Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Como expandir sua empresa para a América Latina?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como expandir sua empresa para a América Latina?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 03 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Confira quatro pontos de atenção antes de traçar a expansão do seu negócio para outro país.


A América Latina tornou-se uma das regiões mais empreendedoras do mundo nos últimos anos, graças ao poder da tecnologia e à criatividade da população. Não à toa, aqui se encontram 45 unicórnios startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão , de acordo com uma pesquisa da empresa Distrito.


Por isso, as empresas brasileiras têm buscado cada vez mais expandir seus negócios para os países vizinhos do continente. De acordo com a última edição do levantamento Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras, realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC), durante o período de 2020 a 2021, 49% das companhias iniciaram operações no exterior, e mais: apenas 15% interromperam esse processo.


Entre os participantes do estudo, 71% afirmaram que planejavam adentrar em novos mercados nos anos seguintes, principalmente com a abertura de filiais no exterior e por meio de exportações.


Apesar de esse movimento ser muito positivo para os negócios, ele só se torna bem-sucedido se houver uma estratégia muito bem definida. Veja quatro pontos para ter atenção antes de expandir sua empresa para outros países da América Latina.


1. Conheça o público


O primeiro passo é entender se há demanda para o seu produto ou serviço no país escolhido. Ele pode suprir alguma deficiência no mercado daquele local?


Um estudo da Endeavor mostrou que empresas de software ou que prestam serviços para outras empresas tendem a crescer mais rápido que aquelas que trabalham com produtos para consumidores finais.


Nesse processo inicial de pesquisa, vale viajar para países dentro e fora da América Latina para conhecer melhor as culturas que serão abordadas pela marca. Para isso, é interessante que o empreendedor abra uma conta internacional para viajar com facilidade.


2. Verifique a parte burocrática


É importante também analisar com cuidado as questões burocráticas, já que cada país tem seus sistemas tributários e jurídicos específicos. Os países com acordo de livre comércio com o Brasil e que estão mais abertos à importação de produtos do nosso país devem ser a prioridade na hora de escolher.


3. Cheque a propriedade intelectual


Para pequenas e médias empresas, geralmente tudo que envolve a propriedade intelectual (marca, patente, desenhos, denominação de origem) é válido apenas no seu território. Não deixe de conversar com um advogado especialista sobre os trâmites para garantir que isso seja respeitado legalmente em outro país também.


4. Um time para ajudar na expansão


Um desafio importante é contratar funcionários no outro país que estejam alinhados com a cultura da empresa, além de ter alguém para liderar a expansão. Dito isso, é interessante contar com a ajuda de consultores de recrutamento, advogados e um country manager para conduzir esse processo.


Logo, se deseja expandir seu negócio para o exterior, é imprescindível que essas dicas sejam seguidas para que o processo ocorra da maneira correta!


Até a próxima!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1535 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?