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Como funciona o Cashback no Varejo

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Como funciona o Cashback no Varejo
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 26 NOV. 2022
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Como funcionam os programas de recompensa de cashback?


Cashback: o que é e como funciona! - MoovPay


Ao fazer uma determinada compra, o cliente recebe parte do valor pago de volta, reduzindo assim o custo efetivo que ele teve em sua compra. 


Originalmente, temos três formas de cashback:


Cartão de Crédito:


O cashback do cartão de crédito oferece benefícios aos clientes graças aos acordos feitos entre as operadoras de cartão de crédito e os varejistas com os quais trabalham. 


Para cada compra que um cliente faz com seu cartão, o varejista tem que pagar uma certa porcentagem de volta à operadora do cartão. A empresa de cartão de crédito então repassa parte desse pagamento para o cliente na forma de reembolso.


Débito


O cashback do cartão de débito geralmente é o cashback pago diretamente do banco ao cliente.


Diretamente pela loja


Cashback do site, como Ebates ou Rakuten funcionam como cartões de crédito, pois são capazes de fazer acordos com determinados varejistas para garantir recompensas de reembolso para seus próprios clientes. 


Muitos sites agora oferecem um aplicativo de reembolso para ajudar a facilitar ainda mais o rastreamento de recompensas.


Cashback na Black Friday

Quase um trava-línguas, o cashback na Black Friday é uma estratégia em crescimento para auxiliar as lojas na chamada retenção de clientes. 


Uma vez que o desconto potencializa o volume de vendas naquele momento específico, o cashback pode reter o cliente fazendo com que ele volte a comprar novamente em sua loja.


Isso acontece quando o cashback é devolvido na forma de crédito, que pode ser usado pelo cliente numa compra futura. 


Parece simples, não é verdade? Para o cliente, o preço realmente foi menor no momento da compra, mas para aproveitar esse retorno ele terá que fazer uma próxima aquisição e, com isso, voltar a gastar. 


Para a loja, é uma grande vantagem, apesar da perda de parte do valor de uma compra, pois o volume de vendas e o faturamento tendem a crescer, assim como a recorrência dos clientes. 


Como funciona o cashback no varejo?




Aos empreendedores que trabalham com varejo, agregar valor aos seus produtos é essencial para reter os clientes. 


Assim, oferecer programas de vantagens, como cashbacks, torna o cliente mais propício a comprar e também contribui para ele continuar adquirindo seus produtos após a venda. 


Deste modo, o cashback é uma ação independente e pode ser considerado como um programa de fidelidade evoluído, pois para o cliente é mais atrativo receber uma recompensa sobre a compra, mesmo que seja em quantias menores. 


Por isso, no caso da empresa, fica mais viável aplicar esse tipo de estratégia e fidelizar um cliente do que trazer um novo para a loja.


Agora, como realmente funciona o retorno de dinheiro (cashback)? 


Ele é a devolução de parte do valor da sua compra, a qual é calculada a partir de uma porcentagem determinada pelo empreendimento que está oferecendo o benefício.


O reembolso pode ser de uma pequena parcela de 0,5% até 10% ou mais, pois tudo vai depender da empresa que oferta o serviço, da loja e se o cashback está associado a qualquer produto ou apenas determinados itens da loja. 


No caso da utilização de cartão de crédito, o valor é transformado em promoções nas compras seguintes e as especificações vão variar de acordo com a bandeira e a categoria do cartão (Infinite, Platinum, Black entre outros). 


No entanto, a forma de que a parcela da compra seja devolvida pode variar, ela ficará como crédito em uma espécie de carteira digital para a compra de novos produtos ou ser convertida em dinheiro depositado em conta.




Nesse caso, veja alguns benefícios de aplicar essa estratégia no seu negócio:

  • Mais visibilidade para a marca/estabelecimento.
  • Possibilidade de aumentar a base de clientes.
  • Conhecimento sobre o consumidor ao se cadastrar em uma plataforma.
  • Fidelização de clientes.


Portanto, o cashback funciona como uma forma de divulgação, ele possibilita o aumento da sua base de novos clientes e agrega valor aos produtos vendidos, assim, quanto mais pessoas conhecem sua marca, mais pessoas tendem a comprar. 


Logo, é possível fornecer uma experiência muito maior ao seu negócio com este tipo de benefício, pois ao se cadastrar na plataforma de cashback, o consumidor fornece uma série de informações pessoais, como e-mail e telefone, os quais servem para manter o contato com o cadastrado. 


Desta forma, a empresa deve mantê-lo atualizado sobre lançamentos, ofertas especiais e até efetuar ligações de abandono de carrinho via site, ou seja, manter o cliente conectado à loja é essencial para retenção de clientes.


E você, já pensou em implantar a estratégia de cashback na sua empresa? Acha muito complicado? Comenta aqui embaixo!



Um abraço, Lucas Hahn | @lucasshahnn

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Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
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