagem. Crie conexões, conte uma história, quem sabe até pense na publicação em blocos, a cada três, quem sabe?


Utilize filtros semelhantes

Falando em padronização e harmonização, não podemos deixar de citar os filtros. Sabemos que o Instagram possui uma infinidade de filtros, mas cá entre nós, não é melhor alguém bater o olho em uma foto e já saber que ela pertence a sua marca? Não estou dizendo em criar um filtro exclusivo para sua marca, mas em usar sempre o mesmo estilo para que quando alguém estiver rolando o feed ou quando entrar no seu perfil, saiba que aquela é a sua marca.

Veja um exemplo do que estou falando no perfil da @mikutas. Você vai observar o padrão de filtro utilizado em todas as fotos dela feed.



Organize o feed do por cor

Saber utilizar a psicologia das cores é recurso é muito importante para criar um feed organizado. Brinque com as imagens de cores semelhantes e seus elementos. Faça referências à identidade visual da sua marca. As pessoas são submetidas a diferentes sensações quando lidam com cores.

 

Um case de sucesso de um ótimo feed corporativo é a Nubank, você pode notar a cor roxo vibrante que é a identidade visual da marca, conteúdo e também os bastidores da empresa.


É claro que as finalidades podem ser múltiplas e podem variar conforme a estratégia de momento.


Pense, estrategicamente, antes de começar a publicar sem nexo. Um feed bem organizado e estruturado mostra seu comprometimento com a sua marca, com seus ideias e mostra o quanto as pessoas podem confiar em você, no seu produto ou serviço.


E aí, gostou dessas dicas?

Fique ligado aqui na comunidade do Sebrae, sempre estamos postando muitos conteúdos atualizados para vocês.


Um grande abraço,

Bianca Becker/ @biancabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2870 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?