Você pode não conhecer o termo ancoragem de preço, mas com certeza você já se viu em uma situação parecida com essa quando foi ao cinema:
- PIPOCA P: R$7,50
- PIPOCA M: R$15,50
- PIPOCA G: R$16,50
Comprar a P pode ser pouco, comprar a M não vale a pena, pois com apenas mais 1 real você pode levar a G...
E este é o objetivo do cinema, vender a maior quantidade possível de pipocas grandes, pois é nela que se encontra o lucro. Se o preço da pipoca M fosse R$12,00 muitas pessoas acabariam escolhendo-a.
Faz sentido?
Como Funciona:
A ancoragem de preço é uma técnica para criar a percepção de que um preço é justo. E isso pode ser feito a partir do exemplo anterior, onde utilizamos o tamanho das pipocas para ancorar o preço, ou pode ser feito através de um produto similar.
Para entender melhor esta segunda opção, imagine que você acaba de entrar em um site para comprar um tênis e se depara com duas opções logo no topo do site.
São dois tênis parecidos, porém de marcas diferentes. Um custa R$997,00 e o outro custa R$397,00.
A ideia não é vender muitos tênis de quase mil reais, e sim utilizá-lo como um 'preço base', para vender o de R$397,00.
Pronto... Está feita a ancoragem, produtos similares que ao serem comparados, um parece ser muito mais barato do que o outro.
E sua empresa?
Você já usa a técnica de ancoragem de preço em seu negócio?
Ela faz parte dos estudos do neuromarketing, ou seja, funciona porque foi desenhada para o processo de decisão do cliente.
Para você entender melhor como funciona, basta assistir o vídeo abaixo do Prof. Eduardo Tanaka.
E aí? Você já conhecia essa estratégia de precificação?
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