Você sabe o que é o fluxo de caixa? Caso não sabia, clique aqui e entenda o que é, e a sua importância.
Para iniciar o fluxo de caixa simplificado é necessário seguir as seguintes etapas:
1 - Verifique o saldo inicial da empresa
A primeira coisa a fazer quando se decide criar uma gestão financeira mais rigorosa e sólida é verificar quanto de dinheiro sua empresa possui em caixa. Anotou a dica?
2 - Classifique suas receitas e despesas
Antes de começar a fazer os lançamentos de receitas e despesas para o fluxo de caixa, é importante que você classifique essas transações. Isso será muito útil no futuro, quando você quiser analisar as origens mais relevantes de recursos ou quais os custos poderão ser reduzidos ou cortados.
3 - Registre todas as entradas de caixa do período
Passe a registrar tudo o que a empresa tem a receber em um período predeterminado. Para projetar o fluxo de caixa, o recomendado é considerar um período de 12 meses. Registre os pagamentos recebidos (à vista ou a prazo), as contas a receber e qualquer outra possível entrada de dinheiro. Além disso, informe sempre a data exata em que a transação aconteceu ou vai acontecer.
4 - Registre todas as saídas de caixa do período
- Passe a registrar tudo o que a empresa tem a pagar, tanto no dia quanto a curto e médio prazo.
- Atente-se para o fato de que existem saídas que terão
- Seja o valor estimado ou fixo, o importante aqui é anotar todas as contas.
5 - Atualize e corrija os lançamentos sempre
Continue acrescentando todos os novos lançamentos que podem surgir e corrija valores que sofreram alteração, como por exemplo aquela conta de luz com valor estimado. A diferença entre as entradas e saídas de dinheiro será o saldo do seu caixa, ou seja, quanto você tem para operar.