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Como gravar um podcast?

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Como gravar um podcast?
Criado em 16 NOV. 2021
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O podcast nunca esteve tão em alta no mundo, ouvir o que gosta enquanto trabalha, enquanto faz as tarefas de casa tem trazido audiência para este formato de conteúdo. 

Se você pensa em iniciar a produção de podcasts, a primeira coisa é ter um objetivo pois não adianta gravar por gravar. Então importante se perguntar: qual será o público dos meus podcasts? Que dor eu irei curar com estes conteúdos? Quais temas irei abordar? E a seguir, veremos outros pontos essenciais na hora de planejar sua série de podcasts.
 

1. Crie um Roteiro

Tenha clareza sobre os seus objetivos com aquele conteúdo. Saiba qual é o público que você quer atingir, qual a melhor linguagem utilizar e quais os temas de maior interesse.

Antes de gravar elabore pautas e roteiros de uma série de episódios que irão se complementar. Lembre-se que independente da duração o podcast precisa ter começo, meio e fim em cada episódio, já que geralmente eles serão ouvidos separadamente. Por isso também é interessante fazer uma abertura, ou seja, uma breve introdução sobre o tema do episódio e antes de finalizar também um fechamento, uma conclusão.
 

2. Não se estenda para não perder o interesse do público

Prefira programas curtos, de até 20 minutos. Assim eles se adaptam à momentos de trânsito e academia, por exemplo, e por isso podem atingir cada vez mais ouvintes. Se necessário se estender opte por disponibilizar mais informações em materiais complementares para que quem tiver interesse possa se aprofundar.

Também é importante ficar de olho nas preferências do seu ouvinte e em como as palavras e expressões impactam a sua audiência. Ao prestar atenção nesses detalhes, você consegue se comunicar de maneira mais direta e eficiente com o seu público, se aproximando do ouvinte por meio do tom de voz. A ideia é criar um relacionamento ainda mais próximo e, mais importante, natural.
 

3. Defina os papéis

Convidados e entrevistados são sempre muito bem vindos. No entanto, mesmo que você não tenha um jornalista para realizar estas entrevistas ou até mesmo um apresentador profissional, defina quem das pessoas envolvidas na conversa irá conduzir o episódio para evitar fugas ao tema. Esta pessoa é quem deve ser responsável também pela abertura e fechamento já citados.

Ouça os podcasts do Sebrae, clique aqui!
 

4. Equipamentos de gravação e edição

Atualmente, o gravador do Iphone por exemplo, apresenta uma qualidade muito alta. Então você pode utilizar o próprio celular para realizar as gravações. O lado positivo desta opção é que é possível até mesmo editar o áudio durante a gravação, ou seja, caso algum dos participantes erre alguma fala você tem a opção de voltar a gravação e recomeçar do ponto escolhido.

Além disso, através de uma plataforma para a web chamada Anchor (que pertence ao Spotify) você possui acesso fácil à edição e hospedagem dos seus episódios nos principais tocadores de podcasts, como é o caso do próprio Spotify, do Itunes, do Deezer e do SoundCloud.

Você pode utilizar o Anchor inclusive para a gravação dos episódios se quiser fazê-lo pelo próprio computador e então no modo de edição você tem a possibilidade de adicionar vinhetas e efeitos sonoros para deixar o seu conteúdo ainda mais profissional.

Depois de finalizado, como já mencionado, através do Anchor, você pode criar o seu perfil e hospedar o seu conteúdo nos principais tocadores de podcasts de maneira fácil e ágil. E após algum tempo até mesmo acompanhar as métricas dos seus conteúdos, ou seja, acompanhar quantos pessoas ouviram os seus episódios até o final, por exemplo.

 

5. Trabalhe a divulgação

Divulgue o lançamento dos episódios através de email marketing, postagens nas suas redes sociais ou até mesmo envio de mensagens no whatsapp  e mais do que isso, busque os feedbacks dos seus ouvintes, tanto sobre o formato quanto sobre o conteúdo. É através destes feedbacks que você irá conseguir revisar e aprimorar o seu processo para desenvolver os novos roteiros que virão em seguida.

 

6. Produza com frequência

Como todo outro conteúdo que é disponibilizado no mundo digital, para se ter bons resultados é preciso ter frequência na produção e na publicação. Defina um dia por semana, ou então a cada duas semanas e se comprometa a divulgar um episódio novo naquele período. Isso faz com que os ouvintes aguardem pelos seus novos episódios, divulguem os seus conteúdos para amigos e se tornem engajados com a sua marca/perfil.

 

7. Ofereça conteúdos pagos e exclusivos

Ao analisar que os seus podcasts estão fazendo sucesso com o seu público você pode também pensar na possibilidade de oferecer conteúdos pagos, mais aprofundados e exclusivos, aos ouvintes que tiverem o interesse e estiverem dispostos a pagar por isso. E, acredite, eles estão dispostos!

A PodPesquisa 2019, mostrou para se ter uma ideia que 50% dos ouvintes de podcasts pagariam entre R$5,00 e R$50,00 por mês para ter acesso a materiais exclusivos.

 

PODcrer - a nova série de Podcast do Sebrae 

O Podcrer traz entrevistas com pequenos empresários paranaenses, dos mais diversos setores, que estão se reinventando neste momento de crise para dar a volta por cima e mais ainda, fortalecer os seus negócios durante este período tão turbulento.

Para acompanhar os episódios já gravados basta clicar aqui!


Um abraço, 
Bianca Becker. 

 

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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