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Como funciona uma franquia?

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Como funciona uma franquia?
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Criado em 10 JUL. 2023
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Você já ouviu falar em franquias? Elas são um modelo de negócio que está espalhado pelo mundo todo. 


Funciona assim: uma empresa já estabelecida, chamada franqueadora, permite que empreendedores, os franqueados, abram negócios com base no seu modelo de sucesso.


Esse modelo se baseia em um contrato legal entre o franqueador (detentor de uma marca, produto ou serviço estabelecido) e o franqueado (empreendedor interessado em replicar o conceito de negócio). 


O franqueador concede ao franqueado o direito de utilizar sua marca, métodos operacionais e oferece suporte contínuo em troca de taxas iniciais e royalties.



Funcionamento das franquias


O modelo de franquia é uma forma de expansão de negócios. Viabilizar esse modelo envolve, portanto, a transferência de conhecimento e expertise do franqueador para o franqueado, na qual o franqueador concede ao franqueado o direito de operar um negócio com base em seu modelo estabelecido. 



Mas como tudo isso funciona na prática? A ideia é que o franqueado consiga replicar o modelo de negócio de forma bem-sucedida. Assim, é necessário realizar um treinamento contínuo.


O franqueador fornece ao franqueado uma série de benefícios e suporte, incluindo o direito de uso da marca, acesso a manuais operacionais detalhados, treinamento inicial e contínuo, suporte de marketing e publicidade, fornecimento de produtos e serviços, entre outros.


O franqueado, por sua vez, paga ao franqueador uma taxa inicial de franquia para adquirir os direitos e benefícios mencionados anteriormente. Além disso, o franqueado geralmente paga royalties periódicos, que são uma porcentagem do faturamento bruto do negócio, como compensação contínua pelo suporte e uso da marca.


A grande vantagem de abrir uma franquia é a redução do risco em comparação com começar um negócio do zero. 


Você recebe um modelo de negócio testado, suporte da franqueadora e se beneficia da marca já estabelecida. Além disso, pode aproveitar as economias de escala ao comprar produtos e serviços em uma rede maior.


Mas, atenção! Abrir uma franquia não garante sucesso automático. ASSISTA AGORA O NOSSO PODCAST 


O franqueado ainda precisa dedicar tempo e esforço para operar o negócio com eficiência, seguir as diretrizes e padrões do franqueador e atender às demandas do mercado local. O sucesso dependerá da dedicação, habilidades de gestão e capacidade de adaptação do franqueado ao ambiente de negócios específico.



Por que escolher uma franquia



Se você está pensando em abrir uma franquia, é importante considerar alguns aspectos cuidadosamente.


Existem diferentes tipos de franquias, como as franquias de produto ou serviço, franquias de distribuição, franquias de formato de negócio e franquias de conversão. Nas franquias de produto ou serviço, o franqueado comercializa e vende os produtos ou serviços específicos oferecidos pela marca. Já nas franquias de distribuição, o franqueado atua como um distribuidor de produtos da marca em uma determinada área geográfica.


Ao considerar abrir uma franquia, você deve levar em consideração analisar o mercado para a franquia em questão, a concorrência existente e a demanda potencial. É fundamental entender a viabilidade do negócio em sua localização geográfica específica. 


Outro fator crucial é o investimento necessário para abrir uma franquia. Além da taxa inicial de franquia, é preciso considerar os custos operacionais, como aluguel, estoque, equipamentos, marketing e funcionários. 


Aproveite para fazer projeções financeiras realistas e considerar o tempo necessário para que o negócio comece a gerar lucro.


A reputação do franqueador também é relevante. Pesquisar sobre a empresa, seus valores, histórico de sucesso e relacionamento com os franqueados existentes pode fornecer insights valiosos.



Posso transformar meu negócio em uma franquia?


E se você já tem um negócio próprio, talvez esteja se perguntando se pode transformá-lo em uma franquia. Para isso, é necessário avaliar alguns fatores-chave. 


Primeiramente, seu modelo de negócio deve ser facilmente replicável e escalável, com processos e procedimentos bem definidos. Sua marca deve ser forte e distintiva, a qual possa ser reconhecida e valorizada pelo público.


A demanda pelo seu produto ou serviço também deve ser consistente e demonstrar potencial de crescimento em diferentes localidades.


Existem inúmeros exemplos de franquias de sucesso em diversos setores. Alguns dos mais conhecidos incluem o McDonald 's, Subway, Starbucks, Burger King, RE/MAX, 7-Eleven e KFC. 


Essas franquias se destacaram ao oferecer um modelo de negócio comprovado, uma marca reconhecida globalmente, suporte contínuo aos franqueados e um produto ou serviço que atende às demandas dos consumidores.


É importante lembrar que o sucesso de uma franquia não é garantido apenas pelo fato de pertencer a uma marca conhecida. O empenho, a dedicação e a gestão eficaz do franqueado desempenham um papel crucial no desempenho e rentabilidade do negócio.


Esse tema é tão importante que dedicamos uma edição exclusiva do CONNECT CAST para aprofundar. Recebemos o especialista em franquias ERLON LABATUT, assista agora mesmo, só >>> CLICAR AQUI <<<


Conte com o Sebrae em todos os processos do seu negócio, inclusive para adiquirir sua franquia ou tornar o seu negócio franqueável.


Um abraço, Bianca Becker /

@biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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