Se você é um empreendedor ou está começando no mundo do empreendedorismo, provavelmente já ouviu falar sobre o conceito de posicionamento de marca. Mas se você acha que esse conceito permanece muito abstrato e pouco claro, este podcast é para você! Para aumentar sua marca e sua reputação, você precisa gerenciar as atividades internas e externas da marca de maneira bem pensada e alinhada com sua estratégia. Muitas vezes, o posicionamento da marca pode ser definido de forma muito ampla. Gostamos de pensar nisso como um ato de projetar a imagem da empresa que ajuda a ocupar um lugar distinto e valorizado na mente dos clientes-alvo. Simplificando, o posicionamento da marca tem tudo a ver com diferenciar sua empresa das outras, tornando sua marca única e memorável. Ao moldar as preferências do consumidor, as estratégias de posicionamento da marca estão diretamente ligadas à fidelidade do consumidor, ao valor da marca baseado no cliente e à vontade de comprar a marca. O posicionamento eficaz da marca pode ser referido como a medida em que uma marca é percebida como favorável, diferente e credível na mente dos consumidores. Para criar um posicionamento único e de sucesso para sua marca, você precisa analisar o seguinte: Entenda o que seus consumidores querem; Entenda quais são as capacidades da sua empresa e da sua marca; Entenda como cada concorrente está posicionando sua marca. Depois de fazer isso, você precisará escolher uma declaração de posicionamento que: Vai ressoar com seus consumidores; Pode ser entregue pela sua empresa (capacidades); Seja diferente dos seus concorrentes. Uma maneira fácil de definir uma declaração de posicionamento de marca é resumi-la em três palavras. Por exemplo, vegano, tradicional e feminino. Tente não escolher palavras genéricas como produtos de qualidade, únicos, bem-sucedidos porque esse é o objetivo de todas as marcas. O desafio restante é então refletir esse posicionamento de marca em tudo o que você faz (personalidade da marca, design de embalagem, produto, serviço, design de identidade visual, comunicação etc). Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso podcast na íntegra! Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Varejo. Até mais! LucasConstruindo um forte posicionamento de marca
Por que o posicionamento da marca é importante?