Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como formar uma liderança orientada aos ODS - Agenda 2030?

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como formar uma liderança orientada aos ODS - Agenda 2030?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 MAI. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muito se fala em ESG - Environmental | Social | Governance, mas as empresas podem (e devem) fazer uso de outras ferramentas importantes para implantação de práticas de sustentabilidade em seus processos corporativos. Um destes instrumentos é a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).


                                    Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Hoje, investir em sustentabilidade tornou-se um negócio bastante rentável para empresas e empreendedores. Estudos mostram que aos que vêm apostando no desenvolvimento de atividades baseadas numa economia verde, o mercado tem-se revelado promissor, com ganhos diretos à empresa e à sociedade, além do melhoramento da imagem da companhia diante de seu público consumidor e investidor multistakeholders - partes interessadas.


Mas para que a empresa seja guiada à economia sustentável, é necessário uma Liderança que tenha uma visão abrangente deste novo mercado, transformando o mundo através de negócios conscientes e que estejam alicerçados nos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030/ONU.


A liderança tem um papel chave para estabelecer a sustentabilidade como estratégia organizacional, criando novas formas de preservação do meio ambiente e aumentando a integração com a comunidade em que a organização está inserida. 


O que é a Agenda 2030 da ONU?

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, segundo o portal ODS Brasil (ONU-Brasil, 2021), foi adotada por 193 Estados Membros da ONU (UN General Assembly Resolution 70/1), em setembro de 2015, e apresenta as ferramentas necessárias à construção de um futuro mais justo e inclusivo, com preservação da biodiversidade e oportunidades equitativas a todos os seres humanos, indiferente da posição geográfica de seus países, bem como o nível de desenvolvimento econômico em que se encontram.


                             Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Agenda 2030 é composta por 17 ODS, desmembrados em 169 metas de ação global para alcance até 2030, como resultados de um processo participativo onde governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa

criam programas e projetos que erradiquem a miséria e a fome, promovam a inclusão social e a sustentabilidade ambiental e estabeleçam as diretrizes à boa governança em todos os níveis. A Agenda 2030 é a base para que ocorra o desenvolvimento sustentável de forma equilibrada em todos os pontos do planeta, a partir do emprego de ações na comunidade local. 


Mas como formar uma liderança orientada aos ODS?

 

Para atender à crescente demanda do mercado, que busca por produtos e serviços que reduzam os impactos sobre o meio ambiente e sociedade, a Liderança orientada aos ODS que deve criar estratégias e estabelecer práticas dentro das empresasque sejam conscientes e consistentes, que avaliem o desempenho da companhia diante dos indicadores de sustentabilidade, humanização e inovação. Ela precisa entender que a definição de políticas específicas e cenários futuros são fundamentais para que possa identificar oportunidades de negócios e reduzir os riscos legais, de reputação e outros riscos empresariais.


Para isso, Liderança precisa rever processos e modos para conceber produtos, serviços e modelos de negócios, contribuindo com a promoção e a preservação socioambiental e criando uma relação de confiança com os multistakeholders. A valorização da sustentabilidade corporativa deve envolver todas as áreas da organização, com um potencial de comunicação que permita alinhar as diretrizes dos ODS às metas e compromissos assumidos nas práticas de ESG da empresa.


                                       Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


O fortalecimento das relações com as partes interessadas deve ser ético e transparente, para que a manutenção da política de sustentabilidade seja baseada na verdade, abolindo a possibilidade de Greenwashing (práticas de sustentabilidade declaradas pela empresa, mas que não condizem com a realidade).

A Liderança orientada aos ODS deve envolver fornecedores na estratégia de sustentabilidade, sensibilizando, treinando e capacitando os seus parceiros de negócio para transformar ações pontuais em benefícios em escala. Com isso, além de exercitar a sua responsabilidade social, a empresa cria um ambiente propício a negócios conscientes (capitalismo consciente), de forma solidária e numa relação ganha-ganha.


Os negócios conscientes não podem prosperar numa sociedade que esteja fragilizada em questões essenciais como sustentabilidade, justiça social e mudanças climáticas.


Por isso, a Liderança orientada aos ODS utiliza sua força para produzir mudanças positivas e significativas no mundo ao seu redor, sabendo que o verdadeiro poder está centrado no cuidado com as pessoas e planeta. Esta Liderança está atenta às demandas da humanidade e possui valores morais e integridade para fazer escolhas, muitas delas difíceis, pois investir em sustentabilidade requer resultados no longo prazo, mas ações firmes no presente.


Liderança orientada aos ODS está transformando a forma de conduzir os negócios e utiliza seu poder de decisão e influência para endereçar questões importantes no âmbito da sustentabilidade. Assim, deixará um legado tanto na empresa quanto na sociedade, pois seu propósito conduz sua caminhada rumo à construção de um mundo melhor.

Como a sua empresa está contribuindo com o futuro do planeta?

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batista
Top 10 LinkedIn Creator | Consultora ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Mentora Liderança Sustentável e Desenvolvimento Humano | Palestrante Mudanças Climáticas, ODS-Agenda 2030 e Capitalismo Consciente.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4646 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis