Como todo empreendimento, na prestação de serviços de beleza e higiene pessoal, o acompanhamento das finanças faz toda a diferença na trajetória da empresa.
Em vigor desde 2017, a Lei Nº 13.352 de 2016, conhecida como Lei do Salão Parceiro impactou diretamente os proprietários de salão de beleza, garantindo sua segurança e de profissionais parceiros, já que muitas vezes, era estabelecida uma relação informal entre os lados. Assim, profissionais ligados diretamente às atividades, como cabeleireiros, manicures, pedicures, depiladores, esteticistas, barbeiros e maquiadores, têm sua contratação regularizada por meio de sua figura jurídica.
Para que não haja nenhum tipo de atrito e, principalmente, que não se tenha risco de ações trabalhistas, é necessário que as partes firmem contrato, contendo as obrigações de cada um, bem como o percentual que deve ser pago ao profissional parceiro. Na lei, não existe um valor ou percentual exigido pelo governo, vale o bom senso na hora da negociação.
Como definir o percentual
Primeiro, analise quais são os custos inclusos em todos os procedimentos realizados pelo estabelecimento, assim como o percentual de lucro que o seu negócio necessita para arcar com as despesas. Entre os custos fixos considerados estão:
Aluguel;
Luz e água;
Telefone e internet;
Tarifas bancárias;
Material de higiene e limpeza;
Salário dos profissionais da área administrativa e recepção;
Pró-labore.
Também é importante levar em consideração os custos variáveis (custos que mudam de acordo com a produção ou quantidade de trabalho), tais como:
Impostos;
Tarifas do cartão de crédito;
Produtos utilizados na prestação de serviços (xampus, esmaltes, tintura, escova, secador etc.);
Margem para eventuais problemas.
O cálculo na prática
A comissão baseada na margem de lucro é uma proposta interessante para empreendimentos que estão começando, visto que o valor repassado aos funcionários varia conforme o lucro.
Vamos supor que o serviço de manicure/pedicure custe R$ 50,00. Qual o valor que você deve repassar ao profissional parceiro? Para isso, é preciso listar algumas informações:
Qual é o custo da higienização da toalha? Ou qual é o custo da toalha descartável? Quantas são utilizadas em cada serviço?
O esmalte utilizado é nacional ou importado? Qual é o valor?
Qual é o custo para esterilização?
Qual o custo dos descartáveis (palitos, lixas, luvas etc.);
Percentual pago para operadora de cartão de crédito;
Rateio do custo fixo aplicável no serviço de manicure.
Para facilitar o seu trabalho, você pode criar uma planilha simples no Excel ou outro programa com a mesma finalidade. Se você quer calcular a comissão fixa, é importante colocar a data, horário, nome do funcionário, tipo de serviço prestado e o valor total recebido. Com esses dados, você pode adicionar uma fórmula para que o comissionamento seja calculado automaticamente.
Com todos os dados em mãos, você pode criar relatórios semanais ou mensais, por exemplo. Isso é importante para otimizar o investimento, alavancando suas vendas.
O combinado não sai caro
Jogue limpo com seus funcionários, apresente informações para que ele fique por dentro dos seus custos e também a margem para pagar as operações do seu salão de beleza. Após o acordo, é importante que você realize os pagamentos em dia, mantendo um bom relacionamento. Cumpra o que foi combinado, assim você consegue manter uma equipe comprometida e engajada.