Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Como gerir uma equipe de vendas altamente eficaz?

avatar CHRISLAINE CAROLINE DE SOUZA
Chrislaine Caroline De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como gerir uma equipe de vendas altamente eficaz?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 07 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O sucesso de todo negócio é fruto de um conjunto de fatores, como a estrutura física, equipamentos e máquinas, pessoas, processos entre outros. E, dentre todos eles, existe um que, inegavelmente, determina a sobrevivência ou não do empreendimento: o processo de vendas.


São as vendas que sustentam o negócio e, por isso, toda empresa precisa de uma equipe de vendas de alta performance e de uma gestão de vendas eficaz. Com ambos, a empresa pode ter alguns benefícios como aumento das vendas, redução de custos, maior motivação e desempenho da equipe de trabalho.


Mas, então... como gerir uma equipe de vendas altamente eficaz? Calma... antes de sabermos o “como”, precisamos, primeiramente, compreender “o que” e “qual a importância” da equipe de vendas e do gestor de vendas em uma empresa, pois isso irá guiar as ações do gestor.

 

O que é uma equipe de vendas de alta performance?

A equipe de vendas corresponde ao grupo de pessoas recrutadas e contratadas para exercer as diferentes tarefas que compõem o processo de vendas em uma empresa.


O processo de vendas é composto por diferentes tarefas (ex: prospecção, atendimento, fechamento, pós-vendas) e cada qual exige diferentes habilidades e conhecimentos. Então, possuir as pessoas certas em cada função não só poupa tempo e recursos, mas também contribui para o aumento de produtividade dos funcionários a partir de suas próprias potencialidades.


A equipe de vendas também precisa conhecer muito bem os processos, o planejamento, a cultura organizacional, os produtos e soluções que a empresa oferece, estar entrosados (ou seja, atuar em harmonia) e serem estimulados a se capacitarem sempre. Uma equipe de vendas unida, motivada, devidamente qualificada e alinhada à missão da empresa pode contribuir no sucesso do negócio, demonstrando resultados e alta performance.

 

O que é gestão de vendas? E qual o papel do gestor de vendas?

Gestão de vendas pode ser entendida como um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento do setor/equipe comercial de uma empresa. Cabe ao gestor de vendas disponibilizar os recursos necessários para que a equipe execute as suas atividades, definir as estratégias de vendas e orientar a equipe para que os resultados esperados sejam alcançados.


Para gerir a sua equipe de vendas, confira 12 dicas que separamos para você:

  1. Conheça os membros da sua equipe de vendas – essa etapa começa no recrutamento. Além de recrutar os candidatos a partir de suas habilidades e experiência, conheça as suas potencialidades.
  2. Defina as funções de cada membro – isso ajuda a organizar a equipe dentro de todas as etapas do processo comercial e a distribuir as tarefas, de modo a não sobrecarregar ninguém. Ao saber quais são as suas atividades, o profissional desempenha sua função com mais eficiência e sem desperdiçar tempo. E, quando o gestor conhece o perfil da sua equipe, ele pode direcionar as pessoas certas para as atividades certas.
  3. Alinhe a equipe com a cultura da organização – quando se tem um propósito, a equipe internaliza as boas práticas propostas pela empresa e que podem ser percebidas pelo cliente, fazendo com que o processo de venda se torne uma experiência e não somente a entrega de um produto ou serviço.
  4. Padronize o processo de vendas – tenha um processo de vendas (roteiro) bem estruturado. A partir dele, os membros entenderão a sua função dentro do processo e qual abordagem utilizar com o cliente.
  5. Saiba reconhecer os esforços da equipe – ao invés de se preocupar somente com comissões e recompensas, o reconhecimento também pode ser um fator de motivação para a equipe. Saiba reconhecer e faça elogios públicos sempre que uma meta for alcançada.
  6. Incentive e invista em treinamento aos colaboradores – o aprendizado contínuo de novas técnicas e o desenvolvimento de novas habilidades podem contribuir no aprimoramento de processos internos e na entrega de valor ao cliente.
  7. Preocupe-se com o bem-estar da empresa – um ambiente de trabalho que se preocupa com o bem-estar físico e emocional do colaborador traz segurança para ele. Um colaborador que esteja bem de saúde apresenta melhor desempenho nas suas atribuições.
  8. Defina metas para a equipe de vendas – metas claras e alcançáveis direcionam o esforço de toda a equipe.
  9. Defina métricas para acompanhar o desempenho – as métricas deverão ser definidas conforme o objetivo e estratégia da equipe, como taxa de conversão diária/semanal/mensal, canais de venda mais utilizados etc.
  10. Faça reuniões periódicas e envolva a equipe no planejamento – é importante reunir a equipe para analisar e discutir os resultados obtidos e mudar as estratégias sempre que for necessário. As reuniões também podem ajudar o gestor a focar na melhoria contínua dos processos.
  11. Ofereça críticas construtivas e feedbacks – dar feedbacks periódicos para os colaboradores pode contribuir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para comprovar se eles estão ou não “no caminho correto” (com relação às metas).
  12. Utilize ferramentas de gestão de vendas – softwares e ferramentas podem facilitar o processo e guiar o vendedor no dia a dia, como o sistema de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), que possibilita automatizar várias tarefas manuais e ter maior controle sobre o processo de vendas, bem como a avaliar o desempenho da equipe a partir de relatórios digitais.

 

Concluindo, a gestão de vendas deve ser planejada e construída em equipe e o gestor de vendas é uma peça essencial em coordenar todo esse processo. E aí? Que práticas você utiliza na gestão de vendas no seu negócio?

avatar CHRISLAINE CAROLINE DE SOUZA
Chrislaine Caroline De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 768 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil