Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como fazer um posicionamento de marca bem-sucedido?

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
 Como fazer um posicionamento de marca bem-sucedido?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase



Se você é um empreendedor ou está começando no mundo do empreendedorismo, provavelmente já ouviu falar sobre o conceito de posicionamento de marca. Mas se você acha que esse conceito permanece muito abstrato e pouco claro, este podcast é para você!


Construindo um forte posicionamento de marca


Para aumentar sua marca e sua reputação, você precisa gerenciar as atividades internas e externas da marca de maneira bem pensada e alinhada com sua estratégia.


Muitas vezes, o posicionamento da marca pode ser definido de forma muito ampla. Gostamos de pensar nisso como um ato de projetar a imagem da empresa que ajuda a ocupar um lugar distinto e valorizado na mente dos clientes-alvo. Simplificando, o posicionamento da marca tem tudo a ver com diferenciar sua empresa das outras, tornando sua marca única e memorável.


Por que o posicionamento da marca é importante?


Ao moldar as preferências do consumidor, as estratégias de posicionamento da marca estão diretamente ligadas à fidelidade do consumidor, ao valor da marca baseado no cliente e à vontade de comprar a marca. O posicionamento eficaz da marca pode ser referido como a medida em que uma marca é percebida como favorável, diferente e credível na mente dos consumidores.


Para criar um posicionamento único e de sucesso para sua marca, você precisa analisar o seguinte:


  1. Entenda o que seus consumidores querem;

  2. Entenda quais são as capacidades da sua empresa e da sua marca;

  3. Entenda como cada concorrente está posicionando sua marca.


Depois de fazer isso, você precisará escolher uma declaração de posicionamento que:


  1. Vai ressoar com seus consumidores;

  2. Pode ser entregue pela sua empresa (capacidades);

  3. Seja diferente dos seus concorrentes.


Uma maneira fácil de definir uma declaração de posicionamento de marca é resumi-la em três palavras. Por exemplo, vegano, tradicional e feminino. Tente não escolher palavras genéricas como produtos de qualidade, únicos, bem-sucedidos porque esse é o objetivo de todas as marcas.


O desafio restante é então refletir esse posicionamento de marca em tudo o que você faz (personalidade da marca, design de embalagem, produto, serviço, design de identidade visual, comunicação etc).


Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso podcast na íntegra!


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Varejo.



Até mais!


Lucas


avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 4097 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?