Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Como eu começo o processo de inovação por meio do design para o meu negócio?

avatar MARCO AURELIO DE OLIVEIRA ABBONIZIO
Marco Aurelio De Oliveira Abboniziofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como eu começo o processo de inovação por meio do design para o meu negócio?
Criado em 09 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Essa questão de vez em quando volta à tona quando percebemos as incertezas e descontinuidades no processo de desenvolvimento e implementação de alguns projetos de inovação.

Especialmente para empresas de menor porte, com equipes e orçamentos enxutos, as definições que precedem aos projetos de design podem não estar claros, o que criam obstáculos à implantação de inovações na empresa.

Acontece ainda empresa permanecer no piloto automático, sem compreender as mudanças nos comportamentos, tecnologias e mercados. Em outras palavras, o que você tem a oferecer pode não ser mais relevante para seus clientes.

Logo, o que sempre deu certo antes, pode não dar mais.

O processo de inovação por meio do design é verdadeiramente efetivo quando aquilo que foi desenvolvido chega ao mercado e gera resultados para a empresa e clientes. Há diferentes teorias que analisam a incorporação do design nas empresas. Considerando aquelas que utilizam ou já utilizaram, sem avaliar sua intensidade, pode-se agrupá-las em duas diferentes formas:

  • Design Estratégico _ As organizações que adotam uma abordagem de Design Estratégico, possuem a cultura e os processos alinhados na identificação de oportunidades e no desenvolvimento constante de inovações.
  • Uso pontual do design _ São as empresas que se valem de processos de design pontualmente, em momentos específicos. Por exemplo, para desenvolver um novo produto, serviço ou definir uma nova abordagem de comunicação em um dado momento.

Independente do modelo, compreender as condições internas da empresa e os aspectos estratégicos do negócio são fundamentais para que os processos de inovação impactem nos resultados.

Quando se observa a realidade das micro e pequenas empresas, compreende-se o enorme desafio de reunir, analisar e tomar decisões que são fundamentais para o momento que precede ao desenvolvimento de novos projetos e o lançamento novas ofertas. Qual o foco de mercado, o mercado atual ainda tem espaço de crescimento, quais necessidades dos seus clientes não estão sendo atendidas, a nova oferta está alinhada a um modelo de negócio praticável pela empresa? Ou aspectos internos, como equipe para participar, decidir e implementar os projetos?

Enfim, o lançamento de uma nova oferta está muito além da disponibilidade de orçamento.

Pensando nesses e outros aspectos, uma ferramenta interessante é Step#1th usada para mapear alguns fatores fundamentais para as decisões estratégicas e especialmente de identificação e compreensão sobre pontos do negócio que afetam diretamente no processo de inovação. A Step#1th parte de um questionário on-line que é respondido pela(o) empresária(o).

Não há respostas certas ou erradas e nem pontuações específicas. São informações que apresentam uma breve caracterização da empresa e mapeiam seus principais pontos motivadores para a inovação. A partir deste mapa uma equipe de especialistas personaliza e retorna em 3 dias um relatório apresentando contribuições (recomendações, sugestões, alertas e argumentos ...) para que seu processo de inovação seja mais assertivo e seguro.

Segue aqui o link para você iniciar o seu diagnóstico Step#1th

Deixe aqui nos comentários como você faz o uso design para inovar na sua empresa. Se experimentou o Step#1th, conta como foi sua experiência.

avatar MARCO AURELIO DE OLIVEIRA ABBONIZIO
Marco Aurelio De Oliveira Abbonizio
Designer na Refazenda Estdio de Design, com experincias em design de produtos, processos e negcios. Realiza tambm em aes associadas a Indicao Geogrfica e Marca Coletiva.favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1537 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?