Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Como estão os procedimentos operacionais na sua empresa?

avatar ALEXANDRE PESSOA
Alexandre Pessoafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como estão os procedimentos operacionais na sua empresa?
Criado em 04 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nesta oportunidade vamos refletir um pouco sobre o Procedimento Operacional Padrão, também conhecido como POP. Essa ferramenta é importante para a sua empresa e pode ser identificada como um manual de trabalho.

Para que o POP facilite seu dia a dia, é importante mapear as atividades de rotina e identificar o que cada colaborador executa. A partir desse primeiro passo, é possível classificar ações principais para o bom funcionamento da sua instituição. 

Diante dessa análise, você pode dar início ao POP com base em cada setor. Por exemplo, é importante que o colaborador da área financeira, responsável por controlar o fluxo de caixa, tenha um procedimento detalhadamente definido, em quantas planilhas esse acompanhamento é feito, em que plataforma essa pessoa realiza os lançamentos, em que período, entre outros.

Da mesma forma, é fundamental estabelecer como os funcionários do setor de atendimento abordam os clientes, em que ordem o diálogo acontece, quais as possibilidades de encaminhamento ao atender um novo cliente. 

O Procedimento Operacional Padrão, traz benefícios de controle do ambiente empresarial, possibilita a atribuição de funções a novos e antigos colaboradores. Neste caso se algum profissional novo for contratado , se outro sair de férias ou for promovido, o fluxo da sua empresa corre menos risco de sofrer imprevistos. Como o próprio nome determina, o principal ganho é a padronização para o bom andamento do seu negócio. 

O que acha de iniciar um POP na sua empresa para obter regularidade, economizar tempo e alcançar resultados mais satisfatórios?

Agora que você já entendeu o funcionamento desta ferramenta, vamos visualizar um modelo como exemplo:

Em um E-comerce é primordial o bom funcionamento de equipamentos e sistemas. Pensando na manutenção de computadores, acompanhe uma sugestão de POP:

1- Realizar um levantamento da quantidade de máquinas em funcionamento;

2- Conferir quantos computadores estão disponíveis para substituição imediata;

3- Fazer um checklist para conferir quais acessórios que apresentam algum tipo de dano;

4- Verificar com o setor de compras a viabilidade e o período para substituição de peças novas;

5- Buscar orçamentos de fornecedores que sejam compatíveis com as formas de pagamento da empresa;

6- Desenvolver um relatório semanal sobre a vida útil de todos os equipamentos.


E você, já utiliza o POP no seu negócio?


avatar ALEXANDRE PESSOA
Alexandre Pessoa
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 768 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?