Criado em 07 FEV. 2022text_decreaseformat_color_texttext_increase
O sucesso de todo negócio é fruto
de um conjunto de fatores, como a estrutura física, equipamentos e máquinas,
pessoas, processos entre outros. E, dentre todos eles, existe um que, inegavelmente,
determina a sobrevivência ou não do empreendimento: o processo de vendas.
São as vendas que sustentam o
negócio e, por isso, toda empresa precisa de uma equipe de vendas de alta
performance e de uma gestão de vendas eficaz. Com ambos, a empresa pode ter
alguns benefícios como aumento das vendas, redução de custos, maior motivação e
desempenho da equipe de trabalho.
Mas, então... como gerir uma
equipe de vendas altamente eficaz? Calma... antes de sabermos o “como”,
precisamos, primeiramente, compreender “o que” e “qual a importância” da equipe
de vendas e do gestor de vendas em uma empresa, pois isso irá guiar as ações do
gestor.
O que é uma equipe de vendas de alta performance?
A equipe de vendas corresponde ao
grupo de pessoas recrutadas e contratadas para exercer as diferentes tarefas
que compõem o processo de vendas em uma empresa.
O processo de vendas é composto
por diferentes tarefas (ex: prospecção, atendimento, fechamento, pós-vendas) e
cada qual exige diferentes habilidades e conhecimentos. Então, possuir as
pessoas certas em cada função não só poupa tempo e recursos, mas também contribui
para o aumento de produtividade dos funcionários a partir de suas próprias
potencialidades.
A equipe de vendas também precisa
conhecer muito bem os processos, o planejamento, a cultura organizacional, os
produtos e soluções que a empresa oferece, estar entrosados (ou seja, atuar em
harmonia) e serem estimulados a se capacitarem sempre. Uma equipe de vendas
unida, motivada, devidamente qualificada e alinhada à missão da empresa pode
contribuir no sucesso do negócio, demonstrando resultados e alta performance.
O que é gestão de vendas? E qual o papel do gestor de vendas?
Gestão de vendas pode ser
entendida como um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento do
setor/equipe comercial de uma empresa. Cabe ao gestor de vendas disponibilizar
os recursos necessários para que a equipe execute as suas atividades, definir
as estratégias de vendas e orientar a equipe para que os resultados esperados
sejam alcançados.
Para gerir a sua equipe de
vendas, confira 12 dicas que separamos para você:
- Conheça os membros da sua equipe
de vendas – essa etapa começa no recrutamento. Além de recrutar os candidatos a
partir de suas habilidades e experiência, conheça as suas potencialidades.
- Defina as funções de cada membro
– isso ajuda a organizar a equipe dentro de todas as etapas do processo
comercial e a distribuir as tarefas, de modo a não sobrecarregar ninguém. Ao
saber quais são as suas atividades, o profissional desempenha sua função com
mais eficiência e sem desperdiçar tempo. E, quando o gestor conhece o perfil da
sua equipe, ele pode direcionar as pessoas certas para as atividades certas.
- Alinhe a equipe com a cultura da
organização – quando se tem um propósito, a equipe internaliza as boas práticas
propostas pela empresa e que podem ser percebidas pelo cliente, fazendo com que
o processo de venda se torne uma experiência e não somente a entrega de um
produto ou serviço.
- Padronize o processo de vendas – tenha
um processo de vendas (roteiro) bem estruturado. A partir dele, os membros
entenderão a sua função dentro do processo e qual abordagem utilizar com o
cliente.
- Saiba reconhecer os esforços da
equipe – ao invés de se preocupar somente com comissões e recompensas, o reconhecimento
também pode ser um fator de motivação para a equipe. Saiba reconhecer e faça
elogios públicos sempre que uma meta for alcançada.
- Incentive e invista em
treinamento aos colaboradores – o aprendizado contínuo de novas técnicas e o
desenvolvimento de novas habilidades podem contribuir no aprimoramento de
processos internos e na entrega de valor ao cliente.
- Preocupe-se com o bem-estar da
empresa – um ambiente de trabalho que se preocupa com o bem-estar físico e
emocional do colaborador traz segurança para ele. Um colaborador que esteja bem
de saúde apresenta melhor desempenho nas suas atribuições.
- Defina metas para a equipe de
vendas – metas claras e alcançáveis direcionam o esforço de toda a equipe.
- Defina métricas para acompanhar o
desempenho – as métricas deverão ser definidas conforme o objetivo e estratégia
da equipe, como taxa de conversão diária/semanal/mensal, canais de venda mais
utilizados etc.
- Faça reuniões periódicas e
envolva a equipe no planejamento – é importante reunir a equipe para analisar e
discutir os resultados obtidos e mudar as estratégias sempre que for
necessário. As reuniões também podem ajudar o gestor a focar na melhoria
contínua dos processos.
- Ofereça críticas construtivas e
feedbacks – dar feedbacks periódicos para os colaboradores pode contribuir no seu
desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para comprovar se eles estão
ou não “no caminho correto” (com relação às metas).
- Utilize ferramentas de gestão de
vendas – softwares e ferramentas podem facilitar o processo e guiar o vendedor
no dia a dia, como o sistema de CRM (Customer Relationship Management –
Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), que possibilita
automatizar várias tarefas manuais e ter maior controle sobre o processo de
vendas, bem como a avaliar o desempenho da equipe a partir de relatórios
digitais.
Concluindo, a gestão de vendas
deve ser planejada e construída em equipe e o gestor de vendas é uma peça
essencial em coordenar todo esse processo. E aí? Que práticas você utiliza na
gestão de vendas no seu negócio?