Atrair a nova geração de viajantes conectados, com acesso a todo tipo de informação ao alcance das suas mãos, em seus smartphones, tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa.
O que eu te digo já de cara, é que por trás de uma campanha de marketing de sucesso e de uma elaborada estratégia de vendas tem muito trabalho e pesquisa, mas que o ponto essencial de qualquer uma delas é o chamado foco no cliente.
Algumas dicas simples para aprimorar suas estratégias de vendas e marketing.
O seu site ajuda os visitantes a entenderem o que você oferece, permite comprar seus produtos e entrar em contato com você, certo? Isso não é suficiente!
O que mais os sites podem fazer pelo seu negócio? Para começar eles podem ser uma ferramenta de relacionamento com seu cliente, portanto aumentar a experiência do usuário no online criando uma janela de bate-papo, um mini formulário para entender o motivo da viagem e sugerir atividades marcantes podem não gerar receita extra, mas mostram que você se importa com eles.
Estamos falando de Growth Hacking. Um conjunto de ferramentas e ações que visam otimizar a relação de sua empresa com seus clientes para gerar mais receita de forma escalável de acordo com seu modelo.
A palavra Growth significa crescimento e a palavra Hacking vem de Hacker que de forma estereotipada é associado a programadores que invadem sistemas, mas que significa em essência utilizar-se de ações, ferramentas, estratégias e oportunidades para acelerar um processo, encontrar uma forma de fazer diferente para atingir os resultados. Por isso a expressão Growth Hacking é usada no mundo do empreendedorismo como conjunto de técnicas e manobras para acelerar o crescimento de empresas, e tudo isso está a seu alcance.
Vai muito além de uma comunicação efetiva ou um bom planejamento digital em mídias ou website é realmente usufruir de oportunidades e situações de modo a alavancar sua marca.
Há diversas empresas que usam estratégias de Growth Hacking com muito sucesso, marcas que conhecemos e usamos diariamente. E sim, você provavelmente foi atraído e é cliente destas empresas ou outras por estas estratégias que estamos apresentando a vocês.
São inúmeras as ferramentas, estratégias e técnicas que você pode usar para acelerar o crescimento da sua empresa, não teríamos tempo de passar por cada uma aqui, porque realmente são muitas e você passaria o dia lendo este artigo. Por isso trouxe alguns cases para exemplificar algumas delas. Nem todos são de empresas ligadas ao turismo e hospitalidade, mas estão aqui para te inspirar a criar suas próprias estratégias.
A estratégia da Uber foi incentivar o boca-a-boca. Com operação em mais de 35 países, a empresa é uma criança-prodígio. Mas em 2009, era apenas uma empresa local de aluguel de carros, com uma plataforma que reagia à oferta, à demanda e aos pagamentos.
A empresa sabia que estava resolvendo uma série de problemas associados aos serviços de táxi convencionais, mas precisava de tração, precisava crescer. Sua matriz em São Francisco era a chave e focou inicialmente na comunidade tecnológica, organizando eventos e passeios gratuitos para os participantes. Quem usou o serviço contou a seus amigos sobre a experiência. O resultado foi um rápido crescimento e modelo que poderia ser implementado em outro lugar.
Pensando nesta estratégia de boca-a-boca, o que e como você pode oferecer seus serviços ou produtos de forma a incentivar uma divulgação de cliente-a-cliente seu. Há algum serviço seu que possa ser oferecido de forma gratuita inicialmente para motivar e atrair novos clientes?
A estratégia do Youtube foi aumentar a competição. Sua principal oferta era uma oportunidade de postar vídeos de qualquer tipo on-line, mas para realmente ser bem-sucedida a empresa precisava aumentar quantidade de conteúdo disponível para atrair visitantes e anunciantes.
Então criou concursos que forneceram um meio de aumentar a comunidade de criadores de conteúdo. No início, o YouTube oferecia os prêmios, mas depois estendeu a estratégia para incluir parceiros. Por exemplo, uma marca pode oferecer um prêmio pelo melhor vídeo sobre um tema escolhido. Assim, engajava grandes marcas, seu público de interesse e os produtores de conteúdo.
Indiscutivelmente, o passo mais radical para o YouTube foi a expansão do seu programa de parceiros, permitindo que os criadores de conteúdo ganhem receita com os vídeos de publicidade, incentivando, assim, mais publicações.
A aposta do DropBox foi o crescimento através de boca-a-boca por e-mail.
Nenhum artigo sobre estratégias de Growth Hacking estaria completo sem a menção do Dropbox, que em apenas cinco anos passou de 0 para mais de 100 milhões de usuários, mantendo os custos de publicidade no mínimo.
A grande sacada foi uma combinação de mídia social e e-mail. Nos primeiros dias, a empresa usava anúncios no Google AdWords para divulgação, mas descobriu que o custo de aquisição por cliente era alto demais para ser viável.
Em vez disso, o Dropbox incentivou os usuários a espalhar a palavra online' pelas mídias sociais e por e-mail. Havia uma simetria natural entre o produto e o canal de marketing. Os usuários que desejam compartilhar arquivos via Dropbox naturalmente teriam que informar aos destinatários de e-mail sobre o canal. Para acessar arquivos, eles, por sua vez, precisariam se inscrever no serviço. Outro ponto importante nestas manobras, foi de que se o usuário quisesse mais espaço de forma gratuita, deveria indicar amigos para se inscreverem no serviço também. Tudo isso foi apoiado por um vídeo explicativo, que fornece um guia para o uso do Dropbox.
Levando em consideração esta estratégia de oferecer mais por indicações e negócios fechados a partir das indicações de clientes, quais serviços ou produtos sua empresa possui e pode oferecer neste modelo? Diárias extras? Amenidades nos quartos? Cortesia de jantar? Um brinquedo para crianças acompanhantes? Um welcome drink com transfer para o aeroporto? A dica aqui é usar todos os recursos dentro da realidade do seu mercado e do seu caixa.
Já o TripAdvisor apostou em um SEO Plus como chave secreta. A empresa iniciou como uma startup, oferecendo funcionalidade de mecanismo de pesquisa, precisou se especializar em SEO (Search Engine Optimization Otimização para Mecanismos de Buscar) e isso, sem dúvida, os tornou profundos conhecedores de SEO.
Por cauda de um SEO bem feito, o TripAvisor sempre ocupa o primeiro lugar em pesquisas relacionadas a viagens, o que é metade da batalha. O modelo de negócios também alimenta o esforço de SEO, com a adição constante de novas análises, aumentando o conteúdo pesquisável.
Mas é claro que a empresa tem mais alguns hacks de crescimento sendo praticados. Um deles por exemplo, é que o TripaAdvisor incentiva os hotéis e restaurantes a divulgarem depoimentos positivos, em suas redes, exibindo o selo/marca TripAdvisor. O que é bom para os estabelecimentos em questão, mas estes selos também levam o tráfego ao TripAdvisor e fazem com que o Google classifique as avaliações de hotéis com melhores resultados em seus próprios resultados de pesquisa.
Trabalhar um SEO de maneira inteligente e aprofundada pode trazer muitos clientes, então invista nisso. Caso não tenha ninguém do seu time que domine esta tarefa, contrate um profissional. Este é um recurso que se usado com foco em aumentar a visibilidade da sua marca e engajar clientes no seu conteúdo, pode trazer um aumento significativo na sua obtenção de receita.
O Hotel Tonight apostou na experiência do usuário mobile. Aplicativos mobile e web, de reserva de hotéis ou comparativos de preços não são novidade. Então, o que explica o crescimento do Hotel Tonight enquanto aplicativo foi estar focado na experiência do usuário móvel. Às vezes, acertar a experiência do usuário pode ser o melhor truque de crescimento de todos. Afinal, se você está procurando um hotel em uma cidade que acabou de chegar, poder usar um smartphone com informações no formato mais aplicável ao seu tipo de aparelho e com design e responsividade otimizados, pode facilitar e muito seu entendimento das ofertas de hospedagem que você tanto precisa. Por isso, o Hotel Tonight se concentrou na experiência móvel, realizando testes/validações vigorosos para garantir que os clientes se movam facilmente pelo funil de compra.
Investir em comunicação que seja consumível via smartphone ainda não é algo muito comum entre as empresas do turismo brasileiro, mas deveria ser. Basta olharmos para nossas próprias mãos e das pessoas a nossa volta para ver que estamos praticamente o tempo todo com nossos smartphones. Conferimos notícias diárias, conversamos com amigos, familiares e clientes, usamos aplicativos e redes sociais para fechar negócios. Então, você está esperando o que para adaptar seu site e seu conteúdo para que sejam compatíveis com aparelhos mobile?
O Airbnb apostou no cruzamento de fluxo de visitantes online. Em um mundo online onde novos modelos de mercado estão surgindo todos os dias, hoje em dia não se ouve muito sobre o Craigslist (uma rede de comunidades online centralizadas que disponibiliza anúncios de várias naturezas de forma gratuita aos usuários). Mas houve um tempo em que foi visto como pioneiro - principalmente nos EUA - e sua preeminência ajudou o Airbnb a ganhar força.
Em uma manobra relativamente simples, o Airbnb permitiu que os locatários cruzassem postagens (suas ofertas de hospedagem) no próprio site do Airbnb e no Craigslist, uma medida que aumentou muito o alcance da oferta. Levou muito fluxo de visitantes para o site do Airbnb. No seu mercado de atuação, quais empresas podem complementar seus serviços? Quais podem agregar valor a experiência do seu cliente? E como você pode agregar valor a outra parte em contrapartida?
Já o Booking.com teve seus esforços voltados para a pesquisa paga. O Booking é um dos estudos de caso com sucesso dentre empresas que apostam em inovação no turismo. Porém, a chave do seu sucesso não é tão inovadora assim. Eles gastam muito dinheiro com o Google AdWords.
Há mais na estratégia Booking.com do que simplesmente comprar o caminho para o topo, mais do que pagar anúncios no Google, Sem dúvida, o Booking.com poderia ser mais eficiente e lucrativo gastando menos em pesquisa paga e concentrando os gastos em palavras-chave mais lucrativas. Mas eles estão investindo na fidelização do usuário à marca, pois os sites de reservas estão se tornando menos capazes de se diferenciar no preço, pagando muito para um novo cliente, então utilizando palavras-chave como Hotéis em Foz do Iguaçu que tem um custo bastante elevado, por ser uma das mais procuradas, não é nada para Booking.com, porque eles adquiriram um novo usuário, que acessará o canal direto na próxima vez em que essa pessoa reservar um hotel.
Mesmo sendo necessário um certo investimento financeiro para criar e colocar uma campanha de Adwords no ar, esta é uma estratégia que quando bem elaborada e realizada, com palavras-chave bem escolhidas e focadas no seu público real, pode trazer retorno o suficiente para fazer seu investimento inicial ficar muito pequeno. E digo novamente, caso você não tenha ninguém na sua equipe que tenha habilidades e domine esta técnica e ferramenta, contrate um profissional.
Depois destes exemplos de uso do Growth Hacking, espero ter despertado em vocês a vontade de mergulhar mais a fundo no tema e aprofundar seus conhecimentos, descobrindo como criar novas formas para desenvolver seu negócio. Veja quais ações de marketing interno podem te ajudar ou como uma ação de marketing com parceiros pode otimizar sua presença no mercado e aumentar sua receita.
Quero te fazer uma proposição a você leitor. Gostaria que, tanto neste artigo quanto em outros (em quaisquer outros canais), você não acredite em nada que ler. Calma, explico! O acordo é de que você não tome nada do que eu disse como verdade, mas que tenha suas próprias experiências, que pegue os exemplos, os analise e veja se faz sentido para sua empresa e projetos. E claro, aplique, teste e construa suas ideias.
Crie uma estratégia de aplicar pequenas ações de cada vez e vá medindo o impacto que elas terão no desempenho empresarial. Invista no que faz sentido para seu mercado e principalmente, no que engaja e fideliza o seu cliente.